Finalmente: veja o Gran Turismo 6 em ação!
Ontem, vocês viram que a Sony anunciou no autódromo de Silverstone que o GT6 será lançado para o console PS3 – e olha só, wait for it, até o final deste ano! Um recorde de prazo, considerando que o GT5 contou com a colaboração do apóstolo Bartolomeu no desenvolvimento dos circuitos e foi lançado após seis séculos, em novembro de 2010. Neste post vocês verão as primeiras imagens in game: um KTM X-Bow R mandando brasa em Silverstone!
Antes de ler nossos comentários a respeito, assista ao vídeo:
Bem. Agora eu pergunto a vocês, fanáticos pelo game: ficaram realmente eletrizados com o que viram? Não parece mais do mesmo, por melhor que seja o mesmo? O que estou vendo nas imagens acima parece mais um expansion pack do GT5 do que algo novo. O mesmo tipo de música de elevador nos menus (que usam a mesma base de interface), os mesmos recursos gráficos, os mesmos efeitos sonoros e, acima de tudo, o mesmo ronco de aspirador de pó. Tudo poderia ser mantido, menos isso – é o calcanhar de aquiles da série, bombardeado em reviews e por jogadores de todo o mundo. Insistir nisso me (literalmente) soa como teimosia.
É verdade que estamos falando de apenas um carro. A turma do GT Planet (os autores do vídeo) também disse que o som parecia melhor ao vivo, pois o vídeo foi captado em mono. Mas pra mim, o que importa é o timbre, e não a execução dele: o som continua sintético e com quase nenhuma verossimilhança. Compare com o ronco do KTM X-Bow de verdade no vídeo abaixo.
Também tenho a impressão de que o engine é o mesmo do GT5, talvez com algumas melhorias na simulação da dinâmica dos pneus e de suspensão – a Polyphony Digital trabalhou bastante com a Yokohama e com a KW Automotive para melhorar estes aspectos no jogo. Não que manter a essência do GT5 seja ruim: para mim, este é o melhor simulador para consoles em termos de realismo. Mas, do que podemos ver no vídeo acima, ele continuará não podendo ser levado tão a sério quanto os simuladores para PC, como o Rfactor 2 ou o iRacing. Ainda bem: senão, ele seria tão difícil e exigiria tantas horas de vôo que não teria a mesma popularidade do GT.
De acordo com Jordan Greer, do GT Planet, após experimentar o GT6, o GT5 parecia algo sedado em termos de sensação de pilotagem e de feedback de direção. Isso é um ótimo sinal. Mas, puxa vida… custava os caras investirem mais em áudio? Nos resta torcer para que, desta vez, todos os carros tenham cockpits completos e que a seleção de pistas e de carros não seja tão focada no Japão. Afinal, mais do que nunca, o Gran Turismo é um produto mundial.
SillentDeath 24 Mai, 2013 08:42 1
Pallas 17 Mai, 2013 16:16 1
melphin 17 Mai, 2013 15:01 1
sdsurfrs 17 Mai, 2013 09:35 1
PeterWayne 17 Mai, 2013 00:30 2