Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Beyond: Two Souls - O novo episódio do drama interativo



Nesta semana, uma demonstração de Beyond: Two Souls foi liberada na PlayStation Store de alguns países europeus. Com pouco mais de 3 GB, a demo apresenta duas cenas do novo drama interativo da Quantic Dream – gênero criado pela companhia em seu título anterior, Heavy Rain.

Neles, é possível verificar como funciona a jogabilidade do game, que conta a história de Jodie – personagem criada a partir da atriz Ellen Page. Na história do jogo, a garota é ligada a um espírito chamado Aiden por uma espécie de cordão espiritual (desse modo, é impossível para que o ser sobrenatural se afaste da menina).




Esta característica especial de Jodie fez com que, ainda pequena, fosse deixada pelos seus pais para ser estudada por um grupo de cientistas ligados ao governo. É nesse momento que se passa "O Experimento", a primeira cena da demonstração.

Com o tempo, o governo dos Estados Unidos enxerga o potencial ofensivo da garota, que é treinada para se tornar uma agente da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos). Durante seu treinamento, Jodie revolta-se com as imposições recebidas por sua condição e acaba fugindo – momento em que se passa a segunda cena da demonstração.

Uma nova perspectiva

Logo durante o início da demonstração, é impossível não reparar na qualidade visual apresentada pelo jogo. Desde as feições dos personagens até as texturas dos objetos, a qualidade dos gráficos impressiona. Também é surpreendente que esse nível de realismo tenha sido alcançado em um console com tantos de idade – algo que só ajuda a aumentar as expectativas frente à próxima geração.


Imagem

Ao mesmo tempo, também é possível prestar atenção à dublagem e as legendas em português brasileiro. Apesar de alguns personagens (em especial os secundários) soarem um tanto canastrões em alguns momentos, a qualidade da localização para o nosso idioma é muito bem feita e ajudará muitos jogadores a compreender melhor a trama do game.

Na primeira cena, também é possível notar as melhorias de jogabilidade que Beyond: Two Souls apresenta em relação à Heavy Rain. Sai a movimentação truncada que exigia o R2 sempre pressionado para funcionar e entra um sistema que usa os dois analógicos do controle. O esquerdo é utilizado para mover o personagem enquanto o direito é utilizado para interagir com determinados objetos do cenário (sempre identificados com um discreto ponto branco).

Após acostumar-se com os controles básicos, o jogador precisa fazer com que Jodie acompanhe um pesquisador para realizar experimentos referentes à sua ligação com Aiden. No caso, Jodie precisa adivinhar (com a ajuda de Aiden) quais cartas foram escolhidas por uma mulher localizada em uma sala ao lado.


Imagem

Para isso, é necessário mudar a perspectiva de jogo para Aiden pressionando Triângulo. No controle do espírito, a movimentação ainda é feita pelo analógico esquerdo. No entanto, dada a sua liberdade maior de movimento, é possível utilizar os botões R1 e R2 para subir ou descer e o botão L2 para realizar um rápido giro de 180º. Com isso, é possível descobrir quais cartas foram escolhidas na sala ao lado e então dar uma resposta aos pesquisadores.

Em seguida, o experimento continua e solicitam a Jodie que tente mover objetos localizados na sala ao lado. Para isso, é necessário mover Aiden a um local próximo ao objeto desejado, pressionar L1 e então movimentar os dois analógicos nas direções apresentadas pela.

Enquanto a movimentação do espírito é um tanto quanto confusa no início, logo é possível pegar o jeito dos controles e movimentá-lo com tranquilidade. A mesma coisa pode-se dizer da interação de Aiden com os objetos do cenário. Apesar de o sistema parecer complicado no início, é possível perceber logo que diferentes ações utilizam direções padrões dos analógicos.

Ação e combate

Se a primeira cena da demonstração mostra uma cena da infância de Jodie, a segunda irá exigir toda a atenção do jogador ao colocar a protagonista em fuga da polícia. Antes de partir para a ação, no entanto, é necessário realizar um rápido tutorial (demonstrado como uma sessão de treinamento de Jodie na CIA).

O sistema de combate é bastante simples, mas exige bastante precisão para ser executado. Durante cenas de luta, um efeito de câmera lenta é ativado sempre Jodie precisa atacar ou se defender. Para executar os golpes e esquivas perfeitamente, o jogador precisa movimentar o analógico direito na direção para a qual a personagem está indo na tela.


Imagem

Em determinados momentos, o sistema de botões de Heavy Rain também é colocado em prática. Durante uma cena em que Jodie é atacada por cachorros, por exemplo, a protagonista pode arrancar um galho de uma árvore ou então juntar pedras do chão para arremessar nos animais. Para isso, é necessário apertar os botões certos no momento exato para concretizar as ações.

O antigo sistema de combate também é utilizado para realizar ações mais complexas, como escalar uma colina. Assim, os antigos sinais que indicam botões que precisam ser mantidos pressionados ou então apertados repetidamente também voltam. O sistema funciona de maneira bastante interessante, especialmente em conjunto com o novo modo de movimentação e a possibilidade de, em determinados momentos, utilizar Aiden em seu auxílio.

Destino modificado

Uma das características que tornaram Heavy Rain tão interessante é o fato de a história continuar mesmo que o jogador falhasse em determinadas tarefas. No game anterior da Quantic Dream, isso significava que era possível permitir até que protagonistas morressem antes do final da história.

Isso é uma marca da desenvolvedora que retorna em Beyond. Enquanto as duas cenas da demonstração são bastante limitadas e impedem notar esse efeito em uma escala maior, ainda é possível obter resultados diferentes de acordo com o seu desempenho.


Imagem

Durante a fuga, por exemplo, Jodie pode ser presa em diversos momentos (precisando escapar destas situações) ou pode então conseguir fugir sem ser capturada em momento algum. Isso influencia, por exemplo, se a cena final resulta em um "simples capotamento" na estrada ou na destruição de uma parte de uma pequena cidade.

A história final poderá ser conferida a partir do dia 8 de outubro, quando Beyond: Two Souls chegará às lojas brasileiras no dia 8 de outubro, exclusivamente para o Playstation 3.

Fonte: Bj

3 Comentários

25 Set, 2013 - 21:34

1415 Views

Comentários

alexmt 26 Set, 2013 12:03 0

Já comprei na pré venda!!!

Fabricio Santos 26 Set, 2013 10:02 1

Joguei a Demo ta muito **** esse compra certa.
Pra quem quiser a Demo vai aqui no link e curta pagina do Face e digite um Email.
Vai galera que parece que é Limitado...
https://www.facebook.com/GameStop?sk=app_174961479209942&app_data=dlt-1

fermiani 26 Set, 2013 02:10 0

O jogo promete! Eu gostei muito de Heavy Rain. Tem tudo para eu gostar de Beyond: Two Souls.
Tomara que a Sony disponibilize para PS4 via streaming, porque vendi meu PS3.