Iwata: Jogos em nuvem não são o futuro
Satoru Iwata disse aos investidores no inicio desta semana em uma coletiva de resultados financeiros que a Nintendo não acredita "que os jogos em nuvem sejam o futuro".
Embora tenha reconhecido que ele tem suas vantagens (e desvantagens), a Nintendo está "tentando trabalhar duro em um futuro onde consoles de jogos se mantenham."
Em uma tradução não oficial da reunião lê:
"Há coisas que você pode fazer com o jogo de nuvens e há coisas que você não pode fazer. Nós não concordamos que os jogos em nuvem sejam o futuro e nós estamos tentando trabalhar duro em um futuro onde os consoles de jogos ainda existam. Para nós plataformas unificadas não significam uma unica plataforma, mas sim plataformas que têm a arquitetura de desenvolvimento comum. Isto significa portanto que podem haver mais de uma plataforma."
Shigeru Miyamoto, que também esteve presente, falou sobre o desafio de criar novos ambientes de desenvolvimento para o Wii U e 3DS:
"Precisávamos criar novos ambientes de desenvolvimento para o Wii U e 3DS diferentemente do Wii que reutilizou a arquitetura GameCube. Estamos unificando nossas equipes de desenvolvimento para acomodar este desafio e minimizar as perdas durante a preparação da mudança. Acho que os portáteis e consoles vão coexistir como o objetivos diferentes.
MatheusWillder 04 Fev, 2013 09:35 2
Pallas 03 Fev, 2013 14:43 3
Sim, interessante a sua colocação, só que não podem haver plataformas definitivas, isso é comercialmente inviável pra qualquer fabricante de consoles, pois eles não teriam novos produtos para vender e consequentemente não teriam lucro, que é justamente o que todas buscam.
MatheusWillder 03 Fev, 2013 12:16 3
Embora eu ache os jogos em nuvem uma proposta interessante para compensar a limitação dos consoles.
Por exemplo, no fim de uma geração os consoles não estão mais dando conta dos games, como é o caso atual do PS3 e do Xbox 360, para compensar isso enquanto os outros não vem, uma plataforma de streaming de games para eles poderia amenizar essa perda. Aliás, seria muito bom para uma plataforma "definitiva", pois o console em si não precisaria de potência para renderizar os games, ele poderia ser meramente uma plataforma que faz o streaming desses games para a TV.
Pallas 02 Fev, 2013 21:26 4
Marlon018 02 Fev, 2013 20:35 2
São vários impecilhos que não me faz acreditar em grandes jogos em nuvem. Os jogadores provavelmente vão ir muito ao contra dessas propostas, já que teria que se limitar a um numero menor de jogos devido aos preços, teria o fato do jogo não pertencer ao cliente, o inconveniente da internet que atualmente não é rápida o suficiente para suportar tal negócio, entre outros.
Sistema de mensalidades é apropriado apenas a jogos FPS Online ou MMO. Jogos como Call of Duty devem ser comprados e pertencer ao cliente, para proporcionar total disponibilidade.
SE acontecer vai demorar bastante. Até lá vamos jogar nos nossos PCs, os vindoros Xbox 720 e PS4, Wii U, e seja lá o que surgir.
sophos_nsm 02 Fev, 2013 19:35 2
quando voce compra um game tradicional pode até vender o jogo.
quando voce adquire um jogo em nuvem voce não adquire. voce assina um serviço e terá que pagar sempre para continuar usando o serviço. voce não é dono de nada. voce paga pelo uso durante um certo periodo de tempo e se parar de pagar eles cortam o acesso ao filme.
é mais ou menos como comparar a sky (ou netflix) a compra do filme seja em dvd/blueray seja digital (na saraiva vc pode comprar um filme e fazer download e ele vira seu).
Então assim como no netflix ou sky se voce parar de pagar eles cortam o serviço por que nada daquilo é seu. ja se adquirir o filme (mesmo digitalmente) pode assistir 1000 vezes se assim desejar.
com games isso é mais grave por conta da exclusividade. imagine um futuro hipotetico onde so haja a nuvem. voce pagará uma pedrada mensal para jogar o serviço do battlenet (starcraft por exemplo), mais uma pedrada mensal para jogar os games da nintendo (no serviço dela) mais outra pedrada para jogar os da sony e assim por diante. e o pior a maior parte dos games devem ser multi-plataformas (ou multi-serviços) ou seja o futuro será um inferno para o jogador.
ziulotaner00 02 Fev, 2013 19:34 -2
FelipeAPSBR 02 Fev, 2013 19:26 3
sophos_nsm 02 Fev, 2013 19:26 3
para tirar suas duvidas:
exemplos de jogos em nuvem: jogos de facebook, jogos em ***** online, onlive, gaikai, jogos via browser, etc
exemplos de distribuição digital: eshop, psn, steam, live, origin, etc
exemplos de distribuição tradicional : cartuchos, cds de jogos, disquetes, dvds, blue rays, umds, etc.
se o futuro forem os jogos de distribuição exclusivamente digitais é aceitavel (embora eu prefira a distribuiçaõ tradicional). se o futuro for jogos em nuvens este será um futuro onde eu não estarei jogando games.
sophos_nsm 02 Fev, 2013 19:20 2
está confundindo jogos em nuvem com distribuição digital.
Marlon018 02 Fev, 2013 18:43 3
Eu, particularmente, já acho jogos digitais a última opção. Não há nada como ter o jogo original, na sua caixa com manual, tudo bonitinho, pra juntar à coleção.
Só sou a favor de jogos digitais quando ou são muito mais baratos (isso nem sempre ocorre com lançamentos) ou se o jogo for antigo e não estiver disponível em mídia física. Tudo isso na visão de um colecionador que gosta de guardar e deixar seus jogos expostos, para quem não liga com certeza uma "biblioteca digital" já tá bom.
sophos_nsm 02 Fev, 2013 18:07 2