Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Iwata: Jogos em nuvem não são o futuro



Satoru Iwata disse aos investidores no inicio desta semana em uma coletiva de resultados financeiros que a Nintendo não acredita "que os jogos em nuvem sejam o futuro".

Embora tenha reconhecido que ele tem suas vantagens (e desvantagens), a Nintendo está "tentando trabalhar duro em um futuro onde consoles de jogos se mantenham."

Em uma tradução não oficial da reunião lê:

"Há coisas que você pode fazer com o jogo de nuvens e há coisas que você não pode fazer. Nós não concordamos que os jogos em nuvem sejam o futuro e nós estamos tentando trabalhar duro em um futuro onde os consoles de jogos ainda existam. Para nós plataformas unificadas não significam uma unica plataforma, mas sim plataformas que têm a arquitetura de desenvolvimento comum. Isto significa portanto que podem haver mais de uma plataforma."



Shigeru Miyamoto, que também esteve presente, falou sobre o desafio de criar novos ambientes de desenvolvimento para o Wii U e 3DS:



"Precisávamos criar novos ambientes de desenvolvimento para o Wii U e 3DS diferentemente do Wii que reutilizou a arquitetura GameCube. Estamos unificando nossas equipes de desenvolvimento para acomodar este desafio e minimizar as perdas durante a preparação da mudança. Acho que os portáteis e consoles vão coexistir como o objetivos diferentes.

Fonte: Nintendoeverything

Comentários

02 Fev, 2013 - 15:37

Comentários

MatheusWillder 04 Fev, 2013 09:35 2

Eu sei que é inviável #Pallas, mas atualmente parece ser mais fácil lucrar com um console onde os lucros são apoiados nas vendas online, lembre-se que o PS3 e o Xbox 360 foram lançados com prejuízo pelas fabricantes e agora a Nintendo está fazendo isso com o Wii U, o avanço do Hardware segue a todo vapor, mas os preços não caem da mesma forma que a tecnologia avança.

Pallas 03 Fev, 2013 14:43 3

MatheusWillder

Sim, interessante a sua colocação, só que não podem haver plataformas definitivas, isso é comercialmente inviável pra qualquer fabricante de consoles, pois eles não teriam novos produtos para vender e consequentemente não teriam lucro, que é justamente o que todas buscam.

MatheusWillder 03 Fev, 2013 12:16 3

#Pallas, é verdade, as vezes você compra um game por causa do multiplayer online e quando ele está sendo pouco jogado a empresa simplesmente desliga os servidores oficiais, a mesma coisa seria com games nas nuvens, você não tem o game em si.

Embora eu ache os jogos em nuvem uma proposta interessante para compensar a limitação dos consoles.

Por exemplo, no fim de uma geração os consoles não estão mais dando conta dos games, como é o caso atual do PS3 e do Xbox 360, para compensar isso enquanto os outros não vem, uma plataforma de streaming de games para eles poderia amenizar essa perda. Aliás, seria muito bom para uma plataforma "definitiva", pois o console em si não precisaria de potência para renderizar os games, ele poderia ser meramente uma plataforma que faz o streaming desses games para a TV.

Pallas 02 Fev, 2013 21:26 4

Eu não quero nem saber, só sei que pra um jogo ser totalmente meu eu tenho de ter os arquivos, seja numa mídia física ou digital, pois se a empresa quiser liberar espaço no servidor e ver aquele jogo que quase ninguém joga, você se fode, sem falar na dependência de ter uma conexão 100% presente (coisa que é meio difícil de se ter no Brasil, mesmo com GVT).

Marlon018 02 Fev, 2013 20:35 2

Pessoal, mas não acho que jogos em nuvem se tornarão prioridade logo. Imaginem um game como Dead Space 3 que tem 15 gb, como seria feito o sistema de download, onde seria armazenado, quais seriam as limitações, quais os valores do produto.

São vários impecilhos que não me faz acreditar em grandes jogos em nuvem. Os jogadores provavelmente vão ir muito ao contra dessas propostas, já que teria que se limitar a um numero menor de jogos devido aos preços, teria o fato do jogo não pertencer ao cliente, o inconveniente da internet que atualmente não é rápida o suficiente para suportar tal negócio, entre outros.

Sistema de mensalidades é apropriado apenas a jogos FPS Online ou MMO. Jogos como Call of Duty devem ser comprados e pertencer ao cliente, para proporcionar total disponibilidade.

SE acontecer vai demorar bastante. Até lá vamos jogar nos nossos PCs, os vindoros Xbox 720 e PS4, Wii U, e seja lá o que surgir.

sophos_nsm 02 Fev, 2013 19:35 2

quando voce compra um game digital voce é dono dele. pode guardar, pode jogar quantas vezes quiser e quando quiser.

quando voce compra um game tradicional pode até vender o jogo.

quando voce adquire um jogo em nuvem voce não adquire. voce assina um serviço e terá que pagar sempre para continuar usando o serviço. voce não é dono de nada. voce paga pelo uso durante um certo periodo de tempo e se parar de pagar eles cortam o acesso ao filme.

é mais ou menos como comparar a sky (ou netflix) a compra do filme seja em dvd/blueray seja digital (na saraiva vc pode comprar um filme e fazer download e ele vira seu).
Então assim como no netflix ou sky se voce parar de pagar eles cortam o serviço por que nada daquilo é seu. ja se adquirir o filme (mesmo digitalmente) pode assistir 1000 vezes se assim desejar.

com games isso é mais grave por conta da exclusividade. imagine um futuro hipotetico onde so haja a nuvem. voce pagará uma pedrada mensal para jogar o serviço do battlenet (starcraft por exemplo), mais uma pedrada mensal para jogar os games da nintendo (no serviço dela) mais outra pedrada para jogar os da sony e assim por diante. e o pior a maior parte dos games devem ser multi-plataformas (ou multi-serviços) ou seja o futuro será um inferno para o jogador.

ziulotaner00 02 Fev, 2013 19:34 -2

tenho conta na onlive antes dela começar a funcionar e talvez se não fui o primeiro com certeza fui um dos primeiros a utilizar o serviço.jogando GRID 2 com 5mb da bosta da net na época no laptop lixo dá positivo.

FelipeAPSBR 02 Fev, 2013 19:26 3

Claro q obvio,como nos vamos jogar em cima de uma nuvem?

sophos_nsm 02 Fev, 2013 19:26 3

ziulotaner00 sem querer ofender cara. mas voce não sabe o que são jogos em nuvem e está confundindo jogos em nuvem com distribuição digital.

para tirar suas duvidas:
exemplos de jogos em nuvem: jogos de facebook, jogos em ***** online, onlive, gaikai, jogos via browser, etc

exemplos de distribuição digital: eshop, psn, steam, live, origin, etc

exemplos de distribuição tradicional : cartuchos, cds de jogos, disquetes, dvds, blue rays, umds, etc.


se o futuro forem os jogos de distribuição exclusivamente digitais é aceitavel (embora eu prefira a distribuiçaõ tradicional). se o futuro for jogos em nuvens este será um futuro onde eu não estarei jogando games.

sophos_nsm 02 Fev, 2013 19:20 2

ziulotaner00 rapaz sem querer ofender. mas para começar voce não sabe o que são jogos em nuvem.

está confundindo jogos em nuvem com distribuição digital.

Marlon018 02 Fev, 2013 18:43 3

Realmente espero que a Nintendo esteja certo.

Eu, particularmente, já acho jogos digitais a última opção. Não há nada como ter o jogo original, na sua caixa com manual, tudo bonitinho, pra juntar à coleção.

Só sou a favor de jogos digitais quando ou são muito mais baratos (isso nem sempre ocorre com lançamentos) ou se o jogo for antigo e não estiver disponível em mídia física. Tudo isso na visão de um colecionador que gosta de guardar e deixar seus jogos expostos, para quem não liga com certeza uma "biblioteca digital" já tá bom.

sophos_nsm 02 Fev, 2013 18:07 2

observa-se que o steam nao tem jogos em nuvem. os jogos em nuvem são jogos rodados via browser ou via onlive ou via gaikai. vc deixa de ser dono do jogo para pagar pelo serviço

Notícias