Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cinco anos após seu lançamento, a Epic Games Store continua não dando lucro

A Epic Games Store, lançada em dezembro de 2018 como concorrente da plataforma Steam da Valve, ainda não é lucrativa, segundo declarações do gerente geral da loja, Steve Allison. Durante o primeiro dia do julgamento antitruste contra o Google, Allison destacou que o foco da Epic Games Store continua sendo o crescimento. A loja tem tentado ganhar participação no mercado oferecendo aos desenvolvedores de jogos uma divisão de receita mais generosa do que a Steam, com 88% das vendas indo para o desenvolvedor e 12% para a Epic. Em comparação, a Valve tradicionalmente retém 30% das vendas de jogos na Steam, embora em 2018 tenha introduzido um sistema de compartilhamento de receita por níveis que beneficia mais os desenvolvedores se seus jogos atingirem certos patamares de vendas.

A Epic também investiu pesadamente para garantir grandes lançamentos exclusivos por tempo limitado e tem promovido distribuições semanais de jogos gratuitos. Em agosto, anunciou um novo esquema de exclusividade na Epic Games Store, o programa Epic First Run, que permite aos desenvolvedores de qualquer tamanho reivindicar 100% da receita se concordarem em tornar seus jogos exclusivos na Epic Games Store por seis meses. Outro esquema revelado em outubro oferece aos desenvolvedores uma participação de 100% na receita pelos primeiros seis meses ao trazerem seus títulos mais antigos para a loja.

Além disso, a Epic anunciou planos de demitir cerca de 830 funcionários, ou 16% de sua força de trabalho total, e aumentou o preço dos V-Bucks do Fortnite e de alguns pacotes de conteúdo pagos em dinheiro real no mês passado. A empresa começará a cobrar pelo uso do Unreal Engine fora do desenvolvimento de jogos no próximo ano.



Comentários

08 Nov, 2023 - 21:02

Comentários