Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogos que fazem sucesso nos smartphones

Os computadores e consoles foram por muitos anos as únicas duas opções para jogar videogames. No entanto, dois fatores mudaram o jogo, o primeiro foi a popularização dos celulares e, em seguida, a transformação desses em smartphones, com processadores potentes e telas de alta definição.

O celular desponta como a principal plataforma para jogar. Ao estar sempre à mão dos utilizadores, eles converteram-se num passatempo de fácil acesso, afinal, a maioria das aplicações é gratuita e, quando não é assim, o preço é muito inferior aos títulos para os computadores e os consoles.

Um estudo realizado pelas consultorias data.ai e IDC mostrou que os jogos para smartphones são 60% da indústria total de videogames. Os números mostram que o segmento de mobile gaming está crescendo e dominando a cena com um valor de mercado estimado em US$ 136 mil milhões.

No entanto, quais são os títulos e os gêneros que fazem sucesso nesse segmento? É isso que veremos a seguir:

A sobrevivência está em alta

Os jogos do gênero Battle Royale caíram no gosto da galera. Ao oferecer um cenário inóspito, onde o jogador tem que explorar o mapa, encontrar recursos, melhorar equipamentos e vencer os adversários em combatentes intensos, essa categoria de jogo rompeu as barreiras e tornou-se quase unanimidade nos celulares, computadores e consoles.

Nos smartphones, o principal título é o Free Fire, que já superou a marca de 800 milhões de instalações. O game, que só pode ser acessado pelo smartphone, é desenvolvido pela 111dots Studio. O reconhecimento é tanto que até existem torneios profissionais, inclusive, o Corinthians, treinado pelo português Vítor Pereira, conta com uma line up que, em 2019, venceu o campeonato mundial.

Mas não para por aí. O mobile game desperta o interesse das grandes produtoras, por isso, títulos tradicionalmente de outras plataformas são redesenhados para outros dispositivos. Esse é o caso do PUBG Mobile, que é um percursor do gênero, Fortnite Battle Royale e, em breve, Apex Legends.

Imagem

A tradição segue firme no mundo gaming

Além das novidades e dos lançamentos, os jogos clássicos também mantêm a sua fatia no imenso mercado do mobile game. A começar por um dos mais tradicionais, o xadrez. Essa modalidade que se transformou num desporto mental, manteve no mundo online a intensidade do desafio. Diversas aplicações, como o da Chess.com, oferecem partidas simples, contra jogadores reais ou inteligência artificial, e também campeonatos completos.

Outro clássico, este proveniente dos casinos, são as slots machines. Essas máquinas provaram a sua resistência ao tempo e a sua capacidade de adaptar-se às novas tecnologias para seguir atrativa. Na web, as slots ganharam novos designs e temas, muitos deles relacionados com séries e filmes, como Narcos, da Netflix, e Jumanji, um clássico de aventura que ganhou nova versão com Dwayne "The Rock" Johnson.

Maratona sem fim

Outra categoria que conta com uma legião de adeptos é a de corrida infinita. Nesses jogos, na sua maioria bastante simples, os jogadores são desafiados a correr sem parar num cenário, como o nome diz, infinito. A princípio, o título pode parecer fácil, no entanto, enquanto a corrida ganha ritmo, os obstáculos aumentam e o desafio ganha emoção.

Na lista de principais nomes estão Subway Surfers, Crash Bandicoot: On the Run e Sonic Dash. O primeiro é desenvolvido pela Killo e tem como cenário os trilhos do comboio e o segurança da estação que está sempre a um passo de pegar o entusiasta. Os outros dois jogos, Crash e Sonic, são nativos dos consoles e ganharam versões especiais para os celulares, afinal, o seus personagens principais são corredores natos.

Esses são alguns títulos que estão em alta nas lojas de aplicativos. Os smartphones chegaram para ser uma plataforma para todos os gêneros, facilitando o acesso aos novos jogadores e apresentando uma nova forma de jogar para os experientes. Outro ponto forte é o equilíbrio entre o novo e o tradicional, enquanto videogames, como Warzone Mobile, trazem a novidade, o Sonic e Crash recordam as antigos consoles e mantêm a nostalgia em alta.

Fonte: Tribogamer

Comentários

28 Set, 2022 - 11:18

Comentários