Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Uma versão de PC do jogo Zelda: Ocarina of Time é questão de tempo

Um projeto de fã que visa descompilar o código do jogo de The Legend of Zelda: Ocarina of Time está quase completo, afirmaram as pessoas por trás dos esforços.

O Zelda Reverse Engineering Team (ZRET) liderado pela comunidade tem trabalhado por mais de 18 meses para fazer a engenharia reversa do clássico N64 em código C analisável, que é semelhante à como os fãs conseguiram converter totalmente Super Mario 64 após um esforço de dois anos.



Esta semana, a ZRET atualizou seu site para afirmar que o projeto agora estava 91% concluído, colocando-o no caminho certo para ser concluído antes do final do ano.

O tipo de engenharia reversa que o ZRET e a equipe de descompactação do Mario 64 fazem é legal porque os fãs envolvidos não usam o código-fonte vazado e, em vez disso, recriam o jogo N64 do zero usando linguagens de codificação modernas.

O projeto também não usa nenhum dos ativos originais protegidos por direitos autorais da Nintendo, como gráficos ou som.

No caso dos esforços de descompilação de Super Mario 64, o projeto foi portado para PC totalmente funcional do jogo N64, que pode ser dimensionada para qualquer resolução de tela e ser facilmente modificada pela comunidade com novos gráficos e efeitos modernos, como Ray-Tracing.

No entanto, qualquer trabalho de porte de PC potencial para Zelda: Ocarina of Time será feito por uma equipe totalmente separada trabalhando com o código descompilado.

A equipe ZRET baseada na comunidade está se concentrando na versão GameCube Master Quest do jogo, uma vez que apresenta alguns comandos de depuração para ajudar em seu trabalho. No entanto, qualquer versão para PC não é o foco do trabalho do ZRET e exigiria muitos meses de transferência extra por uma equipe externa.

Questionado sobre um potencial port do Zelda: Ocarina of Time para PC no ano passado, o membro do projeto 'Rozlette' disse à Ars Technica que qualquer versão desse tipo "não era tão fácil quanto apenas [dizer] 'compilá-la para Windows'.

"Existem muitos códigos que lidam com a comunicação com o hardware N64. O pipeline de renderização do N64 é muito diferente do OpenGL moderno, por exemplo ", disse a pessoa, acrescentando que todo o processo seria" próximo, mas não tão "tão complexo quanto escrever um emulador N64 completo.

"Continua sendo muito difícil, especialmente quando se considera as mudanças que são consideradas implícitas com um alvo de PC, como ser capaz de alterar a resolução ou a taxa de quadros," outro membro acrescentou.

Fora dos ports de PC, o projeto de descompilação Zelda: Ocarina of Time poderia ter enormes implicações para hacks, bem como preservação histórica e descoberta de novos bugs que poderiam ser utilizados pela comunidade speedrunning.

Fonte: Videogameschronicle

Comentários

10 Ago, 2021 - 17:31

Comentários

Notícias