Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

DC ganha da Marvel! Vingadores: Ultimato é esquecido no Oscar 2020

As indicações do Oscar 2020 saíram nesta segunda-feira (13) e trouxeram grandes surpresas e realizações. Mas há um elemento que os fãs de quadrinhos esperavam com ansiedade, já que as campanhas da Disney e Warner prometiam o clássico embate de Marvel vs DC na maior premiação da História do Cinema. A Casa das Ideias vinha posicionada com Vingadores: Ultimato, que havia se tornado também a maior bilheteria da História do Cinema. Por outro lado, a Detective Comics vinha com o prestigiado Coringa, filme que colecionou elogios pela performance magistral de Joaquin Phoenix.

Mas quando olhamos a lista de indicados do prêmio da Academia, vemos a balança pendendo severamente para apenas um dos lados. Coringa surpreendeu ao se tornar o grande campeão de indicações, liderando a lista com nada menos do que 11 nomeações (mesmo número alcançado no BAFTA, premiação britânica). O filme da Warner foi lembrado como Melhor Filme, Direção, Ator para Joaquin Phoenix, Roteiro Adaptado, Fotografia, Figurino, Montagem, Maquiagem & Cabelo, Trilha Sonora, Edição de Som e Mixagem de Som. Já Vingadores: Ultimato… Só conseguiu uma indicação, na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Ultimato esquecido

Imagem

É um reflexo da campanha adotada pela Disney no segundo semestre. Havia um grande investimento para que Ultimato se garantisse como Melhor Filme e até mesmo Direção, organizando múltiplas sessões e exibições para a Academia ao longo dos últimos meses de 2019. Apesar da resposta positiva, e do trunfo de se ter nas mãos a "maior bilheteria da História do cinema", a Disney desviou seus focos para outras obras com mais apreço para premiações: Ford v Ferrari e Jojo Rabbit, dois filmes da Fox que foram tocados pela Disney após a compra do estúdio.

Com isso, Ultimato foi ficando para trás. A Disney não conseguiu trazer o mesmo efeito realizado por Pantera Negra, longa que tinha uma carga social fortíssima por trás, e que acabou sendo reconhecido no Oscar do ano passado com múltiplas indicações – além de ter sido o primeiro filme do gênero a ser lembrado na categoria de Melhor Filme.

Era esperado que Ultimato conseguisse, pelo menos, mais duas indicações nas categorias sonoras. O filme é um dos favoritos para levar Melhores Efeitos Visuais, mas terá dura competição contra o trabalho (também da Disney) do remake de O Rei Leão.

O Palhaço faz História

Imagem

Quando chegamos a Coringa, temos um grande sucesso. Apesar da visão negativa de uma parcela de críticos americanos (que estupidamente associaram o filme com violência e cultura incel), a investida mais sombria da DC foi um sucesso com sindicatos e outras premiações da área. Foi lembrado no Globo de Ouro, BAFTA, Critics’ Choice Awards e sindicatos importantíssimos como PGA, WGA, ASC e Eddie Awards – isso sem falar na vitória do filme no Festival de Veneza, com o prestigiado Leão de Ouro.

E as conquistas de Coringa vão além. Não só é o maior indicado entre os filmes da lista, mas suas 11 indicações representam o número mais alto que uma produção baseada em quadrinhos já alcançou. O valor supera as 8 indicações de Batman: O Cavaleiro das Trevas em 2009 (Melhor Ator Coadjuvante, Design de Produção, Fotografia, Montagem, Maquiagem, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som) e também as 7 conquistadas por Pantera Negra em 2019 (Filme, Design de Produção, Figurino, Trilha Sonora, Canção Original, Edição de Som e Mixagem de Som).

Coringa está muito bem posicionado para o Oscar 2020. Tem indicações importantes em diversas categorias, e certamente deve garantir uma estatueta para Joaquin Phoenix como Melhor Ator – além de algumas vitórias técnicas.

Fonte: Observatoriodocinema/Bol/Uol

Comentários

13 Jan, 2020 - 16:23

899 Views

Comentários