Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogo da Microsoft 'Tell Me Why' faz história com personagem principal transgênero

Tyler Ronan será o primeiro protagonista transgênero jogável em um grande jogo de estúdio

A Microsoft anunciou um jogo que contará com o primeiro protagonista transgênero jogável em um grande título de estúdio.

Tell Me Why , do desenvolvedor Life Is Strange DONTNOD Entertainment, foi apresentado no evento X019 da Microsoft em Londres.

Com estreia prevista para o Xbox e Windows 10 no próximo verão, Tell Me Why é um jogo de mistério que se passa em uma pequena cidade do Alasca. Os jogadores assumem o controle dos gêmeos Tyler e Alyson Ronan, que se reúnem após 10 anos separados e desenvolveram a capacidade de compartilhar pensamentos e memórias entre si. Em três capítulos, os jogadores usarão seus poderes combinados para explorar um mistério da infância dos Ronans.

"O mecanismo principal do jogo é o vínculo especial que Tyler e Alyson compartilham e também é um tema fortemente ancorado na abordagem de contar histórias do DONTNOD", disse o diretor da Tell Me Why , Florent Guillaume, em comunicado à imprensa.

"Ao longo da história, os jogadores explorarão as diferentes memórias dos gêmeos idênticos dos principais eventos e escolherão em que memória acreditar. Por fim, as escolhas que os jogadores fazem determinam a força do vínculo dos gêmeos - e o curso futuro de suas vidas. "

Tell Me Why também representa um grande avanço para a inclusão nos jogos com o anúncio de que Tyler é um homem transgênero.

Mashable relata que a Microsoft fez parceria com a organização de advocacia LGBTQ, GLAAD, para garantir que a experiência jogável de Tyler fosse autêntica para as pessoas trans.

"A Microsoft e a DONTNOD abordaram Tyler com um verdadeiro compromisso com a autenticidade", disse Nick Adams, diretor de representação de pessoas trans do GLAAD, em comunicado. "Tyler é um personagem cativante e bem realizado, cuja história não se reduz a tropos simplistas".


Adams continuou:

"A criação de um personagem principal trans e jogável - e tomando o cuidado de acertar - eleva o tema para a futura inclusão LGBTQ nos futuros jogos".




Joseph Staten, diretor sênior de criação da Xbox, disse ao Hollywood Reporter que a participação do GLAAD ajudou a dar à empresa "uma lição de história, não apenas em jogos, mas também na mídia - os bons e os maus".

"Tem sido muito importante para todos no projeto entender a história da representação LGBTQ e da representação trans nos jogos para garantir que fizemos o nosso melhor para fazer o que é certo", afirmou Staten.


Ele observou que o estúdio contratou um ator transexual, August Black, para dar voz a Tyler, e está "trabalhando duro para encontrar pessoas nos idiomas localizados também e garantir que tenhamos um desempenho forte e representativo, não importa em que parte do mundo você possa jogue o jogo."

Falando a Mashable , Aaron Greenberg, gerente geral do Xbox Games Marketing, disse que a DONTNOD estava criando algo "exclusivamente especial".

"Eu acho que nos dias de hoje, é ótimo podermos levar isso ao mercado de uma maneira realmente atenciosa e inclusiva", disse Greenberg, dizendo que o estúdio e a Microsoft tinham a responsabilidade de "tentar fazer o que é certo".


"Acho que temos um senso de orgulho da equipe, porque é único", disse Greenberg, acrescentando: "Espero que os fãs, a comunidade de transgêneros e a comunidade LBGTQ também respondam positivamente".


Imagem

Vários jogos já apresentam personagens transgêneros, como Krem em Dragon Age: Inquisition de 2014 ou Birdo em Super Mario Bros. 2 de 1988 (discutível a primeira inclusão de um personagem trans em jogos). No entanto, esses personagens geralmente estão em papéis de apoio ou são personagens secundários.

Os jogadores geralmente tiveram que procurar jogos independentes para uma representação trans mais completa, como a recontagem abstrata de Dys4ia da experiência de uma mulher trans com disforia de gênero e terapia de reposição hormonal, ou o jogo de aventura 2064: Read Only Memories onde se tem numerosos personagens LGBTQ ou a novela visual one night, hot springs, que fala sobre a experiência de uma jovem japonesa transsexual em uma fonte termal com espaços exclusivos para mulheres.

O Tell Me Why estará disponível no Xbox One, PCs com Windows 10, Xbox Game Pass e Steam no verão de 2020. Cada um dos três capítulos será lançado separadamente e consecutivamente.

Fonte: Metroweekly

Comentários

23 Nov, 2019 - 17:13

Comentários

Notícias