Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A treta foi plantada: confira tudo sobre a separação entre Kojima e Konami



Fãs da franquia Metal Gear, da Konami e de Hideo Kojima devem andar um pouco estressados nesses últimos tempos. Isso porque uma onda de rumores, anúncios e ações por parte dos principais envolvidos na produção de MGS V: The Phantom Pain tem feito com que todo mundo fique na ponta da cadeira para descobrir o desfecho dessa história – ou treta, se você preferir. O site Polygon aproveitou a ocasião para analisar os últimos acontecimentos e recapitular por que uma relação de 30 anos entre o designer e a empresa japonesa parece estar ruindo.

A polêmica começou quando alguns internautas notaram que o nome do lendário produtor e o da sua empresa, a Kojima Productions, tinham sido completamente varridos de todo material relacionado a MGS V. Sim, toda referência ao moço – seja em textos, imagens ou logos – foi apagada sem nenhuma explicação e de forma meticulosa. A ação afetou desde o conteúdo no site oficial do game até as contas de redes sociais associadas com o título, sem deixar de passar pela página de vagas de emprego da Konami – mostrando que o papo é bem sério.

Imagem

Cansa não, Kojima!


Ao mesmo tempo, Kojima começou a postar diversas mensagens em seu perfil no Twitter, soltando fotos do jogo e frases como "cansado" e "um descanso". A companhia japonesa, por sua vez, ao ser questionada sobre o assunto, foi curta e grossa: "a Konami Digital Entertainment, incluindo o Sr. Kojima, continuará a desenvolver e dar suporte aos produtos Metal Gear". Não é a maneira mais gentil e eficiente de deixar o seu público tranquilo, não é mesmo?

Caminharemos juntos... Mas só por enquanto

Mas, afinal, isso quer dizer que a série Metal Gear subiu no telhado e os jogadores vão ficar na mão? Não necessariamente. Pouco tempo depois do início dos boatos da saída de Kojima, a empresa soltou um comunicado oficial declarando que a franquia ainda tem um longo futuro pela frente – mesmo que sob cuidados de outro chefão. "Como próximo passo na série, a Konami já resolveu desenvolver um novo título para Metal Gear. Estaremos realizando testes para a equipe principal que vai liderar esse desenvolvimento", pode-se ler em um trecho do texto.

Além disso, a companhia também não perdeu tempo e criou uma página dedicada a recrutar novos talentos para a empreitada, procurando "desenvolvedores com experiência na produção e planejamento de jogos de última geração, uma imaginação rica e habilidade de gerar ideias inovadoras". Fica no ar a dúvida de qual o impacto que uma decisão desse calibre terá sobre uma das principais propriedades intelectuais da desenvolvedora – e como os fãs receberão essas mudanças.

Imagem

Unidos venceremos, mas depois... Já era.


Em respeito a seus consumidores, a Konami aproveitou a oportunidade para ir além e prometer que as datas referentes ao novo MGS V seriam respeitadas e que a dita "separação" não teria influência no produto que seria entregue ao público. Isso ergueu algumas sobrancelhas entre os aficionados pela franquia e amantes dos games em geral, que estão calejados de saber que conflitos dessa magnitude não costumam deixar boas marcas em um projeto.

Foi preciso que o próprio Kojima quebrasse o silêncio para garantir aos fãs que ainda está dedicado ao ousado novo jogo de Snake. "Quero assegurar aos fãs que estou 100% envolvido e vou continuar trabalhando em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Estou determinado a fazer com esse seja o melhor jogo que eu já dirigi até o momento. Não perca!", escreveu em sua declaração, utilizando um espaço dentro do site da Konami – provavelmente para mostrar que as duas partes estavam realmente juntas por um objetivo comum.

Mais mistérios e outros projetos

Esse breve momento de paz foi quebrado nesta quarta-feira (25), quando o atual perfil japonês oficial de Metal Gear publicou uma série de tweets confessando que o esperado capítulo do Kojima Station desta semana não seria exibido. Segundo as mensagens, foi decidido que o streaming seria colocado em pausa, mas não deu nenhuma razão para que o programa fosse interrompido tão bruscamente.

O bate-papo feito em vídeo com a participação de Hideo Kojima e sua equipe, geralmente fala um pouco sobre a produção da próxima saga da franquia e ajuda a ampliar o hype do game – pelo menos daqueles que entendem a língua japonesa. Não se sabe exatamente se a produção online foi adiada para outra data ou simplesmente cancelada de vez. Pelo Twitter, a Konami pediu que os fãs ficassem ligado para novas atualizações sobre o assunto.

Imagem

#chateado


De posse de todas essas informações a variedade de especulações que se pode fazer é bem abrangente, embora poucas delas devam fazer feliz quem espera uma recuperação da relação de décadas entre Kojima e Konami. Apesar disso, é quase certo que Metal Gear Solid V: The Phantom Pain realmente cumpra as datas e chegue ao PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox 360 e Xbox One em 1º de setembro – com a versão para PC debutando no dia 15 do mesmo mês.

A situação fica realmente complicada – ou até obscura, para combinar com o tema – se o assunto for Silent Hills, que conta praticamente com a mesma equipe de Metal Gear e o diretor Guillermo del Toro em sua produção. Ainda não se sabe exatamente como esse projeto será tocado daqui pra frente, mas ficamos na torcida para podermos jogar mais do que o aterrorizante P.T. O melhor é ficar de olho na TG para mais novidades acerca dessa saga épica do mundo dos games.

Fonte: Bj

Comentários

25 Mar, 2015 - 19:58

Comentários

Fabricio Santos 26 Mar, 2015 05:53 1

Metal Gear sem Kojima vai fundo Konami era melhor parar serie enquanto ta por cima rsrsrsrsrsrs...

RVT_evilpunk 25 Mar, 2015 21:33 0

Parei em Polygon

cachorra 25 Mar, 2015 21:31 0

se o título fosse ''the treta has been planted'' seria mais legal.

juntal 25 Mar, 2015 21:27 0

Ta bom deu pra ele fazer o metal gear 5

fabiohm 25 Mar, 2015 20:28 6

Denovo? Outra materia que fala fala e fala e nao diz nada de novo, tudo isso sabemos, pelo titulo dá a entender que vai esclarecer e nao deixar-nos mais na duvida ainda...

Notícias