Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Está infeliz com a sua operadora? Aprenda a denunciá-la à Anatel



É comum ler e ouvir relatos de usuários indignados com a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel. Embora a manifestação seja um direito de expressão legítimo e em certos casos até surta efeito, a Anatel recomenda que o cliente adote o passo a passo a seguir. Confira!

1) Antes de mais nada, tente conversar com sua operadora. Anote e guarde sempre o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer.

A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso. Exija e anote o número do protocolo de atendimento da sua operadora. Ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta.

Imagem

2) Se a operadora não responder, ou se a resposta não for adequada, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido.

Quando ligar para a Anatel, tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Você pode entrar em contato com a Anatel pela internet (clique aqui para acessar o link), pela Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou 1332, para deficientes auditivos); ou pessoalmente, nas agencias de atendimento da Anatel.

3) Aguarde e acompanhe o prazo de cinco dias úteis para resposta.

Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, ou ligando para o 1331.

Imagem

4) A operadora não respondeu ou a resposta não foi adequada? Volte a entrar em contato com a agência.

Se, após cinco dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação. Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias úteis (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.

As informações coletadas pela Anatel são usadas para Calcular e divulgar o Ranking das Operadoras, que possibilita à sociedade conhecer e comparar as empresas que melhor atendem às demandas do consumidor.

Assim a Anatel também identifica os principais problemas das operadoras e atuar de forma preventiva ou mesmo aprimorar as regras existentes e realiza quando necessário, ações de fiscalização e de acompanhamento e controle, que podem resultar em multas contra as operadoras, medidas cautelares ou celebrações de termos de ajustamento de conduta.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

19 Fev, 2015 - 15:49

Comentários

alexandremegadeth 20 Fev, 2015 10:55 0

A Anatel assim como todas agências reguladoras (Aneel, Anvisa,Adasa, Antt), servem apenas para satisfazer os desejos dos empresários que monopolizam cada setor através de cartéis, depois que a bandidagem tomou conta até do judiciário, a impunidade sempre aumentará.Se uma pessoa for lesada por uma empresa telefônica e ganhar uma causa na justiça, será de no máximo R$5.000,00 que para e empresa é o equivalente a R$0,05 para mim e qualquer trabalhador,ou seja,pelo entendimento dos juízes vagabundos o cidadão não pode obter lucro com ações judiciais, de modo que as multas e idenizações aplicadas são troco de pinga para as empresas.Desculpem o texto longo.

silviola 20 Fev, 2015 02:20 0

Engraçado ler alguns comentários, porém todas as vezes que fiz o procedimento acima descrito, a OI me retornou e resolveu meu problema. E logo em seguida a Anatel me ligou perguntando se o problema havia sido resolvido. E isso bem tranquilo já pra mais de 5x.

BanzaiOne 19 Fev, 2015 23:43 0

Não adianta, qualquer telemarketing tem bagunça e tem as pessoas que querem trabalhar direito e os filho da put@ que não resolvem as reclamações. Assim é na sua prestadora quando tu liga reclamando e assim é Anatel. Se você der sorte da sua reclamação ser tratada por alguém que quer fazer o serviço direito, pode até ter o problema resolvido rápido, se não, paciência (e você com certeza reabrirá a reclamação na Anatel).

ADC 19 Fev, 2015 20:45 0

A OI mandou um carinha aqui em casa que ficou me enchendo por mais de uma semana.Alegando que eu tinha que migrar para um novo plano ja que o meu tinha acabado!Mas não teria nenhum reajudte e sim descontos!
A FPD simplesmente aumentou em mais de 100 dilmas minha conta !
Estou com uma ação no procom

chakkall88 19 Fev, 2015 20:34 0

Só uma dica de quem já trabalhou pra OI, o atendimento da ANATEL muita das vezes é prestado por empresas que estão a serviços da OI, PROCON etc...

Então faça o que o amigo recomenda acima, mais o que as operadoras mais temem é algo que esta acima dela, ainda mais se o cliente lesado tiver as provas, sim é desgastante, mais vc pode ser resarcido e idenisado por tudo.

1º Anote todos os protocolos e horário da sua ligação sejá ela pra reclamar, mudança de plano ou Informação e aguarde o 1º prazo passado pelo atendente;
2º Entre em contato com a ANATEL e de todos os PROTOCOLOS que vc quer reclamar;
3º Caso a ANATEL não dê jeito abra reclamação no PROCON;
4º Se nenhuma das alternativas anteriores derem certo converse com um advogado e abra uma ação mas certifiqui-se que vc tem tudo anotado de todos os orgãos citados acima.

Pss 19 Fev, 2015 19:13 1

Eu sozinho consegui resolver meu problema, com a dona TIM, deixei de gastar saliva, depois de dezenas de ligações sem solução, mudei o chip. Que MER*** eu fiz, se pudesse mudaria de país também kkkkkkkkk

ivan rubens 19 Fev, 2015 19:04 1

kkk a anatel é uma piada. sempre ficou de 4 para as operadoras. operadora de telefone/internet são os mais reclamados. isso prova o quanto faz diferença a anatel existir.

ziriguidum23 19 Fev, 2015 16:54 1

goiaba escreveu:É muita burocracia, aja paciência, ok concordo que isso é um meio de solução, mas isso não chega nem perto de prejudicar as empresas, no final você esquenta muito a cabeça com todo o processo!


Cansei de acionar a vivo na anatel e não adiantou. Só parei de ter problemas com a vivo depois que cancelei o serviço.

GustavoG 19 Fev, 2015 16:49 2

Trabalhei no procon um ano, e problema com telefonia móvel é o top de reclamações. Sai de lá para não ficar doido e digo mais, quem acredita que a Anatel está do lado dos consumidores está muito enganado..

goiaba 19 Fev, 2015 16:04 0

É muita burocracia, aja paciência, ok concordo que isso é um meio de solução, mas isso não chega nem perto de prejudicar as empresas, no final você esquenta muito a cabeça com todo o processo!