Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Suspeita de ebola no Brasil mostra racismo em redes sociais



Na noite de quinta-feira (9), tomou conta das redes sociais a notícia de que um homem vindo da Guiné com suspeita de ebola foi internado em Cascavel, no interior do Paraná. Junto com as postagens que questionavam a veracidade da informação ou demonstravam medo de que a epidemia se espalhasse pelo Brasil, surgiram também comentários racistas.

Conforme pode ser visto na imagem da BBC que mostra a nuvem das palavras mais utilizadas no Facebook, o termo que apareceu mais vezes associado a "ebola" foi "preto", indicando que os usuários da rede social fizeram uma relação entre o vírus e a cor da pele.

O Twitter também registrou uma enxurrada de mensagens ofensivas direcionadas à população africana e aos negros em geral. Mensagens preconceituosas como "Fiz um café tão preto que já passou ebola pra 4 canecas aqui em casa" e "Preto parado é suspeito, correndo é ladrão, tossindo é bola" são repetidas em tom de "piada".

Imagem

Outros tweets são ainda mais maldosos. Comentários como "ebola é coisa de preto", "o cara trouxe o ebola pro brasil e depois não querem que falem mal de preto" e "filha de uma p*** aquele preto com ebola duzinferno passou pelo oeste de Santa Catarina" foram enviados ao Twitter de forma pública e podem ser facilmente encontrados.

Na madrugada desta sexta-feira, o homem com suspeita de ebola foi transferido para um hospital no Rio de Janeiro. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o resultado do exame que pode confirmar ou refutar a doença sairá amanhã. O ministro ainda confirmou que o paciente não apresentou hemorragia, diarreia ou vômito – sinais que indicariam uma infecção pela temida doença.

Fonte: Tecmundo

Comentários

10 Out, 2014 - 20:38

Comentários

Badino84 14 Out, 2014 22:40 0

Racismo na saúde??? O STJD vai punir o Grêmio..... Kkkkkk

00alemaoloko00 13 Out, 2014 13:26 1

O Racismo é o pai da ignorância, sem noção, ciência nem espiritualidade.

DArc 11 Out, 2014 22:23 1

Isso é reflexo da educação do Brasil. Desde muito cedo as crianças só aprendem sobre seus direitos e esquece completamente os deveres cívicos. Dai crescem egoístas e ligando o ****-se para o próximo.
Seremos eternamente um país de terceiro mundo enquanto não mudar a educação e os valores das crianças que estão começando agora, pois os demais brasileiros que estão ai já estão estragados.

nalpaz 11 Out, 2014 20:39 0

Basta apertar um pouco para as pessoas mostrarem os podres que são... Ah! Brasil...

DanKool 11 Out, 2014 19:32 0

o povo é muito hipócrita.

brunohot01 11 Out, 2014 14:32 1

as pessoas asim sao uns jumentos
mal eles sabem que os negros sao mais evoluidos pela ciencias que os brancos
e olhad que sou branco em

tixeunem 11 Out, 2014 12:40 4

joao2345 escreveu:
tixeunem escreveu:#cubadog

Privilégios todos querem, igualdade ninguém.

se um negro te chamar de branquelo(com intenção de te insultar)você também vai querer esse "privilégio"


Se sim, vou ser levado a sério? Eu viraria motivo de chacota por isso? O "agressor" seria preso sem direito a fiança? Eu seria de fato ofendido pelo termo? Ou me aproveitaria da situação? Se a prisão acontecer, eles deixariam de serem racistas? Eu precisaria destes para alguma coisa?

Eu seria muito hipócrita se dissesse que eu gostaria deste privilégio, não sou uma pessoa ruim, não quero que pelo simples fato de eu não ser ofendido outras devam ir para prisão.

No fim eu não seria ofendido, não sou mais criança para me ofender com insultos tão banais como estes.

Se você entender o quero dizer, perceberá que são 2 pesos iguais com duas medidas diferentes. No nosso país, branquelo não é igual a negão, e se tratarmos como sendo diferentes, nunca serão iguais.

joao2345 11 Out, 2014 11:58 0

tixeunem escreveu:#cubadog

Privilégios todos querem, igualdade ninguém.

se um negro te chamar de branquelo(com intenção de te insultar)você também vai querer esse "privilégio"

tixeunem 11 Out, 2014 11:29 2

#cubadog

Privilégios todos querem, igualdade ninguém.

cubadog 11 Out, 2014 11:24 3

ara parabenizar o #tixeunem um comentário inteligente e realista perante esse mar de fezes que se tornou o brasil toda ofensa a meu ver tem o mesmo peso e deveria ser tratada assim perante a justiça, todo pobre é tratado como lixo assim como todo imigrante legal ou não (exceto os ricos) isso não é privilegio de cor,, ofensa é ofensa e não me venha com ""ui eu sou especial"" Basd Ass

tixeunem 11 Out, 2014 10:37 0

sophos_nsm escreveu:#tixeunem não é racismo????

"Preto parado é suspeito, correndo é ladrão, tossindo é bola"

privilégio? ah tá.


Quem disse não é racismo? Leia novamente com atenção meu comentário.

sophos_nsm 11 Out, 2014 10:20 1

#tixeunem não é racismo????

"Preto parado é suspeito, correndo é ladrão, tossindo é bola"

privilégio? ah tá.

Notícias