Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Wii U tem mais potencial do que se imagina, pode ter texturas equivalentes ao PS4 e Xbox One!

Algumas novas informaçoes começaram a surgir depois de várias análises aprofundadas no hardware do Wii U a respeito da memória, e ela provavelmente pode ser bem mais rápida e poderosa do que muitos pensavam.

Diferente do PS4 e Xbox One, o Wii U é o único console da geração que tem muitos segredos a respeito do seu hardware. Quando os desenvolvedores puseram as mãos nos primeiros DevKits, diziam que o console era fraco, lento e um péssimo console pra se trabalhar. Mas depois de explorar mais o hardware do Wii U, vários membros da comunidade gamer chegaram a conclusão de que o console de oitava geração da Nintendo é subestimado nesse aspecto gráfico.

Parecido com o Xbox 360, o Wii U também usa eDRAM para melhorar a performance e diminuir o custo, e mais do que se imagina, aumentando e muito a velocidade das texturas, como mostra o diagrama abaixo de como funcionava no 360.

Imagem

Esse diagrama é similar a foto do chip do Wii U, obtida pelo Not Enough Shaders, indicando que o Wii U possui um eDRAM bem maior que a do 360, com 32MB de eDRAM - Igual a eSRAM do Xbox One - oferecendo, teoricamente, 4MB por macro.

Imagem

Especulações indicam que se levarmos todas essas informações em consideração, a banda total de GB/s no Wii U, incluindo a possibilidade de 1024 bits por macro e a GPU, que supostamente possui o clock de 550MHz, teoricamente poderia alcançar o pico em torno de 563GB/s(!!!). Lembrando que o Xbox One e o PS4 por enquanto alcançam no maximo algo em torno de 180GB/s.

Isso pode explicar a facilidade do Wii U pra possuir mais jogos em 1080p 60fps do que os outros consoles, como cita esse artigo(em inglês).

"Ta, mas e daí? O que isso pode mudar?" vocês perguntam.

De acordo com especialistas hardcores no NeoGaf, o Wii U também consegue rodar tessellation com facilidade, juntamente com muitas outras mecânicas equivalentes a do DirectX11 graças a eDRAM.

Muita gente acreditava que o Wii U não era capaz de reproduzir essas mecânicas devido as primeiras analises do seu hardware e aos comentários de desenvolvedores, mas tudo não passava de conversa fiada, até os indies estão usando mecânicas equivalentes a DirectX11 no Wii U.

Project CARS também promete impressionar com os visuais no Wii U, porem a SlightlyMad Studios se recusou a comentar sobre o nivel de tessellation no console. Mas confirmam que o Wii U tem muito mais espaço para crescimento gráfico do que se pensava.

Além do mais, o Wii U é classe A em consumo de energia, é extremamente eficiente, um equilíbrio praticamente perfeito entre performance e consumo de energia.

De acordo com a Eurogamer, o consumo médio do Wii U é de apenas 33 watts.

Isso tudo explica muito bem a maneira como os jogos first party ficam excelentes no Wii U com visuais em alta definição a 60fps, a Nintendo realmente está usando o potencial do hardware no Wii U, resta saber se as empresas começarão a fazer o mesmo.

Ainda está duvidando? O próprio Mark Cerny da Sony disse durante uma conferencia com desenvolvedores que eles consideraram usar a arquitetura do Wii U com RAM DDR3 + eDRAM ao invés de GDDR5, que é capaz de uma performance muito superior, mas optaram por outro caminho pelo motivo dessa arquitetura ser um tanto complicada para se desenvolver.

Imagem

Atualização:

Imagem

Isso tambem explica o uso de texturas 4K e 8K confirmados pelo Shin'en Multimedia pro futuro jogo exclusivo de Wii U que tambem vai rodar em 1080p60fps, FAST Racing Neo:

Fonte: Cinemablend

Comentários

24 Fev, 2014 - 23:59

4087 Views

Comentários

danifilth6 15 Dez, 2014 16:50 0

só faltou usar melhro no mario kart 8, para 4 players da tristeza de jogar, para dois é lindo ainda a taxa de frame, mas para 4 cai pela metade ....

Mas isso q eu observava, se vc pegar o bayonetta 1 e olhar o dois. ... muita coisa melhor, AA parece ue esta presente no 2 ou algum tipo de emulador disso, igual foi feito no 360 e ps3.... Texturas feitas apra 1080p ... *****da comendo explosão e os ******* e fluido .... ali eu vi q tava eu mesmo osubestimando meu bichinho ahhahahaha

willjay 26 Fev, 2014 00:16 1

Pra mim os gráficos do PS4/XOne estão muito parecidos com os da geração atual, apenas vejo diferença na geração de partículas que antes eram mais escassas.

maickbattousai 25 Fev, 2014 19:39 2

escreveu:Bom, eu discordo. Continuo achando a diferença gráfica muito grande. A comparação entre a tech demo de Deep Down vs a tech demo de Zelda, por exemplo. A diferença é gritante aos meus olhos. Compare Second Son com Bayonetta 2, ambos exclusivos. É muita diferença. Infamous está em outro nível. Novamente não venho aqui pra denegrir console ou jogo, só estou expondo minha opinião sobre a qualidade gráfica apresentada até agora nas plataformas.


os graficos dos jogos de ps4 xboxone não me impressionaram '-' acredito que os consoles atuas(ps3,xbox360) são capazes de reproduzilos.. até agora nao teve um jogo dos novos consoles que chamou a minha atenção em nada '-'

Taranto 25 Fev, 2014 18:33 1

Knight Beast escreveu:Até tem alguns argumentos compreesiveis, mas não é meio que injusto comparar um jogo exclusivo da sony com atuais jogos da nintendo? Afinal um exclusivo é um jogo produzido só para um videogame e é meio logico que é um jogo que explore toda a capacidade do controle.

Esse video por exemplo mostra que na parte grafica não é tão grande assim:

https://www.youtube.com/watch?v=etYsmuPxB2w
https://www.youtube.com/watch?v=JTiD9-Ma5HE

https://www.youtube.com/watch?v=etYsmuPxB2w

Bom, eu discordo. Continuo achando a diferença gráfica muito grande. A comparação entre a tech demo de Deep Down vs a tech demo de Zelda, por exemplo. A diferença é gritante aos meus olhos. Compare Second Son com Bayonetta 2, ambos exclusivos. É muita diferença. Infamous está em outro nível. Novamente não venho aqui pra denegrir console ou jogo, só estou expondo minha opinião sobre a qualidade gráfica apresentada até agora nas plataformas.

maickbattousai 25 Fev, 2014 17:52 1

chupa \o/ té agora joguei tudo em 1080p no meu wiiu enquanto no meu ps3 o maximo que os jogos alcançam é 720p, la de vez enquando um jogo funciona em 1080p, acho que so o Mk9 e o GoW3 .-. foram os unicos em 1080p que funcionaram pra mim...

tuan 25 Fev, 2014 14:24 1

Será que os sonystas e caixista estarão engolindo tudo o que falaram até agora? kkkkkkk

Knight Beast 25 Fev, 2014 14:00 0

Taranto escreveu:Ah, pára. Wii U só possui mais jogos em 1080p 60fps porque são relativamente simples graficamente.
Sobre a potência gráfica pegue Infamous Second Son, por exemplo. Veja a qualidade, os efeitos de partículas. Eu sinceramente acho que o Wii U jamais rodará algo nesse nível. E veja que se trata de um jogo de primeira leva do PS4. Outro exemplo que acho que o Wii U não conseguiria igualar é Ryse.

Longe de mim dizer que o Wii U é um console ruim, mas não dá pra colocá-lo no mesmo nível do PS4 ou mesmo do XOne.


Até tem alguns argumentos compreesiveis, mas não é meio que injusto comparar um jogo exclusivo da sony com atuais jogos da nintendo? Afinal um exclusivo é um jogo produzido só para um videogame e é meio logico que é um jogo que explore toda a capacidade do controle.

Esse video por exemplo mostra que na parte grafica não é tão grande assim:

https://www.youtube.com/watch?v=etYsmuPxB2w
https://www.youtube.com/watch?v=JTiD9-Ma5HE

https://www.youtube.com/watch?v=etYsmuPxB2w

sophos_nsm 25 Fev, 2014 13:46 -1

pelo que entendi isso só seria possivel em exclusivos por que os multi exigem coisas que tem lá mas não tem no wiiu

agustavo 25 Fev, 2014 11:22 1

Só acredito vendo. Folks

Taranto 25 Fev, 2014 08:10 0

Ah, pára. Wii U só possui mais jogos em 1080p 60fps porque são relativamente simples graficamente.
Sobre a potência gráfica pegue Infamous Second Son, por exemplo. Veja a qualidade, os efeitos de partículas. Eu sinceramente acho que o Wii U jamais rodará algo nesse nível. E veja que se trata de um jogo de primeira leva do PS4. Outro exemplo que acho que o Wii U não conseguiria igualar é Ryse.

Longe de mim dizer que o Wii U é um console ruim, mas não dá pra colocá-lo no mesmo nível do PS4 ou mesmo do XOne.

borges21 25 Fev, 2014 08:08 2

até ver qualquer coisa não acredito

Czarniano 25 Fev, 2014 07:28 2

SQN^^!
hu3 hu3 hu3 hu3