Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Sou desenvolvedor e cansei de todo o ódio dos consumidores de games



Caros consumidores e fãs de videogames,

Você não me conhece. Mas você deve conhecer alguns dos jogos que eu ajudei a criar. E, hoje eu chego ao fim de uma jornada de trabalho em mais um título AAA, eu começo a ficar animado só de pensar em todas as pessoas que vão gostar do meu jogo. Mas eu também começo a abominar aqueles que vão odiá-lo.

Dentre as milhões de pessoas ao redor do mundo que vão comprar e amar o meu jogo, apenas algumas milhares vão invadir a internet para gritar todo o seu descontentamento – como o jogo está quebrado, bugado, como ele é horrível. Claro, sempre haverá a crítica. O mundo precisa de críticos. Mas eu não acho que há justificativa para ataques tão negativos contra pessoas, esse discurso de ódio beirando a crueldade contra pessoas que trabalharam mais de 12 horas por dia ao longo de semanas, meses e anos para lançar um jogo da melhor maneira possível.

Reconheço que todo feedback é válido e necessário. Se a gente errou e nosso jogo está bugado, você deve nos falar. Eu não quero lançar um produto quebrado. Mas coisas como "Eu espero que os idiotas que fizeram esse jogo se matem depois de matarem sua família" fazem com que eu pense em desistir do trabalho e da indústria dos games. Eu perco a esperança nas pessoas quando vejo declarações deste nível se espalhando pela internet, com insultos contra desenvolvedores que trabalham duro e amam os games que fazem.

Eu não sou o Cliff Bleszinski. Eu não sou o Kevin Levine. Sou apenas um cara que já viu muito ódio desnecessário por conta de algo que deveria ser apenas entretenimento. Eu sou relativamente novo na área – trabalho com games há cinco anos – mas eu nunca vi esse tipo de ódio em outras indústrias. Será que milhares de pessoas saem por aí dizendo que querem matar o Tom Cruise se ele não atua do jeito que deveria em uma cena? Eles podem criticar o Tom Cruise, mas não vão falar para ele se matar porque não gostaram do que ele fez. Honestamente, todo esse ódio me faz querer desistir de trabalhar com games para sempre.

Eu trabalho mais de 80 horas por semana não porque eu sou obrigado, mas porque eu amo o que faço. Existem muitos outros como eu. Para alguns, sim, é por causa do dinheiro. Mas eu sou um assalariado. Eu quero que meus jogos tenham sucesso. Eu quero que as pessoas curtam meus jogos.

Imagem

Qual sua profissão? Desenvolvedor de games!!


E agora as pessoas vêm com insultos horríveis em fóruns, redes sociais e até em mensagens enviadas aos e-mails dos desenvolvedores. Me deixa perplexo saber que isso ficou comum. Por que isso é aceitável? A maioria dos jogadores não tem ideia do que acontece no processo de desenvolvimento de um jogo ou como é difícil coordenar centenas de pessoas para um trabalho em conjunto, e eu fico maluco ao ver os comentários agressivos desses caras.

Não que eu queira que as pessoas se autocensurem. Eu apenas quero que as pessoas pensem um pouco mais no que estão falando, e talvez reflitam se devem mesmo agredir e degradar as pessoas que gastaram tempo e energia produzindo jogos, mesmo que os jogos não sejam lá essas coisas.

Não vamos esquecer que os jogos são feitos por pessoas que também amam games. Eu como, durmo e respiro videogame, e isso sempre fará parte da minha vida.

É importante lembrar que nem todo jogo está na mesma categoria. Empresas desenvolvedoras que não são propriedade da Sony e da Microsoft, por exemplo, geralmente tem menos recursos tecnológicos e menos verba, mas a expectativa é que façam jogos que consigam competir com os estúdios "gigantes", que tem orçamentos várias vezes maior.

Imagem

Desenvolvedores não ficam apenas em seus computadores fazendo rabiscos e escrevendo códigos. Nós criamos diversão do nada. Nós pegamos várias horas de discussão, refinamento e debates e fazemos tudo isso aparecer na tela. Desenvolvedores de jogos fazem arte.

Então, antes de você mandar ameaças de morte para os desenvolvedores, dar notas zero no Metacritic ou escrever com ódio sobre um jogo que você testou por apenas algumas horas, lembre-se que você está jogando o resultado do trabalho de anos da vida de alguém. Geralmente não apenas uma vida, mas dezenas ou centenas de pessoas que acordam todos os dias pensando nas experiências que vão criar.

A indústria dos games é dominada por pessoas criativas e extrovertidas, pessoas passionais que podem sofrer com depressão por conta da natureza do trabalho, as longas jornadas, as críticas pesadas e o ódio dos fãs. Um comentário que parece insignificante para você pode cortar a mente de um desenvolvedor como uma gilete afiada.

Se a gente, os desenvolvedores, te dá um produto quebrado, você deve reclamar. Se nosso jogo tem problemas, fale sobre eles. Mas, por favor, seja respeitoso. Seja gentil com as pessoas que ajudaram a fazer os jogos que você ama e também os que você não ama. Ninguém merece ser tratado como se não fosse um ser humano.

Tenha em mente que as suas palavras – sim, suas palavras – têm um impacto nas pessoas que fazem jogos, independente de quem você seja. O seu comentário pode ser aquele que mudou a vida de um desenvolvedor.

OBS: Já haviam postado algo parecido com isso a uns dias atrás mas era só uma pequena parte do texto e eu achei o texto completo na net e postei ai pra vocês.

Fonte: Kotaku

Comentários

22 Jan, 2014 - 22:11

Comentários

llmc71 24 Jan, 2014 12:26 0

Phil Fish (do FEZ) se tornou o que ele procurou a vida inteira: uma celebridade. E celebridades estão sujeitas à opinião pública, ainda mais quando se tem uma alta atividade nas redes sociais. No campo da metáfora, se não quer que alguém olhe a ***** da sua mulher na praia, não vá àquele lugar! E se for, faça como eu, não olhe pra traz pra conferir se alguém está olhando. Sinceramente, meu caro Phil, você não precisa se estressar tanto com meia dúzia que não conseguem desenhar um "O"com um copo, mas criticam FEZ sem nenhuma propriedade. Seu jogo é uma obra de arte e pronto!

Abraços.

Satou Tatsuhiro 23 Jan, 2014 15:35 -2

Se for pra lançar algum jogo lixo, simplesmente por lançar, não o faça! Simples assim, tem mais que levar giletada na cara mesmo, se for fazer algo, faça direito.

Vertigem 23 Jan, 2014 12:32 -4

Uma coisa que eu acho chato são as reclamações das pessoas.

Metroid e Sonic são bons exemplos, os fãs estão sempre reclamando desses jogos, parece que nunca tá bom, eu particularmente gostei de todos os Metroid que joguei e bem, Sonic eu gostei de vários incluindo alguns que foram duramente criticados (Como por exemplo o Sonic 3D Blast de Mega Drive e o recente Sonic Lost Worlds)

TheSkylleX escreveu:

Eu também acho a mesma coisa. Eu vi FEZ nascer, eu assisti o documentário sobre Indie Games, e vi como ele sofria com os discursos de ódio. Era uma equipe de 2 homens, até o Phil assumir sozinho. E pra mim, FEZ foi a maior obra de arte que já fizeram ou poderiam fazer. Às vezes acho que pessoas ruins deveriam ser tratadas de formas ruins ou até pior, para saberem as dores que causam aos próximos!


O cara falou que jogos japoneses são uma porcaria, você queria o que ? Esse daí mereceu ódio.

E de boa, esse FEZ pra mim é muito ridiculo, joguinho de HIPSTER

crauzus 23 Jan, 2014 12:09 -2

PHIL FISH mereceu tudo que fizeram com ele agiu que nem um idiota em uma conferencia ridicularizando os desenvolvedores japoneses um deles foi o criador do ótimo cave story

vbmvagner 23 Jan, 2014 12:02 1

Nos gamers estão muito mal acostumados... Hoje em dia tem youtube, fóruns, analise dos jogos. Queria ver o cara comprar o jogo apenas pela capinha do cd ou desenho no cartucho. Sem contar que na internet todo mundo fica valente. Enfim, nem isso justifica porque criticas e reclamações são coisas muito diferentes de xingamentos.

firefox 23 Jan, 2014 10:03 0

E eu querendo ser desenvolvedor.

TheSkylleX 23 Jan, 2014 03:35 1

CadastrodeSite escreveu:Isso só me faz lembrar de Phil Fish (do indie FEZ), pra mim o cara é o maior gênio que apareceu nesse mundo dos games, e agora por conta de uns retardados de Twitter o cara nunca mais vai querer saber de criar games na vida


Eu também acho a mesma coisa. Eu vi FEZ nascer, eu assisti o documentário sobre Indie Games, e vi como ele sofria com os discursos de ódio. Era uma equipe de 2 homens, até o Phil assumir sozinho. E pra mim, FEZ foi a maior obra de arte que já fizeram ou poderiam fazer. Às vezes acho que pessoas ruins deveriam ser tratadas de formas ruins ou até pior, para saberem as dores que causam aos próximos!

Sinergy 23 Jan, 2014 01:59 0

Isso não vale apenas para jogos e sim qualquer tipo de software. Um bom exemplo seria a playstore. Quem tá acostumado a baixar apps e jogos ve facilmente como um desenvolvedor é tratado nos comentários além da tremenda falta de educação de alguns usuários.

CadastrodeSite 22 Jan, 2014 23:41 0

Isso só me faz lembrar de Phil Fish (do indie FEZ), pra mim o cara é o maior gênio que apareceu nesse mundo dos games, e agora por conta de uns retardados de Twitter o cara nunca mais vai querer saber de criar games na vida

SrCoringa 22 Jan, 2014 22:41 0

legal ver a carta inteira, só recomendo voce manda essa observação lá pra cima, no inicio mesmo, por que nao vai demorar muito pra alguem que leu o iniciou ou parou no meio do texto vir dizer que essa historia já tinha sido postada aqui.

Notícias