Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

[COLUNA] Como acabar com uma série em pouco mais de 10 anos



Imagine que você não tivesse visto a imagem acima. Se eu perguntasse qual o jogo de esporte que foi do céu ao inferno em tão pouco tempo, creio que, pelo menos, apareceria em sua mente o nome Tony Hawk.

O norte-americano tornou-se uma estrela nas pistas muito jovem. Aos 14 anos de idade, tornou-se profissional e já deixava os marmanjos de boca aberta. Desde então foram participações em filmes, duas biografias e, lógico, alguns games. Hoje, aos 45 anos de idade, Tony tem uma vasta galeria de troféus, como dez medalhas de ouro nos X Games e 15 campeonatos mundiais, sendo 12 em verticais.

No mundo dos games, ele ingressou em 1999, quando a Neversoft resolveu desenvolver um jogo de skate com o grande ídolo da modalidade. Tony Hawk’s Pro Skater, lançado para Nintendo 64, Dreamcast e N-Gage, foi um sucesso entre os apaixonados e até mesmo para aqueles que não se arriscavam a subir no skateboard.

No game era possível andar de skate nos lugares mais inusitados possíveis e fazer manobras difíceis para qualquer um, até mesmo para o Tony. Seu objetivo era acumular o máximo de pontos possíveis ao realizar os movimentos. A trilha sonora era a cereja do bolo, com a presença de Dead Kennedys e The Suicide Machines.


Imagem



Os anos foram passando e a Activision foi sugando ao máximo o que tinha sido construído no primeiro título. A era Pro Skater recebeu quatro games, sempre com muito sucesso, mas com um gostinho de que era necessário algo novo.

E o novo apareceu, primeiramente com uma mudança no nome. Em 2003, chegava ao mundo dos games a série Tony Hawk’s Underground, que trazia para os aficionados no esporte um modo história, onde você começava como um desconhecido, curtindo as manobras em sua terra natal, até chegar a vida profissional e ser uma verdadeira estrela na modalidade.

Outra opção era a possibilidade de andar sem o skate e subir em locais alternativos para começar aquela manobra sensacional. Era possível encontrar skatistas famosos ao longo das fases e aprender um pouquinho com eles também, como Chad Muska, Bam Margera e, obviamente, Tony Hawk. A trilha sonora continuava tendo seu destaque. No primeiro jogo da série Underground, eram 72 músicas, no estilo punk, rock e hip hop.

Os anos foram passando e os títulos chegavam, cada vez mais. Tony Hawk’s American Wasteland, Tony Hawk’s Downhill Jam, Proving Ground, Project 8 e a decepção dos fãs na medida em que os lançamentos aconteciam, até que chegamos em Tony Hawk: Ride.

O fundo do poço não era mais logo ali. A série já estava nas últimas, sem saber. O lançamento do "shape" com o jogo tinha tudo para ser revolucionário e confesso, quase cheguei a pagar aquele valor absurdo para testar a brincadeira. Os meses foram passando e a decepção só aumentava.

A decepção não tinha limites. Foram tantas sacanagens com relação ao título que até mesmo cachorros foram filmados sobre o "skate" para mostrar a ineficácia do produto.




Até mesmo Tony Hawk veio a público para falar do fracasso do periférico. Disse, na ocasião, que o produto não foi testado adequadamente e blá, blá, blá.

Outro fator que ajudou o título a receber milhões de críticas foi o fato de existir um concorrente à altura, Skate 2, lançado pela EA Sports. Com isso, a referência mudava de figura.

Passado o fracasso de Ride, veio Shred, também com um periférico à parte. O "shape" era pequeno e dificultava a vida de quem quisesse fazer manobras. O pior de tudo era que você não controlava o destino do seu personagem. Tinha que seguir o caminho escolhido pelo computador. A interatividade com o jogo não passava de uma história para boi dormir.

Dois anos mais tarde viria a redenção. Mas apenas viria. Em 2012, a Activision publicou um remake do primeiro jogo da série. Tony Hawk’s Pro Skater HD teria como objetivo viver os bons momentos da série e em HD. O jogo ficou muito bonito e chamou a atenção dos nostalgistas de plantão, mas não passou de mais do mesmo.

Aos 45 anos de idade, Tony Hawk deve estar olhando pela janela de sua casa, em Carlsbad, na Califórnia, vendo o mar e imaginando o que pedir ao Papai Noel. Provavelmente, entre os desejos, está um novo jogo com seu nome, mas que venha para fazer a diferença.

Fonte: Kotaku

Comentários

21 Dez, 2013 - 09:41

Comentários

Killerluks 25 Dez, 2013 14:02 0

Compra um skate e aprende a andar.
Só o tutorial tem uns 5 anos de gameplay.

Beavizinho 23 Dez, 2013 17:12 1

PS1 salvou muitas noites dos Brasileiro... ahuhauhau

kovalski24 23 Dez, 2013 16:52 1

o tony hanks 2 é o melhor de todos sem duvidas e a trilha sonora é muito boa

cecelo2012 23 Dez, 2013 00:36 0

eu joguei o jogo foi no PSone e a materia nao cita esse console.

Killua_099 22 Dez, 2013 22:04 0

joguei os antigos e sim, era bem loko, o unico dps deles q deu uma sensação parecida foi o American Wasteland (capa da matéria) q aliás foi bem louko.

RenatoRodrigues 22 Dez, 2013 10:19 0

Como esquecer dos primeiros Tony Hawk's ? impossível .
Meu DEUS que trilha sonora magnifica tinha o Tony Hawk's pro Skater 2 com Deadkenneds, Ramonse ,Public Enemy e muitos outros .
Quando eu vi aquela abertura **** com a Musica do Rage Against The Machine: Guerrilla Radio ,eu pirei .

Infelizmente a serie teve uma decadência ,mas eu acho que eles ainda vão dar a volta por cima !

LIQUIDOX 22 Dez, 2013 09:03 1

joquei muto o pro skate 2 depois os proximos lançamentos nao curti mto ficou chato enjuativo sei lá.

mortal989 22 Dez, 2013 06:33 0

enquanto isso na pasta de musicas Tony Hawks Pro Skater 2 OST Op.

ciceroalvez 22 Dez, 2013 06:21 1

Tony Hawks pro skater HD na steam.
Relembra os 3 primeiros games da serie em HD
quando lançou foi compra certa para mim.

Pietro Ariel 22 Dez, 2013 01:15 -3

Troque pontos em PCs!!

http://www.x5computadores.com.br/clube/pc.php?c=46c50f27ab97c96961fc78c4730b819256388033

Super oferta da x5computadores!

LucskyD 21 Dez, 2013 17:39 2

spaizer escreveu:"mostrar a ineficácia do produto." ?

o cachorro arrasou, se colocasse ele como mascote propaganda teria vendido milhões dessa bosta kkkk

O cachorro não arrasou em nada, os donos dele montaram o vídeo. Mas o ruim era que a máquina fazia praticamente tudo, por isso a piada: até um cachorro podia pontuar com aquilo.

jack5000br 21 Dez, 2013 17:02 0

o cachorro fazendo manobra em camera lenta foi demais.rachei o bico aqui.mas falando serio,vcs viram o nome activision ali ne?outra serie q ela tb esta sugando sao os CODs.logo logofao *****em com a serie.

Notícias