Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Último Natal? Para analistas, Wii U não vai vender 9 milhões de unidades



Até 9 milhões de unidade do Wii U serão vendidas pela Nintendo neste ano fiscal, prometeu Satoru Iwata ainda em outubro. Mas a opinião cética de alguns especialistas tem confrontado as previsões otimistas do presidente da Big N. Em entrevista ao portal Bloomberg, dois analistas disseram que o console da Nintendo não vai alcançar as almejadas vendas.

"[A Nintendo] se recusa firmemente a reconhecer que o produto não é interessante aos consumidores. [As vendas] não vão conseguir chegar aos 9 milhões, e provavelmente as metas de lucro serão perdidas", afirma Michael Pachter, analista da Wedbush Securities.

A justificativa de Eiji Maeda, especialista da SMBC Nikko Securities, já é outra. Para ele, o console acabou se transformando em um artigo para um nicho bastante específico de consumidores. "O Wii U se tornou um video game somente para os fãs da Nintendo. O console precisa de um software inovador para atrair jogadores casuais e hardcore", diz Maeda.


Imagem

Ainda na opinião de Pachter, apenas 6 milhões de unidades serão vendidas até o final deste ano fiscal – que estende-se até março de 2014; Maeda prevê a venda de 6.5 milhões de plataformas.

Este será seu último Natal, diz desenvolvedor

Em uma já deletada publicação feita no fórum NeoGAF, Kenny Linder, ex-desenvolvedor do extinto BigBig Studios (antiga propriedade da Sony), disse que este será o último Natal presenciado pelo Wii U. As considerações feitas por Linder foram pontuais e levaram em conta também a estratégia de lançamento de Super Mario 3D World.

"Lançar [o SM3DW] no mesmo dia do lançamento do PS4 no Reino Unido e nos EUA não foi sábio. O ponto frustrante é o fato de que o jogo já poderia ter sido liberado em outubro. Acho que o mercado vai colocar a Nintendo em uma determinada direção, queira a companhia ou não. Eles estão correndo o risco de perder espaço neste momento", comentou Linder.


Imagem

O encanador bigodudo, ainda na opinião do ex-desenvolvedor, não vai conseguir ajudar a Nintendo para todo o resto do sempre. Os consoles PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One estão atualmente em evidência – o que pode de fato fazer com que o Wii U perca ainda mais espaço no setor de entretenimento eletrônico.

"Nobody gives a s**t"

Além de criticar a estratégia de lançamento de SM3DW e dizer que outros consoles protagonizam o cenário dos vídeos games neste momento, Linder fez outra ácida crítica à plataforma da Big N. "Eu me pergunto: será que os jogadores que compram sistemas domésticos da Nintendo (...) são os mesmos que compram o PS4 ou o Xbox One? Isso poderia explicar a baixa nas vendas desta semana. Do contrário, ninguém dá a mínima".

O texto de Linder, na realidade, adota um termo mais pesado ("nobody gives a s**t" foi a frase escrita pelo figurão – expressão que pode ter, inclusive, culminado na retirada da postagem feita pelo ex-desenvolvedor do fórum NeoGAF).


Imagem

Números

Durante o segundo trimestre fiscal, a Nintendo vendeu apenas 300 mil unidades do Wii U – de janeiro a setembro deste ano, somente 850 mil video games foram comprados. Um comparativo com as vendas do PS4, por exemplo, é inevitável: em suas primeiras 24 horas, 1 milhão de video games já tinham sido vendidos (até a presente data, mais de 2,1 milhões de pessoas são donas do PS4).

Fonte: Baixakijogos

Comentários

03 Dez, 2013 - 12:37

Comentários

enzoferon 03 Dez, 2013 17:54 0

Esse Wii U foi um fracasso,não é atrativo para quem é gamer casual nem para quem é gamer hardcore.Um console ultrapassado e esse "controle tablet" nem é grande coisa.Quase nenhuma empresa estar apostando no Wii U.Quem é casual vai querer o primeiro Wii ou um 360 com Kinect,quem é hardcore vai querer PS3/X360/PS4/PC e Xone.O Wiiu não é bom para nenhum público,apenas para fanboys da Nintendo que se contenta com um Mario.

jrhardcore 03 Dez, 2013 16:59 1

Ninguém tem bola de cristal, até hoje todos os consoles da Nintendo foram visto como fracasso.

Um rapaz comentou na GV e concordei:

PARTE 1:

"O problema não é a Nintendo em si, o problema são os pseudo gamers atuais, não to generalizando, mas muitos, principalmente aqui na Gamevicio, acham que só pode existir jogo bom em máquina ****, já a Nintendo não pensa assim, ela faz jogos muito bons e divertidos com hardware fraco, mas infelizmente ela esta indo contra a maré, pois hoje em dia o gráfico conta mais que o própria jogo pra muitos, os tempos são outros, a maioria das pessoas, principalmente os novos jogadores, são exigentes demais com coisas que não necessariamente garantem a qualidade de um game, o povo hoje só quer saber de 1080p, 60fps e essas coisas, se o jogo for bom, ele não precisa seguir esses padrões pra mostrar seu valor, sei que tudo evolui, mas se continuar desse jeito os games vão evoluir a um ponto que cada vez mais eles vão deixar de ser games...

jrhardcore 03 Dez, 2013 16:39 1

PARTE 2

Talvez no fundo no fundo a única empresa que ainda cria jogos com o verdadeiro sentido deles é a nintendo, pois o principal dela sempre foi a diversão acima de tudo, enfim, é triste, mas cada vez mais as pessoas deixam de dar valor as coisas que realmente deveriam ter valor nos jogos, a troco disso eles se prendem demais em resolução, fps e dados técnicos que só deveria dizer alguma coisa aos programadores, eu penso que aqueles que se encaixam nisso que eu to falando são as pessoas que já nem gostam mais de jogar os games pela diversão, e sim pessoas que gostam mais da tecnologia envolvida na criação dos games.

Pra mim ainda jogar games é muito mais do que ficar me preocupando com resolução, com contagem de frames e com texturas."

spaizer 03 Dez, 2013 15:00 0

eu compraria um WiiU so pra jogar os exclusivos, agora se fosse pra jogar COD, BF, Street Fighter e afins, seria é prejuizo comprar um WiiU contando com esses jogos.

LucskyD 03 Dez, 2013 14:00 2

Videogame sem marketing bom, vai pro limbo mesmo.
Único marketing que eu vi foi do "my body is ready", isso no lançamento. Depois foi esquecimento, sem jogos e sem entusiasmo por parte da empresa, que já há um ano não traz jogos que "vendem console", como Mario, Zelda, DK e Metroid.
Somando com o ato das thirds não estar querendo lançar pra ela (a não ser os caça níqueis FPS), se continuar assim, esse videogame não vai ter um futuro.

firefox 03 Dez, 2013 13:58 0

O sucesso de uma plataforma gamer se resume ao seu suporte de software, seja proprietário ou de terceiros. Foi aí que a Nintendo errou: Não facilitou a vida dos desenvolvedores, provavelmente não escutou ninguém durante o desenvolvimento do WiiU. Deu no que deu.

Raizen_Heine 03 Dez, 2013 13:48 0

Ela só precisava de um hardware parecido com o das concorrentes e um controle simples, hardware potente não impede ela de lançar seus Marios

Leonardwo 03 Dez, 2013 13:43 0

A única falha do Wii U é seu hardware, a maioria do público hoje exige hardware bom, claro menos crianças, mas quem intende disso sabe muito bem como algo poderoso muda tudo! Nem os multiplataformas estão vindo para ele!

sergio_prado 03 Dez, 2013 13:40 0

Sempre fui fã da Nintendo mas estou torcendo pra ela quebrar a cara com o wii u para aprender uma lição: nunca mais fazer outro video game com hardware ultrapassado e sem potencial e incapas de competir com seu concorrentes.

sophos_nsm 03 Dez, 2013 13:39 0

q pena. que o proximo console tenha retrocompatibilidade assim não precisarei comprar um wiiu.

Edu2209 03 Dez, 2013 13:03 1

O Wiiu será descontinuado no próximo ano.

Fantoshy 03 Dez, 2013 13:03 0

Não querendo torcer mal para o wiiu e tal.
Mas nintendo fazeria muito sucesso levando seus jogos para o Xone,ps4 e pc

Notícias