Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

[COLUNA] Pro Evolution Soccer 2014: um novo conceito, a pressa e o futuro



Uma ideia muito boa, mas a execução não saiu como o esperado. É assim que eu defino o Pro Evolution Soccer 2014.

Desde que comecei a imaginar este texto, vieram-me diversas ideias à cabeça. Todas muito complexas, principalmente pelo fato de tentar tirar algo de útil da Konami, que resolveu apostar em um novo conceito no futebol virtual, mas que não conseguiu colocar isso em prática. E por que eu falo isso? Porque se não tomarmos cuidado, podemos execrar um projeto que pode ser importante para a concorrência do mercado no futuro.

Pressa? Pressão? Concorrência? Incapacidade?

Talvez um pouco de tudo, mas só com o devido tempo poderemos fazer uma análise justa e consolidada da proposta da Konami com o PES 2014. Porém, o que nos resta é analisar o resultado, motivo deste texto. O fato é que o produto entregue ao consumidor final é uma versão beta do que pretende ser o novo Pro Evolution Soccer e isto pode ter sido um verdadeiro tiro no pé da Konami. Jogar aos leões algo não lapidado deixará cicatrizes para o resto da vida da franquia, que já está com a credibilidade abalada.

Mas, como diria Jack, o estripador, vamos por partes.

Pelas barbas do profeta!

A Fox Engine trouxe uma melhora gráfica considerável frente ao último jogo. Vale destacar também a movimentação dos jogadores e a física implementada no game. Movimentos como o de cobrança de tiro de meta, faltas e escanteios estão mais leves e parecidos com a realidade. Tudo parece muito mais natural, tirando em muito a cara robotizada das últimas versões. Novamente, vale destacar os efeitos de luz e sombra, que estão menos descarados do que na versão anterior.

Lógico que ainda está longe do ideal, mas já mostra que a engine pode ser uma pedra preciosa para a franquia se for bem lapidada. Mas como diz o velho ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Diversos jogadores estão longe de terem rostos parecidos com os atuais. O que mais entristece é que na versão anterior, algumas figurinhas carimbadas estavam mais parecidas do que as colocadas na nova versão do jogo e, por isso, eu volto a bater nessa tecla: pressa.


Imagem

Olho no lance!!!

Quem aqui já leu o manual de um equipamento que comprou? Acredito que foram poucos, não é mesmo? Se você quiser entender exatamente a nova proposta da Konami, recomendo separar pelo menos uma hora no modo treinamento, senão esqueça futebol nesta geração.

Como bom brasileiro que sou, sempre deixei os manuais de lado e, no PES 2014, também pulei o modo treinamento. Coloquei a bola para rolar e a primeira impressão que tive foi de que não era o mesmo game da demo, bem diferente, só que para pior. Não conseguia fazer um drible, mal passava do meio de campo e os passes iam totalmente fora de direção.

Foi então que parei e lembrei do modo treinamento e tudo começou a fazer sentido. Portanto, se você quer analisar de verdade PES 2014, JOGUE TODO o modo treinamento, senão a discussão será evasiva, pobre e sem fundamento.

Rasgue os antigos manuais. O conceito de futebol virtual mudou nessa edição. A simulação, finalmente, está presente. Isto ficou claro com a implementação dos passes, lançamentos, domínio de bola e dribles totalmente manuais. É uma nova forma de jogar e, quem não quiser aprender, já recomendo largar o game de lado e voltar para os jogos anteriores.

Primeiro passo: deixe a velocidade em -1 e no nível craque, pois o nível estrela está muito desregulado e fará com que você passe raiva com o jogo.

Falo isso porque acabou aquele passe certinho no pé do seu companheiro. Acabou a rifada de cabeça da zaga na direção certa para jogador do seu time. Acabou aquela intuição que parecia sempre dar certo. Agora, é praticamente tudo manual e, isso faz com que acertar passes e jogadas seja praticamente impossível.

Só que existe uma linha tênue em analisar isto de forma positiva e negativa. Eu ainda prefiro acreditar no lado positivo, achando que uma hora iremos nos adaptar a jogabilidade, mas que isso está longe de ocorrer, eu tenho certeza. E, talvez, neste fator, entre a culpa da Konami. As ideias para mudar a jogabilidade foram certeiras, porém a execução na prática não foi bem feita.

Faltou um teste maior de usabilidade, para que o jogador não passasse mais raiva do que alegrias. Por diversas ocasiões, os jogadores que estão defendendo deixam de ir na bola, mais um exemplo de que muito deve ser melhorado para impedir glitches como os que vemos abaixo.




O que é que eu vou dizer lá em casa?

Eu gostaria de saber mesmo quem foi o responsável por implantar a narração do jogo em português. Há sérios problemas de mixagem, o que deixa claro que tudo foi feito às pressas, ou de qualquer forma. Opa, novamente a palavra pressa no texto.

Como se isso já não bastasse, parece que houve a captação de alguns trechos de narrações antigas, e isso não ficou bem feito. Ficou clara a diferença de voz das narrações captadas do jogo anterior e as feitas exclusivamente para este game.

Online, atualizações e o Deus nos acuda

Assim que o jogo chegou, coloquei ele pra rodar, mas para minha surpresa, o patch estava impossível de baixar. Pelos relatos na internet, muitos demoraram horas para conseguir a atualização e, para surpresa geral, depois de muito tempo baixando, muitos não conseguiram instalar, pois o arquivo estava com problemas. Até a edição deste texto, o problema não havia sido resolvido.

Cheguei a jogar online algumas partidas e, surpreendentemente, os jogos rodaram lisos, sem lags e muito menos delays nos comandos. Mas é bom esperar, principalmente, porque muita gente ainda não está utilizando os servidores da Konami.

Gol contra

Para concluir, temos que levar em consideração dois fatores, como descrito no início do texto. O conceito criado em Pro Evolution Soccer 2014 é interessante e promete esquentar de vez a briga entre as grandes concorrentes do futebol virtual. Só que, analisando o jogo deste ano, vemos que não passa de uma versão beta do que o game pode realmente vir a se transformar em um futuro próximo.


Imagem

Fonte: Kotaku

Comentários

05 Out, 2013 - 15:43

Comentários

Lone3x 06 Out, 2013 09:46 0

O problema foi o marketing que foi colocado antes do lançamento, com nova engine, tudo novo.
Criei um jogo perfeito e quando fui jogar, decepção.
Melhorou muito, mas a muito a melhorar.
Bora pro fifa pra konami acordar logo.

jonatancf 06 Out, 2013 01:08 0

Comprei e estou jogando pes 2014, um lixo, olha tiraram muitas coisas boas que tinha no 13, aquela interação com o empresario, filmes de contratação e tals, aff, modo carreira, jogo certinho, passes, gols e tudo mais, sempre subistituido, mesmo com a pontuação 90...ta bem ruim mesmo.. ja comprei o fifa 14, dizem que é outro nível

razak159 05 Out, 2013 23:09 0

PES 2014 ta é muito lento o jogador parece que tem chumbo nos pes vc tem que jogar so apertando o butão de sprint pq se nao o jogador nao tira o pe do chão sem contar os delays na hora de tocar e chutar sem contar que tocar de primeira com presão é praticamente impossivel sinceramente eu digo ****-se se o jogo ta mais real,ta parecendo com simulação isso nao importa o importante é a diversão coisa que passo longe do pes 2014 a unica coisa positiva é o grafico o resto nao se salva nada:PES 2014=a decepção com a konami

Carnivale25 05 Out, 2013 19:17 2

Ja joguei, uma palavra q defina? Porcaria. --'

lencerskay 05 Out, 2013 18:34 0

Fico triste jogando Master Liga com o Flamengo, vou dar uma olhada nas caras dos jogadores e a grande maioria tem aquela mesma forma só com a cor de pele e os olhos diferentes. Jogadores que são loiros com cabelos pretos, cara que era pra ser negão ta com cor de café com leite. Jogo uma partida, nela toda dou 20 chutes, pelo menos 10 foram na trave. O jogadores acaba a partida mortos. Não da pra repetir o mesmo em 2 partidas. Jogadores que são convocados por seleções mas ainda posso jogar com eles. Por final jogadores de times como Náutico dando dribles e mais dribles perfeitamente.

Delutto 05 Out, 2013 17:09 3

@Keanu
Como assim não mudou? Éum jogo totalmente diferente, lembra em absolutamente nada as versões anteriores, jogabilidade totalmente diferente, o que para mim é triste, pois gosto de arcade, não de simulador.
Quanto aos problemas, bom, isso é um fato que realmente o fator tempo foi realmente um inimigo dessa versão, começando pelo ridículo elenco desatualizado, as faces também estão ruins ainda mas isso é o de menos, pois não fico prestando atenção em cara barbada.
Agora falar em bugs de jogabilidade é besteira pois até agora vi nada que atrapalhasse a jogabilidade.

Keanu 05 Out, 2013 16:40 0

... mesmo eu não sendo muuito viciado em PES/FIFA, já de cara eu tive a mesma impressão.. Pois eu estava achando q o uso da Fox Engine seria algo ESPETACULAR, fenomenal... que o jogo seria tipo outro, que não lembrasse em nada os anteriores. Mas não, apenas houve uma "adequação" do engine antiga pra nova, com alguma melhorias básicas.... :/

XDathz 05 Out, 2013 16:27 5

Eu li em um site que a Konami vai lançar mais algumas faces de jogadores por meio de atualização, no natal.
Vamos ver se isso é verdade.

Tuonela 05 Out, 2013 16:02 4

Como foi dito, parece uma versão beta. Não ficou ruim, mas faltou tempo pra caprichar nas coisas.
Acho que um futebol por ano está sendo muito exagerado.
O FIFA vem sendo muito bom (embora eu jogue no teclado e isso me dificulta as coisas por lá) mas não houve uma grande mudança.

Poderia ter sido lançada uma DLC paga mesmo com atualização de elencos, uniformes e estats.

No Caso do PES2014, faltou tempo mesmo, é uma engine totalmente nova. Espero que com o tempo ela venha melhoraando mais e mais.

matheusmrk 05 Out, 2013 16:00 4

pelo geito a konami tinha muito o que fazer e tempo insuficiente , torço para a serie voltar aos bons tempos e acho que no futuro com essa nova engine isso pode acontecer.

Notícias