Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Para onde os manuais de jogos estão indo?

Nossa redação opinou sobre a evolução dos encartes de games durante os anos. Confira!

Sim, o manual é o verso do encarte...


Nos últimos anos, os manuais de jogos foram diminuindo de livretos para nada mais nada menos do que meras páginas que não explicam muito além dos principais comandos do jogo - como pode ser conferido na galeria de imagens acima. Reconhecendo a mudança nos encartes, nós do POP Games resolvemos responder, cada um com sua opinião, a pergunta que não quer calar: para onde os manuais de jogos estão indo? Confira nossa reflexão e não esqueça de comentar sua opinião sobre o assunto!

Dani Rigon: eu, como bicho de livro, adoro manuais e ando sentindo muita falta deles nos últimos jogos que estou comprando (vide "Puppeteer"). Sim, eu entendo que os jogos de hoje possuem fases de tutoriais que explicam tudinho o que precisamos saber sobre os comandos e personagens (até em português!), mas será que isso realmente exclui a necessidade de um manual?

Também entendo que gastar papel não é legal (pobre Meio Ambiente) e que a criação e a impressão de manuais como os antigos, cheios de artworks e informações, não ajuda no preço de um jogo, mas vamos combinar que os preços também não abaixaram muito, não é?

Em nome de colecionadores e viciados em livros: queremos nossos manuais!

Felipe Carmello: a última vez que eu realmente parei para ler um manual de um jogo, se não me engano, foi na época do Nintendo 64 com Super Mario 64, o primeiro que joguei no console. Como, na época, eu estava absurdamente animado para o jogo, queria saber tudo sobre ele.

Hoje em dia não acho que os manuais são tão úteis quanto antigamente, pois grande parte das coisas estão sendo explicadas na experiência em si, com tutoriais e níveis de treino. Mas apesar disso, não acho que eles deveriam acabar, pois sempre alguém vai preferir o bom e velho papel.

Gabriel Manari: antigamente os manuais explicavam boa parte da lógica por trás de cada pixel do jogo. Hoje tudo isso é explicado nas primeiras horas de gameplay. Mesmo assim eu gosto da tradição, do papel, do tangível que o manual te dá.

Sempre que compro um título para PlayStation 3 eu checo o peso da embalagem. Quanto mais pesada (como a de "Metal Gear Solid 4" ou "Catherine"), mais feliz eu serei com minha nova aquisição.

Marco Rigobelli: para mim, os manuais sempre fizeram parte da experiência do jogo. São o primeiro contato que os jogadores têm com o mundo no qual acabarão imersos (ou não) e supostamente é nele que as informações importantes sobre o jogo deveriam estar. Em certos casos, como nos jogos da Rockstar, os manuais são trabalhos minuciosos que tentam emular a atmosfera do jogo. "GTA IV" e "Red Dead Redemption" tem dois dos melhores encartes que já vi nessa geração. Infelizmente, isso aos poucos foi morrendo.

"Gears of War" é uma série que funciona como exemplo disso: O primeiro tem um manual fantástico que dá detalhes das armas e da história do jogo, enquanto o segundo segue o mesmo padrão e o terceiro começa a ignorar todas essas qualidades até chegarmos em "Judgment" que não tem nenhum encarte.




Fonte: Pop

Comentários

22 Set, 2013 - 17:12

Comentários

Killua_099 26 Set, 2013 02:03 0

Lembra quando os jogos não tinham nem tutorias e eram ****s? eu lembro. e ninguém reclamava.

Fabricio Santos 23 Set, 2013 20:08 0

Acho que Digital tenho dois jogo fisicos que o manual é digital...

Ghirard 23 Set, 2013 13:40 0

Com o grau de dificuldade dos jogos atuais, pra que manual? Você aperta um botão e tem "visão além do alcance", na primeira faze dos games você faz tutorial... Hoje em dia vem tudo vomitado, se você tem que ir em algum lugar, vc aperta um botão e aparece uma seta enorme e iluminada como um letreiro de bordel indicando pra onde se tem que ir... Manual atualmente é só pra deficiente mental...

Ghirard 23 Set, 2013 13:35 0

# felipegdilkin

A pirataria irá acabar quando não houverem mais LADRÕES. FATO.

felipegdilkin 23 Set, 2013 12:28 2

Se não querem mais colocar manuais em papel, coloque então brindes e "nerdbonus". Peguem de exemplo o The Witcher 2 Enhacement Edition, que vem com um livrinho de quests, mapa do jogo, manual e um disco com a soundtrack do game, e sem ser a versão "platinum" ou como Starcraft 2, que vem com adesivos e outros colecionáveis legais.
Pirataria ira acabar quando valer a pena comprar os jogos!!!

juniorthrash 23 Set, 2013 11:57 1

Pra quem é colecionador como eu, é muito chato isso. Veja bem, tenho varias coleções como: Doom,Quake, Half-life, Diablo, Hexen, entre muitas outras coleções, todas com encarte, posters, isso é demais, agora você comprar um game caro como é hoje e não vem nada, é decepcionante para colecionadores. Quando é na Steam, eu faço a capa do game ou busco na galera que faz online e imprimo o manual pelado digital, alguns vem até um manual legal, mas fora isso vem somente o basico mesmo, ô coisa chata, eu prefiro mesmo é o manual e a caixinha com o game.

MarcioTD 23 Set, 2013 08:26 0

Eu não tenho certeza, mas eu acho que isso é só em jogos produzidos no Brasil, ou produzidos lá fora, mas especificamente para os brasileiros.
Infelizmente, todas as empresas do mundo, de qualquer setor. (carros, motos, eletrônicos, brinquedos, calçados...) Sabem que brasileiro paga caro em qualquer porcaria.

mrhermes 23 Set, 2013 07:10 0

Imprimir os manuais é um custo extra, claro que não reflete no preço para o consumidor mas sim na produção. T.T
O Manual do Assassin's Creed III é dentro do game. LOL

leosenin 23 Set, 2013 02:03 1

Posso estar sendo injusto, mas notei essa falha com a activision a partir do call of duty MW 2, MW 3, BO 1 e 2, só tinha um folhetinho, brochei com god of war ascension e the last of us com seus manuais online, ate os jogos do wiiu estão com mini folhetos, a unica empresa que capricha é a rockstar, mesmo assim ainda prefiro a mídia física!

idpxp 23 Set, 2013 00:59 3

Os jogos deveria vir como o Red Dead Redemption e GTA V,com mapas e outras coisas do tipo(porque pagar mais de R$160 em um jogo para chegar na hora e vir só um folheto e o disco é de dar raiva).E não com só um folheto(tipo aqueles de supermercado).

kronus005 23 Set, 2013 00:40 1

os cara tao fazendo um trabalho tao vagabundo que nem manual tao mandando mais pqp

MassacreSK8 22 Set, 2013 20:54 0

poha, fiquei extremamente magoado qdo comprei o castlevania de 3ds, poha, veio tão capado q deu vontade de nunca mais comprar nada... veio igualzinho a copia digital, sem poha nenhuma pra ler ou poste ou nada, antigamente qdo compravamos um game, vinha tanto papel q dava raiva, mas parecia q o $$$$$ tinha sido bem empregado