Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Já gastamos mais do que a Terra pode nos dar esse ano

Parabéns a humanidade! Nós acabamos com o Planeta esse ano e ainda nem saímos de agosto!

Precisamos de mais Terras



A Terra pode ser vista como um grande ser vivo, que é capaz de oferecer uma determinada quantidade de coisas, por ano, a seus habitantes. Só que o consumo anda tão exacerbado que, cada vez mais, nós estamos gastando mais do que nosso planeta pode dar.

A Terra é capaz de reciclar uma determinada quantidade de lixo por ano, é capaz de gerar certo número de alimentos e sua capacidade de repor bens e animais também é limitada. O ideal seria que nós consumíssemos, menos do que ela pode dar, só que não é bem assim…

Nesse ano, os recursos que a Terra teria para oferecer a humanidade de uma maneira sustentável acabaram no dia 20 de agosto, três dias mais cedo do que no ano passado, mantendo a média que vem desde 2001. Isso quer dizer que, para o sustento de nossa sociedade atual, precisaríamos de mais ou menos uma Terra e meia.

Só que nós não temos isso, por isso cada vez mais a situação vai piorando, pois para manter 7 bilhões de pessoas, temos que exigir mais do que o planeta pode dar.


Consumindo demais

Imagem

Alguns países consomem muito mais do que produzem por seu tamanho. Como o Japão que, para ser mantido, precisaria ter 7 vezes seu tamanho. Isso faz com que recursos tenham que ser buscados em outros lugares, só que daí esses lugares acabam com um problema e tudo vira uma bola de neve.

Se continuarmos nesse ritmo, lá pelo meio do século, a humanidade estará consumindo duas Terras por ano. E esses problemas vão acabar surtindo efeito no clima, na biodiversidade, no meio ambiente, em tudo. Ou seja, estamos andando para um caminho sem volta, que só nos dá duas opções:

Achar outro planeta ou cuidar melhor desse!

Fonte: Minilua

Comentários

23 Ago, 2013 - 00:57

Comentários

Referson 23 Ago, 2013 18:32 0

Precisamos ser menos humano! "sempre quis dizer isso"

sophos_nsm 23 Ago, 2013 17:35 0

Pallas concordo da primeira a ultima palavra. Alguns ambientalistas são anti-humanos, de por eles tirariam o homem da terra. Eu penso diferente, eu penso que o ambientalismo deveria servir exatamente para proteger o hatitat do ser humano no curto e medio prazo (enquanto ainda estamos preso nesse planeta). Quem vai se lascar? A terra? Não! a terra vai continuar por ai quando nós colapsarmos... quem vai se lascar é a propria humanidade, especialmente os mais pobres.

Pallas 23 Ago, 2013 16:57 2

sophos_nsm, certamente não é natalidade. Querem saber o problema? Sabem aquela mulher cheinha que compra roupa todo o fim de semana pra usar umas cinco ou dez vezes no máximo pra depois tocar pro fundo do armário? E aquele cara que troca o celular, as TVs da casa, o computador, os eletrodomésticos e o que mais tiver de eletrônico uma vez ao ano? Esses são os sujeitos responsáveis por todas essas notícias desgraçadas. As pessoas não compram mais por necessidade, hoje elas compram por impulsos irracionais que vão fazer ela se sentir bem, é o que chamam de "falsa felicidade". Só os EUA, com 5% da população mundial, sao responsáveis por cerca de 35% das emissões de carbono (até mais se for considerar as fábricas que as empresas estadunidenses instalam na China), consome 1/4 de toda a energia produzida no mundo (sendo que a principal matriz energética estadunidense vem da queima de combustíveis fósseis) e, se formos juntar todos os países desenvolvidos, eles somam 1/5 da população mundial e consomem 80% dos recursos naturais. Aí é como diz a notícia, um dia isso vai virar uma bola de neve gigantesca com direito a aquecimento acelerado do planeta, escassez de recursos, demissões em massa, crises jamais vistas antes... Aí é com vocês, podem tanto pagar pra ver quanto evitar esse colapso.

HugoBottaro 23 Ago, 2013 15:24 1

Guerras, guerras resolverão esse problema de população

sophos_nsm 23 Ago, 2013 13:25 0

ziriguidum23 o problema nem de longe é a natalidade. A Africa tem muito mais gente e consome menos recursos que um reino unido por exemplo ou por um estados unidos.

Na verdade o controle de natalidade seria até besteira nessa altura do campeonato já que estamos proximos a inversão da curva populacional (ela diminuira nas proximas decadas (no maximo um seculo) quer queira quer não naturalmente). isso se não ocorrer uma guerra por que ai ela dminuira em ritmo vertiginoso ainda mais rapidamente.

Marlon018 23 Ago, 2013 12:25 1

É pouco planeta para muita gente. Tá na hora de encontrar outro planeta para viver (e destruir)!

ziriguidum23 23 Ago, 2013 12:06 4

Estou falando de forma utópica, mas seria necessário um controle de natalidade rigoroso para (a longo prazo) reverter essa situação.

sophos_nsm 23 Ago, 2013 09:54 3

se somos o parasita somos tambem o hospedeiro; sera a humanidade que colapsará e não a terra. a terra continuará ai por bilhoes de anos, a vida tambem. mas a nossa especie poderá ter um fim.

e sim estamos cada vez mais proximos de uma guerra geral por recursos (ja temos guerras menores todos os dias, ou acham que a guerra do iraque foi realmente atras de armas quimicas? e a primavera arabe era só por democracia? ou quem sabe a separação do sudão foi so por autonomia...)

mariobroz22 23 Ago, 2013 09:26 1

Prevejo a terceira guerra mundial por recursos básicos infelizmente !!!

fximendes2011 23 Ago, 2013 08:49 1

Estamos destruindo nosso ecossistema e isso é desesperador. Sou um amante da natureza tento preserva-la más sozinho ninguém consegue... Estamos indo para um caminho sem volta... QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS...

chucky515 23 Ago, 2013 08:29 3

por isso que só compros jogos steam

artur360 23 Ago, 2013 07:37 2

é a ***** ficou seria

Notícias