Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Fanboys: quando os consumidores se transformam em torcedores de uma marca



"O PS4 tem um hardware melhor, se liga". "O Xbox One tem computação em nuvem e um controle mais anatômico". "Vocês vão ver quando um novo Mario ou Zelda sair para Wii U". "Android é open source, Apple fica no mundinho dela". Essas discussões são frequentes em fóruns e comentários de matérias, inclusive aqui na Tribo.

O que será que justifica essa paixão a ponto de o seguidor de uma marca defendê-la a unhas e dentes como se ela fosse seu time de futebol do coração? É bem possível que você se enquadre em algumas características daquilo que chamamos de "fanboy" – e isso não é necessariamente ruim. Porém, assim como tudo na vida, qualquer coisa em exagero pode culminar num tom desagradável. Se você tem uma opinião muito forte a respeito de uma marca, provavelmente é um fanboy e nem sabe.


Mas enfim, o dicionário diz o que é um fanboy?

Imagem

A maioria não. O termo nada mais é do que uma derivação de "fã", indivíduo que manifesta grande admiração ou interesse por alguém/algo (times, marcas, artistas, políticos, músicos etc.). "Boy" é uma palavra que pode ter carga pejorativa e geralmente se encaixa em apelidos de tom duvidoso – vide "playboy" (garotos mimados), "gogo boy" (dançarinos genéricos), entre outros.

Imagem
Será que isso é um "caixista"?


É até estranho pensar que a definição de "fanboy" não é autoexplicativa. Na internet, o termo parece uma bomba arremessada no meio de discussões. Quando um acende o pavio, o restante começa a se manifestar e as brigas em torno de uma marca rolam soltas.

Não há um período preciso da origem do termo "fanboy", mas os registros dão conta de que a palavra surgiu lá nos meados de 1920, quando incendiaram as primeiras discussões em torno de histórias em quadrinhos (forte item de entretenimento da época), e significava literalmente um "jovem fã". Segundo Harry McCracken, jornalista norte-americano que atuou na CNET e na revista PC World, o termo é uma junção de "fan" e "funboy", cujo propósito era ser "depreciativo, mas de modo amistoso". O termo acabou se infiltrando no segmento tecnológico e na cultura geek – na qual os games se inserem como vertente mais forte nos tempos atuais.

As derivações do fanboy – "haters", "trolls" e outros

Diversas figuras camufladas por variados apelidos permeiam a internet. Em comentários aqui na Tribo (sim, nós lemos tudo), é absolutamente comum os "haters" se manifestarem. O termo talvez se refira a uma renovação do "do contra", indivíduo que é sempre contrário ao que lê ou vê e só sabe criticar sem enxergar as vantagens – talvez porque não as queira enxergar.

Os "trolls" são internautas que simplesmente querem ver o circo pegar fogo. Eles aproveitam a seção de comentários para tacar a lenha na fogueira. Numa notícia bombástica e que talvez nem tenha muito a ver com o universo daquilo que ele curte, o troll vai lá e joga tudo no ventilador para incendiar os comentários. Alguém aí se lembra da redenção da Microsoft quando ela resolveu voltar atrás com todas as suas políticas restritivas? Clique aqui para refrescar a memória. Trolls, haters e fanboys não faltaram. São verdadeiros trolleiros ou trolladores.


Imagem
Um "trolleiro" ou "trollador" é mais ou menos isso aí: pisa em cima das marcas e só quer ver o circo pegar fogo entre os fanboys.


Android x Mac – e na briga entram Samsung, LG, Sony Xperia, iPhone...

As discussões acaloradas não acontecem somente no universo gamer e no futebol. Elas rolam também nos assuntos pertinentes a super-heróis (DC x Marvel), filmes, canais de televisão e... Dispositivos mobile.

As fiéis legiões de seguidores da Apple formam filas homéricas no lançamento de um produto da marca. Guiados pela maçã de Steve Jobs, os fãs não abrem mão daquilo que julgam como o "sistema operacional mais estável e seguro" e não costumam entrar em discussões de fanboys por julgarem que seu aparelho é superior.

Os adeptos do Android têm na manga o forte argumento de que o sistema operacional da gigante Google tem a mesma filosofia liberal da empresa, isto é, um sistema "open source" que abre um leque de opções ao consumidor e deixa o aparelho em terreno compatível com praticamente quaisquer aplicativos.


Imagem
Usuários da Apple sendo conduzidos ao lançamento de um novo produto da marca.


Mas o grande lance dessa história de Android é que as brigas são "fratricidas", isto é, "ocorrem entre irmãos". Vejamos: marcas como Samsung, LG e Sony Xperia, as maiores em smartphones e tablets que não têm o emblema da maçã estampado no produto, têm fãs que brigam por razões menores, mas que são motivo de orgulho: estética do aparelho, poder de hardware, tamanho de tela etc., mesmo que todos usem Android. A briga entre Samsung Galaxy e Sony Xperia foi ganhando corpo com o decorrer do tempo – mas os donos desses aparelhos não perdem a chance de tirar uma casquinha de sarro da Apple quando podem.

A coisa é tão acirrada que diversas teorias conspiratórias surgem quando acontece algum acidente envolvendo esses aparelhos. Recentemente, um Galaxy S3 explodiu e causou ferimentos graves em uma jovem. Surgiram vários comentários fanboys. "Samsung e suas bombas de plástico", diz um deles. O pavio é curto: os defensores da marca se pronunciaram e uma discussão quilométrica foi iniciada com a "oposição".

Situação parecida ocorreu com um celular da LG, cuja bateria explodiu após quatro meses de uso. A marca não é motivo de tanta chacota como as outras, mas o fato deu corda para discussões. O maior orgulho dos "antiApple" talvez tenha sido um recente acidente que ocorreu na China. Um iPhone ligado à tomada liberou uma descarga elétrica e deixou um chinês em coma. Comentário número 1? "iPhone matando mais que a dengue". Para alguns, a marca é uma "doença".


Imagem
Será que ele é fanboy da Apple?


Os "xiitas" dos consoles

Nintendistas, sonystas e caixistas. Fãs fervorosos que não aceitam uma sugestão do tipo "quando você vai trocar de video game?". Veja as alcunhas que esses fanboys costumam dar ao seu habitat:

  1. "Big N" ou "Mariofans" para a Nintendo;
  2. "Sonystas" ou PSFans" para os consoles da família PlayStation;
  3. "Caixistas" no caso dos adeptos da Microsoft (o termo vem de "box" do Xbox, cuja tradução é "caixa" ou "caixa X").


Os fanáticos ao extremo atribuem esses títulos a si mesmos e se agarram cegamente à marca ou à empresa, comprando briga com qualquer jogador que não esboce as mesmas emoções radicais que eles. Irritá-los é mexer no ninho de cobras.


Imagem
Observe profundamente o olhar do rapaz. Agora tente falar mal da Nintendo.


Como irritar um fanboy

Os fanboys são facilmente comparáveis a torcedores de futebol. Você até pode começar a falar do time alheio, mas não se aventure muito em críticas ou vai sobrar para você numa longa discussão que pode se direcionar para um tom agressivo.

Não sugira que ele mude de time, isso não vai acontecer. Da mesma forma, não faça propagandas de outra marca, pois o fanboy continuará vestindo a camisa de sua favorita. Não critique piamente a filosofia do clube dele – ou da marca, nesse caso –, pois isso só vai acirrar a discussão. Acima de tudo, não coloque a paixão desse "torcedor" em xeque porque ele vai retrucar na mesma moeda e dar início a uma interminável discussão.

Veja o que você não deve dizer:

  1. A um sonysta: "Você vai desbloquear esse console?";
  2. A um caixista: "Quantos jogos a LIVE te deu esse mês mesmo?";
  3. A um Nintendista: "Quando você vai comprar um video game sério?"
.


Enquanto isso, os jogadores de PC assistem de camarote e dão risada

Claro que, no balanço geral deste artigo, estamos descrevendo os perfis mais comuns e "radicais". Os jogadores de PC devem ser considerados, mas sempre se mostram mais neutros com relação a opiniões sobre os consoles. Há registros de "PCeístas" por aí, mas eles costumam ser bastante equilibrados. Na verdade, eles assistem de camarote a todo o campo de batalha em que os fanboys se digladiam e dão risadas.

O vídeo a seguir bombou na internet quando a Microsoft anunciou o "family share" do Xbox One antes de ter cancelado suas políticas restritivas. Francis, o rapaz discursando em frente à câmera, esbraveja toda sua fúria e destrói um Kinect diante dos olhos de todo mundo:




A concorrência sadia: quem sai ganhando? Todos nós

Não adianta torcer para que a outra marca se dê mal. Muitos pregam o fim da Nintendo dizendo que ela pode seguir o mesmo caminho da SEGA, outros torcem para que o Xbox One sepulte a Microsoft nos games e muitos praguejam a Sony para que a sua rede seja invadida novamente e culmine no fim da PSN. Isso é saudável? Jamais.

Quanto mais consoles, melhor para todo mundo. Os consumidores fomentam o mercado. O leque de opções não é apenas "legal": é algo necessário. Tudo funciona como uma espécie de gangorra em que uma marca constantemente "empurra" a outra, obrigando-a a implementar melhorias em serviços, produtos para o jogador, preços de jogos, hardware etc. Se a marca X não melhorar, a Y pode ultrapassá-la. Enquanto isso, a marca Z pode assistir a toda essa briga e se aproveitar da situação alheia para dar uma arrancada.

Assim o mercado funciona: uma marca sustenta a outra e nenhuma pode reinar sozinha na cadeia do consumismo, ou em algum momento essa marca pode avacalhar os consumidores – afinal, eles não terão outra opção.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

25 Jul, 2013 - 21:16

Comentários

Daniloa7x1 29 Jul, 2013 10:41 2

Tenho 16 anos faz 3 ou 2 anos eu era um fanboy de COD ( nunca fui fanboy de plataforma pois tenho Pc, Xbox 360 e um PS3 ---- já tive um SNES, Sega, Artari CCE, Mega Driver e outros quando era mais pequeno ), hoje não sou fanboy aprendi amar todos os jogos tenho no Pc os menhores jogos ( Couter Strike 1.6 e Half Life 2 ), no Xbox 360 tenho o Halo ( todos ) e o Gears of War ( todos ) tenho outros mas não importa, no PS3 tenho Uncharted ( todos ) Infamous ( todos ) pretendo ter o The Last of Us e Battlefild 3 cuho minha battlelog aqui &rt; http://battlelog.battlefield.com/bf3/soldier/BrasilHue/stats/895755898/ps3/ < aonde jogo acho faz uma ou duas semanas e to no Level 20 quase 21. E VOU COMPRAR O WII U, 3DS, PSP VITA, OUYA, O CONSOLE DA NVIDEA. vlw, flw

Darthbighead 26 Jul, 2013 23:29 2

Concordo com Deraldo Luis, sou fanboy do meu bolso. Eu jogo no pc, e como qualquer outra plataforma tem seus prós e contras. Todas as plataformas tem seus meritos, suas qualidades. Eu gostaria de jogar um god of war, mas não vou comprar um playstation para jogar um jogo. Sou a favor da diversão, joguei river ride do atari, super mario na nintendo, alex kid no master system.... e hoje jogo crysis 3 no meu pc (mas tomb raider esta uma obra de arte e ainda mais por 20 dilmas no steam). Gente, menos discuções e concorrencia é melhor coisa que existe para nós consumidores.

joao2345 26 Jul, 2013 22:37 1

a única briga que eu quero são as empresas brigando pelo nosso dinheiro

sophos_nsm 26 Jul, 2013 21:51 -1

Tiagonery9 sobre os multiplataformas é um bom ponto, mas eu cheguei a conclusão (talvez fanboy) de que eu gosto da nintendo é exatamente pelo que ela se diferencia e naõ pelo que ela se aproxima das demais. nos temos dois consoles (playstation e xbox) muito proximos, se vc escolhe um ou outro não vai econtrar muita coisa diferente. são exatamente feitos para o mesmo público. e temos a nintendo que sempre busca se diferenciar, sair da guerra e ir por um caminho diferente. ora se eu gosto mais da nintendo do que das demais por que diabos eu desejaria que ela fosse mais parecida com as demais? se eu quero algo parecido com as demais eu simplesmente compraria -prefereriria - as demais e não ela.

claro é bom agradar a varios tipos de públicos, mas acho que eu especificamente tenho que me preocupar com o que eu gosto e não com o que outros tipos de publicos gostam.

claro volta e meia eu queria jogar o tombraider no meu nintendo wii. mas se eu naõ tenho ele n wii fazer o que? ou compro outro console ou não jogo. afinal não preciso jogar todos os games da geração

Tiagonery9 26 Jul, 2013 20:57 1

Bom eu torço pela microsoft, mas nem sonho em comprar console de nenhuma das impressas, pq não tenho condição financeira. não quero que a Big N acabe ao contrario quero que ela espanda. o que gostaria e que todos os jogos fosse multiplataforma

sophos_nsm 26 Jul, 2013 20:53 -1

isso é uma discussão de fanboy
http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2012/10/20/2606200-8636-rec.jpg[img]
[img]https://lh3.ggpht.com/-YtW8Eg5aTEg/ULapJAufR3I/AAAAAAAAC1I/IFcsO8_f9Z0/s400/King-Nintendo-Fanboy-7-18-2012.jpg
http://img.olaserragaucha.com.br/blogs/ensaios/1316467276069299.jpg
http://th08.deviantart.net/fs71/PRE/f/2011/157/3/5/link_cosplay___zelda__her_hero_by_eressea_sama-d3i84tt.jpg

isso é uma discussão de hater
http://i.ytimg.com/vi/hEeq3uFqul4/0.jpg
https://lh3.ggpht.com/-6y8GEnXcL5I/To7xr9_dDzI/AAAAAAAAAFA/rYJ1ebGE5-A/s640/tirinhadesprezouno****

a diferença? apesar do fanboy parecer meio ridiculo para quem está de fora ele não prejudica a ninguem. é so alguem que perdeu as redeas e passou a gostar mais do que deveria de algo. esses são apenas alguns niveis absurdos, mas todos somos fanboys de alguma forma, nem que seja de time de futebol. mas a maioria aqui ja defendeu um jogo ou marca ou console ou heroi de quadrinhos ou filme ou sei la. isso é ser fanboy de nivel baixo. ser de nivel alto (zerar o fanboy-game) é ir para convenções vestido de persnagem huahauhahuauha.

O grande problema são o segundo tipo. ou seja os haters. eles não apenas são fãs. algumas vezes nem são fãs. não é raro um hater que odeia a nintendo passar mais tempo odiando a nintendo que jogando pc, ps3 ou xbox. Não é raro um odiador de pc perder mais tempo em foruns de pc do que nos foruns de consoles... e por ai vai.

o grande problema é que esses haters vão sempre encontrar terreno fertil para flamewars justamente em foruns repletos de fanboys (pelo amor de deus gente se vc fica muito tempo emum forum e incluo o tribogamer de algo vc já é fanboy, não adianta fugir!)

Delutto 26 Jul, 2013 20:06 2

Bom, eu acho que o termo fanboy acabou ficando meio distorcido (e a grande culpado por isso foi a GV... hehe...).
Na minha concepção, fanboy é um cara que tem uma estimação por uma marca/produto e está sempre torcendo o promovendo tal coisa.
Agora o cara que defende incondicionalmente essa marca e despreza suas concorrências, esse cara NÃO é um fanboy, é um fan******. Esse tipo passa por situações ridículas, constrangedoras e até(na maioria das vezes) agressivas para "defender" sua marca. Esse caráter incondicional de idolatração e superioridade que define o fan******.
Fanboy não é assim, vejam o exemplo do gordinho do vídeo acima, ele mesmo sendo um super fã do XBOX, disse que o novo ficou uma shit e que vai comprar um PS4. Um fan****** NUNCA faria isso, ainda mais assumiria tal coisa.

@chinobistar
Cara, como muitos já disseram, esse é um site voltado a traduções para jogos de PC, nada mais natural que a grande maioria dos usuários terem preferência por essa plataforma, ainda mais em uma news sobre determinada plataforma, isso é regra. Se vc entrar em uma news falando sobre XOne, verá comentários de apoio positivados e comentários opostos negativados e vice-versa, pois a news atrairá mais usuários da plataforma em questão do que usuários de outra plataforma.
Eu por exemplo, acesso poucas news onde o assunto é consoles dessa geração, pois tenho nenhum deles, o que eu vou encontrar de meu interesse nela? Agora quando o assunto é PC, SNES ou PSOne, eu acesso, pois tenho interesse no assunto pq já tive ou tenho tais plataformas.
E o que tem de errado eu assumir ser fanboy de PC? Só pq sou adm preciso ser neutro? De forma alguma, tenho opinião como qualquer outro usuário do fórum e gosto de opinar quando o assunto me interessa. Mas sou fanboy, não fan******, tanto que já assumi várias vezes meu interesse por um PS3, defendo com honra o SNES e o PSOne e torço muito pelo sucesso do Wii U.

@Sossap
Cara, não esquente com negativações e muito menos com a maioria de preferência de outra plataforma, se isso te encomoda, você está automaticamente assumindo uma posição de hater, no caso um PC Hater.
Se assim for, se acostume com as negativações e não reclame, assim como eu ne me encomodo com negativações sobre meus comentários contra a EA, já que sou um EA Hater assumido.

Abraços.

silastlopes 26 Jul, 2013 18:25 2

existe uma questão psicológica chamada EGO que alimenta toda a questão.

quando compramos algo, sempre queremos ter feito a "melhor decisão", logo quando escolhemos uma marca ou modelo ou SO de processador ou placa de video ou smartphone ou console.

sempre queremos ter o orgulho de dizer que escolhermo o melhor, fizemos a escolha CERTA.

esta tal escolha CERTA geralmente ganha 3 variáveis...

O melhor custo beneficio. - (para quem o ego é voltado no sentido de - EU compro pensando na melhor opção que cabe no meu bolso, pq n jogo dinheiro fora.)
O mais potente. - (para quem o ego é voltado no sentido de - EU compro o melhor disponível do mercado, pq eu posso ou quero.)
O mais versátil. - (para quem o ego é voltado no sentido de - EU tenho mais opções ou compatibilidade ou utilidade com este produto X )

seja qual for o que cada pessoa define como: A ESCOLHA CERTA... ela acaba tendo a DEPENDÊNCIA de auto afirmação diante todos, ela precisa que todos concordem que ela É capaz de escolher o melhor, e para isso dela DEFENDE sua escolha, e de quebra ataca a outra opção que ela não fez....

afinal Só PODE TER UMA ESCOLHA CERTA? correto? e se é a que vc fez! a outra OBVIAMENTE, precisa ser inferior, e vc precisa mostrar a todos que ela é inferior, e assim continuar a auto afirmação que VC fez a escolha certa por N motivos...

AI entramos na questão! PQP pq diabos alguem pensa que existe realmente algo como ESCOLHA certa? A MELHOR escolha? se gosto é que bem Cú e cada um tem o seu!

logo as variáveis do que CONCEITUAMOS como o MELHOR CUSTO BENEFICIO, O MAIS POTENTE e O MAIS VERSÁTIL.

varia de pessoa para pessoa...

se eu pegar aqui 10 resposta do que seria o melhor custo beneficio sobre - processadores/placas de video/console e smartphone... por mais parecidas que fosse as respostas, ainda existia diferença conceituais significantes, se pedi para da NOME as preferencias e justificar encima do custo beneficio o resultado seria consideravelmente aleatório..

Custo beneficio é so 1 das 3 variáveis.... se repeti o processo com as outras 2 varias, vai existi infinitas possibilidade, pq o gosto e a conceitualização varia de pessoa para pessoa.

estas 3 variáveis juntas (e outras mais que nem pensei) so para formar o que cada 1 chama de escolha certa... a escolha que precisa ser defendida para que ELE tenha certeza que escolheu o melhor, usando o processo de auto afirmação.

MZKfeitosa 26 Jul, 2013 17:48 2

essa news esta trolando os fanboys, kkkkkk e eles não percebem kkkkkkkk

Luchta 26 Jul, 2013 17:45 0

@chinobistar

Ok, idem!

chinobistar 26 Jul, 2013 17:08 1

# Luchta

Chega. Se ficou ofendido, peço sinceras desculpas. Agora vamos parar com essa briguinha de criança idiota.

TONY MIG 26 Jul, 2013 17:05 1

REAÇÃO DOS PANBOYS A ESSA NEWS:
http://i.imgur.com/frnXxyM.gif
REAÇÃO DOS JOGADORES DE PC:
http://media.tumblr.com/542a066e4d3dc2c962baba62d86f748c/tumblr_mk6s3dzjLf1qbdynmo1_400.gif

Notícias