Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Ken Levine defende a violência nos jogos como parte da narrativa



Em entrevista ao programa de rádio On Point, o criador de Bioshock Infinite, Ken Levine, foi convidado a falar sobre o desenvolvimento do jogo e a indústria de games em geral. Como o título se trata de um FPS, não demorou muito para o apresentador Tom Ashbrook trazer à tona um incidente polêmico recente, no qual alguém matou com tiros 20 crianças e seis adultos. Levine defendeu os jogos, dizendo que eles seriam uma maneira de se defender contra a violência.

Ao relembrar a sua infância, Ken Levine disse que ele era um nerd sem muito trato social, então tendia a ser excluído das rodinhas dos colegas. O que o defendeu dessa realidade triste foi conhecer o RPG de mesa Dungeons & Dragons, o qual na época fez muitas crianças se matarem e sumirem ao explorar cavernas. Porém, segundo ele, o mesmo aconteceu com histórias em quadrinhos e com rock and roll, isto é, não é culpa dos jogos.

Dessa forma, ele afirma que a violência nos jogos é uma das ferramentas de quem cria a história, podendo ser uma parte fundamental da narrativa. Ele ainda diz que ela é usada como recurso desde o alvorecer das narrativas, o que é verdade se você considerar que os primeiros registros escritos de literatura são os poemas épicos de Homero, a "Ilíada" e a "Odisseia" – o primeiro mostra descrições sangrentas de batalhas, por exemplo.

Para ouvir a entrevista na íntegra (em inglês), clique aqui.

Fonte: NPR

Fonte: Baixakijogos

Comentários

04 Abr, 2013 - 22:32

Comentários

spaizer 05 Abr, 2013 13:45 -2

#akirdy Mano,tudo que eu disse é assunto estudado e que EU LI em livros,não é achismo e nem estudo de internet,eu citei as causas,problemas,consequências e solução,lê os comentário de novo antes de sair me respondendo dessa forma.
Hipocrisia é as pessoas nunca enxergarem os dois lados da moeda,e olharem sempre pro proprio umbigo achando que so pq não aconteceu dela se tornar violenta,isso não possa acontecer com outra pessoa,fora que se você não fica violento você passa a ter menos sensibilidade,cenas que a anos atrás te retorceriam o estomago,hoje seria uma coisa normal e do cotidiano.Mas justamente por isso que eu tb citei que o ato da pessoa ficar violenta com jogos,vem da sociedade e falta de acompanhamento dos pais.

E segundo Bioshock infinite,eu fiz referência ao assunto do topico,'A VIOLÊNCIA NOS JOGOS COMO PARTE DA NARRATIVA'',aquela cena como muitas outras de muitos jogos faz parte ***** nenhuma de narrativa,os criadores do jogo colocam elas de graça,enquanto poderia ter mil formas dela se desenvolver de outra forma.


chucky515 05 Abr, 2013 09:38 2

bla, se todo mundo que jogase jogo violento fosse sair matando já estariamos em extinção ... é assim porque é e não porque jogou um jogo violento -.-

Marlon018 05 Abr, 2013 07:55 2

É justamente por isso que existe classificação indicativa.

Tem pais que ficam bravos quando os filhos jogam games violentos mas esquecem de olhar na capa do jogo onde diz que ele é para maiores de 18 anos.

igorrs1000 05 Abr, 2013 07:41 2

se os pais tem medo que as crianças joguem jogos violentos é só fazer uma coisa simples que é olhar a classificação indicativa do jogo, jogos violentos não foram feitos para crianças se os pais deixam elas jogarem é culpa deles

TONY MIG 05 Abr, 2013 06:47 5

http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/47821_538441066186962_1439379004_n.jpg

akirdy 05 Abr, 2013 04:24 3

#spaizer se você não gosta vá jogar Mario ou outros jogos menos violentos, eu acho uma hipocrisia as pessoas usufruírem de um conteúdo e depois dizerem que ele é ruim, eu jogo Mortal Kombat desde pequeno e nunca bati em ninguém até os ossos dele ficarem a mostra, na minha opinião jogos podem influenciar as pessoas assim como filmes, livros e tantos outros, porém apenas pessoas influenciáveis, por exemplo:
Pessoas que tiveram uma infância ruim, ou até mesmo tem algum distúrbio mental, oque não pode a botar a culpa nos jogos, geralmente a pessoa não foi tão bem criada pelos pais, faltou conversas, lições morais e coisas do tipo, enquanto a cena que você mencionou que o DeWitt enfia aquilo na cabeça do cara ter sido muito violento, eu só posso dizer que o jogo tem uma temática violenta e uma classificação indicativa já dizendo que não é para qualquer um, quem está disposto a comprar e jogar, tem que estar disposto a levar a culpa se depois fizer alguma merd* , passar bem.

Everlan 05 Abr, 2013 01:15 -2

sophos_nsm concordo plenamente com você

sophos_nsm 05 Abr, 2013 01:01 1

não acho que o excesso de violencia em alguns games seja um problema.

acho que o problema é o excesso de jogos com violencia.

acho que isso apelativo e não ocorre em nenhuma outra arte... na musica tem a parte apelativa (alo funk) e normal sendo que a normal supera em muito a apelativa... no cinema, na pintura, seja la em qual arte for.

mas os games hoje tem seus 90% ou mais baseados em gemas com violencia apelativa.

jacaregames 04 Abr, 2013 23:11 3

perfeito o que ele disse

everton666 matador 04 Abr, 2013 23:11 2

as partes mais legal que tinha no novo bioshock tiraram por palhaçada que o povo ficava falando que o jogo tava muito violento.