Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogo Brasileiro: Epifanika anuncia mudanças no game A Luz da Escuridão e possibilidade de ports para IOS/Android



O estúdio Epifanika responsável pelo desenvolvimento do jogo A Luz da Escuridão divulgou a migração do jogo entre frameworks. Sai a framework do Flash Citrus 2 e entra em cena a Citrus 3/Starling.

Entre as vantagens apontadas temos o aumento da performance permitindo o game rodar em resolução HD a 60fps (atualmente roda a 30fps em 800x400), suavização dos sprites e o principal: possibilidade de portar o game para Android (quem sabe para Ouya) e para iOS. Entre as desvantagens listaram um pequeno atraso no desenvolvimento do game já que algumas coisas terão que ser refeitas.

Também divulgaram uma nova techdemo do jogo que pode ser baixada aqui.

Abaixo o comunicado completo:

Como muitos devem saber, desde o começo do desenvolvimento do Luz da Escuridão trabalhamos com uma engine de Flash chamada Citrus. A primeira build do jogo, que era mais uma techdemo rodava na primeira versão da Citrus, a demo pública lançada há semanas roda na segunda versão da Citrus.

Já há algum tempo essa ótima framework para desenvolvimento de jogos na plataforma Flash recebeu sua terceira versão, que trás evoluções muito boas. Uma das grandes mudanças é o suporte ao Stage3D, introduzido na versão 11 do Flash, através do framework Starling. Estes novos recursos permitem que aplicações desenvolvidas em Flash utilizem todo o potencial presente nas GPUs modernas, aumentando em muitas vezes a performance e reduzindo o consumo de CPU e permitindo muitas outras possibilidades.

Havíamos pensado no ano passado em fazer a migração do projeto para a Citrus 3, mas dado o enorme atraso no projeto decidimos por continuar desenvolvendo o projeto com a Citrus 2 pois assim teríamos uma versão jogável para o público mais rapidamente. A maior parte do código do projeto é independente da Citrus e então era realmente possível adiar essa escolha.

Dentre as vantagens e desvantagens da migração do projeto para Citrus3 / Starling:[/size]

Vantagens:

- Gigantesco aumento de performance vai permitir o jogo rodar cravado à 60 fps em contraste aos 30fps da versão atual.

- Suporte para resolução HD (1980×1080) sem sacrifício de performance em contraste à resolução padrão atual de 800×400 ou 1600×800(grande impacto de performance nesta resolução).

- Suavização dos sprites (eliminando o pixelamento) será padrão e sem impacto na performance Assets em alta resolução não terão qualidade reduzida pela resolução.

- Plataforma iOS e Android passam a ser suportadas pela engine e versões para essas plataformas passam a estar um passo de distância.

- Fim dos problemas de segurança atuais do Flash (tela de configuração, arquivos bat e etc), pois o jogo passará a rodar em Air (simples executável standalone).

- Engine de física Box2D em nova versão com performance até 60% melhor e com outras otimizações implementadas pela Citrus.[/size]

Desvantagens

- Aumento no tempo de desenvolvimento devido à refação de parte do código do projeto. Dentre os componentes que precisarão de maiores mudanças está o sistema de colisão de armas do jogo (hit test) o sistema de efeitos nos sprites (relacionados com status como congelamento e etc), assim como alguns processos relacionados com a lógica das animações dos personagens.

- Implementação dos assets do jogo, embora com maior performance é mais complicado.

Interface do jogo terá que ser re-implementada.

Como é possível perceber facilmente, as vantagens superam muito as desvantagens. Durante as ultimas semanas estivemos fazendo alguns testes de conceito com a Citrus 3 para sabermos o que esperar em termos de obstáculos que possam surgir nesta migração. Uma techdemo pode ser baixada e testada no link abaixo:

A Luz da Escuridão – Citrus 3 Techdemo

Lembrando que isto é uma techdemo e não uma demo de jogo. Não há qualquer elemento de jogabilidade, apenas um teste massivo com vários sprites e artes de cenário. Como visto na imagem abaixo, o demo roda com 12 inimigos complexos na tela ao mesmo tempo à 1080p à 60fps, quando antes não era possível manter 30fps com mais do que 3 ou 4 inimigos complexos ao mesmo tempo.

Imagem

A migração do projeto para a Citrus 3 vai requerer mais tempo de desenvolvimento e sei que muitos já estão impacientes, mas esse tempo extra realmente vai valer apena, ainda mais para aqueles que desejam jogar o jogo em um iPad, iPhone ou dispositivo com Android (foi um dos maiores pedidos que recebemos).

O post com as informações de build do projeto ficará divido em 2, com informações da build atual e a migração para a Citrus 3.

Agradecimentos ao Aymeric Lamboley, colaborador principal da Citrus 3, que tem dado grande suporte para o projeto, inclusive implementando novas funcionalidades na engine e permitindo um processo de migração mais fácil.

Para saber mais sobre a Citrus engine e Starling basta acessar os sites abaixo:

http://citrusengine.com/

http://gamua.com/starling/
.

Fonte: Universe/Thelightofthedarkness

Comentários

25 Mar, 2013 - 11:53

Comentários

Notícias