Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Câmara discute PL que proíbe circulação de cédula de dinheiro no Brasil

Tem se tornado cada vez mais comum utilizarmos cartões para as mais diversas atividades, de pagar contas a liberar a passagem na catraca do ônibus ou da estação de trem/metrô. Com isso, cada vez menos cédulas de dinheiro e moedas circulam por aí, e no que depender de um projeto que será discutido na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11), talvez usemos apenas os meios digitais para realizar as nossas transações financeiras no Brasil futuramente.

Segundo informações que estão correndo a rede, o Projeto de Lei 48/2015 é de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), e visa proibir a circulação de cédulas de dinheiro no país. Nas palavras do político, o avanço da tecnologia pode fazer com que mecanismos como o débito acabem se tornando uma tendência cada vez mais frequente, e por conta disso os bancos não poderiam cobrar nenhuma taxa sobre esse tipo de transação.

Em 2008, 33% das transações no Brasil eram feitas com cartões e, em 2012, esse número correspondia a 37%


Com isso, as cédulas e moedas se transformariam literalmente em artigos de museu, o que possivelmente também colocaria "terroristas, sonegadores, lavadores de dinheiro, cartéis de drogas, assaltantes e corruptos" na "mira fácil do controle financeiro", além de diminuir "práticas de crimes como assaltos a bancos, arrombamentos de caixas eletrônicos, assaltos a postos de gasolina, sequestros, saidinhas de banco e violência em geral".

ImagemEm um país como o Brasil, uma ideia como essa realmente pode funcionar?


O texto também ressalta que tal medida seria útil para zerar os gastos com emissão de moeda, bem como transporte de valores. Caso queira ficar por dentro, a Comissão de Defesa do Consumidor agendou o debate para as 14h30 de hoje, e este contará com a participação de Ilan Goldfajn e Henrique Meirelles, presidente do Banco Central e Ministro da Fazenda, respectivamente.

Dados adicionais

No texto que serve como base para o Projeto de Lei, podemos encontrar dados que demonstram como as transações foram tomando novas formas com o passar dos anos.

"Em 2008, 33% das transações no Brasil eram feitas com cartões e, em 2012, esse número correspondia a 37%. A utilização de cheques caiu de 14% para 6%; já os débitos diretos subiram de 6% para 19% do total das transações sem dinheiro em espécie", revela o texto.

E você, acredita em um país no qual todas as transações serão feitas com cartões ou por meio do celular? Deixe a sua opinião no espaço destinado aos comentários.

Fonte: Tecmundo

Comentários

11 Jul, 2017 - 11:44

Comentários