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Um Big Boss muito mais próximo de Sam Fisher

Por mais que Hideo Kojima já tenha falado bastante sobre Metal Gear Solid V, o novo capítulo da série ainda continua envolto em muito mistério. Apesar de sabermos que Ground Zeroes será uma espécie de prólogo para The Phantom Pain, a forma como esses dois conteúdos serão apresentados ao jogador continua pouco clara.

Independente disso, a promessa é que o retorno de Big Boss aos consoles traga muitas novidades à franquia. Além do novo motor gráfico e da estreia da saga na próxima geração, o jogo ainda conta com algumas mecânicas inéditas dentro do estilo já consolidado por Hideo Kojima. E não se trata apenas de um mundo aberto para ser explorado, mas de outros elementos que podem fazer com que muitos fãs conservadores torçam o nariz.




Metal Splinter Solid

Para celebrar a inauguração de seu novo estúdio, a Kojima Productions convidou alguns jornalistas norte-americanos para conferir um pouco da jogabilidade de Metal Gear Solid V: Ground Zeroes e conhecer quais novidades a produtora preparou para esta retomada da série. Afinal, para vermos todos os recursos que estão por vir, nada melhor do que explorar os primeiros minutos de seu prólogo.

Como o site Polygon descreve, a cena inicial da demonstração é exatamente aquela que vimos na primeira apresentação do game, mostrando o personagem Skull Face em uma prisão militar durante uma noite chuvosa — o que serve como um pequeno aperitivo daquilo que a Fox Engine é capaz de fazer. Depois de uma rápida cutscene que contextualiza um pouco a situação, somos apresentados ao bom e velho Big Boss em uma missão de infiltração à base inimiga.


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No entanto, Kojima faz questão de frisar que, ao contrário de The Phantom Pain, Ground Zeroes ainda não traz um cenário em mundo aberto, o que faz com que o prólogo seja uma transição entre o velho e o novo. Isso não quer dizer, porém, que o conteúdo inédito tenha ficado de fora.

A IGN faz um apontamento bem interessante em suas primeiras impressões. Segundo a página, o pouco mostrado do novo Metal Gear Solid sugere que as mudanças na mecânica foram feitas para torná-lo bem mais acessível a novos públicos, tornando-o muito mais próximo de Splinter Cell.

O primeiro indício disso é que, a partir de MGS V, Big Boss pode marcar os inimigos no cenário, de maneira muito parecida àquela que Sam Fisher já fazia desde Conviction. Com isso, por mais que o personagem esteja andando por uma área totalmente escura, ele é capaz de saber exatamente a localização do adversário.


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E apesar de muita gente questionar se essa adição era realmente necessária dentro da série, a verdade é que ela traz algumas novas possibilidades bem interessantes. A principal delas é a elaboração de novas estratégias de combate. Poder ver o oponente através de paredes permite que você antecipe seus movimentos e crie maneiras de contornar esses pequenos problemas.

Ao ver o inimigo se aproximando, você pode ficar à espreita para agir da melhor maneira possível. Ao atacar de maneira silenciosa, o jogador conta com algumas opções de interação, podendo matar, render ou interrogar seu alvo, o que pode ser bastante útil na hora de obter informações preciosas.

Além disso, esse viés mais tático também influencia as maneiras como o jogador interage com o ambiente. Em determinado ponto da demonstração, soldados utilizam canhões de luz para patrulhar a área e Snake pode usar isso a seu favor. Ao conquistar esses postos de controle, o herói pode direcionar os refletores para seus oponentes e, com isso, atordoá-los por alguns segundos — tempo o suficiente para eliminá-lo ou passar despercebido por ali.

Entre o stealth e o shooter?

No entanto, essas não são as maiores mudanças que Kojima preparou para Metal Gear Solid V. Embora ainda não esteja claro se os recursos apresentados em Ground Zeroes serão levados para The Phantom Pain, é impossível não estranhar o rumo que o estúdio está conduzindo sua maior franquia.

A principal delas é a nova dinâmica de stealth proposta. Ao ser detectado por um guarda — fazendo com que o icônico "!" apareça sobre sua cabeça —, o jogo entra em um modo de câmera lenta por alguns segundos, dando tempo para que você elimine aquele alvo sem que ele dispare o alerta.


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Isso quebra um pouco do desafio que sempre marcou a série, pois deixa um pouco de lado a busca pelo stealth perfeito. Por mais que sua aproximação seja falha, ainda há uma chance para corrigi-la, o que facilita bastante a ação. No entanto, Hideo Kojima garante que o nível de dificuldade ainda não foi ajustado e que a versão final do game trará uma experiência bem diferente daquela que foi mostrada na demo.

Porém, essa facilitação não significa que você não será mais identificado pelos inimigos. Apesar da ajudinha que o jogo oferece, Big Boss ainda pode se transformar em alvo e fazer da prisão militar um campo de batalha.

E aqui temos outra grande revolução em MGS. Como o Polygon destaca, os tiroteios estão bem mais ágeis e dinâmicos, fazendo com que o jogo se aproxime muito de outros shooters em terceira pessoa. E a principal característica que evidencia isso é energia autorregenerativa.


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Quando o jogador é atingido, pequenas marcas de sangue aparecem na tela e basta ele se esconder atrás de alguma barreira por alguns segundos para que tudo volte ao normal. Na demonstração apresentada pela Kojima Productions, não houve nenhuma indicação de que aquilo foi fruto de um item ou coisa do gênero.

Se isso for realmente confirmado, boa parte da questão estratégica que sempre marcou Metal Gear Solid desaparece, pois não será mais preciso economizar rações ou procurar maneiras de manter sua barra de energia dentro de uma margem segura.

Fonte: Baixakijogos

7 Comentários

09 Set, 2013 - 18:55

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Comentários

herbert92 09 Set, 2013 23:00 0

Só falta colocarem um "Dual- Lustre- With-Silenciadores"! kkkk R.I.P. Stealth - Por que fazer o jogador pensar dá mais trabalho do que dinheiro pra essas empresas... Daqui a pouco a expressão "jogar um game" vai ser coisa de gente velha, "assistir um game" é que vai ser a sensação do verão.

Regressado 09 Set, 2013 21:23 2

Poderiam lançar pra PC o Legacy Collection tambem

leadchumbo 09 Set, 2013 19:58 1

Alguém saberia dizer se a versão do pc ainda continua de pé??
Eles ainda estão pensando seriamente em lançar ou mudaram de ideia? Não vejo estimulo nenhum por parte da produtora
no que tange a fortalecer as esperanças que os fãs tanto alimentam. Os fãs Pcistas precisam de notícias boas para acalmar os nervos. Isso também é uma questão de respeito para conosco. Não somos piores nem melhores,somos consumidores iguais.

ziriguidum23 09 Set, 2013 19:30 1

Se é uma coisa que eu detesto nos jogos atuais é a barra de life autorregenerativa. Nem o fator de cura do Wolverine é tão eficiente.

pc_extreme 09 Set, 2013 19:29 2

Torcendo para "uma" versão para pc !!!!

Himura 09 Set, 2013 19:27 1

Bom texto, PORÉM TENDENCIOSO. Muita coisa que foi escrita foi opinião do autor para causar flame. Não adianta tentarmos prever o resultado final. Vindo de Hideo Kojima, eu confio e ponho a minha mão no fogo. Ele sabe o que os fãns querem e certamente será o GOTY do ano que vem....

riber_gabriel 09 Set, 2013 19:14 1

A partir de hoje vou tomar muito cuidado para não morrer na rua,é muito jogo bom saindo.