Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Há ligação entre a violência dos jovens e os video games?



Entre ano e sai ano e o assunto não sai da moda: será que os video games influenciam alguém a se tornar mais violento? Profissionais de todas as áreas opinam, psicólogos apresentam suas teorias e jogadores, muitos até mesmo ofendidos com este tipo de afirmação, contestam a ideia de que jogar GTA pode fazer alguém sair atropelando a galera por aí.

O fato é que os resultados de estudos feitos até os dias de hoje nunca conseguiram provar de forma pontual a influência direta dos video games nos jovens e como é que eles podem acabar deflagrando um comportamento violento.

Christopher J. Ferguson, professor adjunto de psicologia e justiça penal na Universidade Internacional A&M do Texas, por exemplo, cita que "As pesquisas sobre esse assunto não foram muito bem feitas até hoje". Ele se mostra um crítico desse tipo de trabalho que, segundo ele, traz resultados inconstantes, não trazendo relação direta dos jogos eletrônicos e a violência: "Olho para as pesquisas e não consigo dizer o que significam".

Estudos de agressividade

Se alguns não acreditam haver qualquer apontamento positivo nesse sentido, outros cientistas da área acreditam que há, sim, relação entre video games e comportamentos agressivos. O psicólogo da Universidade Estadual de Iowa, Christopher Barlett, conduziu um estudo que avaliou 47 jovens.


Imagem

No trabalho, os alunos da universidade foram colocados para jogar "Mortal Kombat: Deadly Alliance" por 15 minutos. Depois, para avaliar os seus impulsos físicos e psicológicos, os membros da equipe de Barlett disseram para que eles influenciassem outros amigos a comerem porções de pimenta.

O trabalho mostrou que quem jogou "Mortal Kombat" forçou os outros colegas a tomarem porções maiores de pimenta do que outros alunos que anteriormente haviam jogado games considerados como "não violentos".

Outro estudo, realizado pela Universidade de Brock, em Ontário, no Canadá, apontou que os estudantes de ensino médio que se divertiam com os chamados jogos violentos durante períodos maiores de tempo apresentam a tendência de se envolverem cada vez mais em "eventos problemáticos", como brigas no pátio da escola, por exemplo.

Influência da mídia como um todo

Se uma corrente de psicólogos vê relação direta dos video games com a violência, outros, mais ponderados, acreditam que a influência negativa até existe, mas ela não é proveniente somente dos jogos, mas sim, da mídia como um todo. Dessa forma, filmes e seriados da TV, por exemplo, também seriam capazes de tornar as pessoas mais violentas.

O psicólogo Craig A. Anderson, da Universidade de Iowa, nos EUA, comenta que a literatura e todas as pesquisas já realizadas nesse sentido mostram que as chamadas mídias violentas são um dos fatores envolvidos na violência dos jovens. Segundo ele, há vários pontos que podem influenciar alguém negativamente, como sentir-se socialmente isolado ou intimidado. Assim, a mídia seria somente mais um a ser estudado.

Massacre em Sandy Hook

O recente massacre na escola Sandy Hook, nos Estados Unidos, reacendeu essa discussão sobre a violência versus os video games de forma contundente. Em suas investigações, os detetives da cidade tentam descobrir, por exemplo, se o atirador Adan Lanza estava "simulando" uma situação vivida nos jogos eletrônicos.

De acordo com a polícia, Lanza passava várias horas por dia jogando games de tiro, isolando-se da sociedade e passando grande parte do tempo no sótão da casa, local onde ficava o seu quarto.


Imagem

Ainda segundo a polícia, antes de dar início ao massacre, o jovem teria destruído o HD do seu computador, supostamente apagando as evidências do planejamento das suas ações – e também de quais jogos ele estaria jogando no PC.

Válvula de escape?

Apesar dos estudos e afirmações de diversos especialistas, se você perguntar para um gamer se ele acredita que os jogos eletrônicos o deixam mais violento, ele muito provavelmente irá achar a questão um verdadeiro absurdo.


Imagem

A maioria dos jogadores diz que os títulos mais "agressivos", vamos dizer assim, funcionam como uma espécie de "válvula de escape". Ou seja: você vai no Call of Duty, detona com alguns bandidos, e assim ficaria bem mais relaxado. Os psicólogos, contudo, refutam essa ideia veemente.

O fato é que algumas estatísticas do governo norte-americano mostram que o número de jovens infratores caiu mais de 50% entre os anos de 1994 e 2010 – mesmo período em que as vendas de video games explodiram e mais do que duplicaram.

Além disso, Michael R. Ward, economista da Universidade do Texas, publicou um estudo no qual ele e a sua equipe mostram que as taxas mais elevadas de vendas dos jogos violentos estão relacionadas a uma notável diminuição de ocorrência de crimes ocorridos no mesmo período. Uma das razões seria o fato de que em vez de estarem "aprontando" nas ruas, os jovens estariam em casa jogando video games.


Imagem

Entretanto, ele lembra que as ondas de violência são eventos sazonais e que pode não haver uma ligação direta entre uma ocorrência e outra. Ou seja, não é possível afirmar com certeza que isso faz realmente sentido. O fato é que essa discussão promete durar ainda muitos anos. E você, o que acha?

Fonte: Baixakijogos

Comentários

20 Fev, 2013 - 11:09

Comentários

Amarath8 21 Fev, 2013 11:02 1

Esta é um questão bem controversa. Aqui no Brasil também temos estudos de psicologia que se dedicam a analisar estas questões, no entando a psicologia americana ainda se palta no behaviorismo (comportamentalismo) fazendo pesquisas deste cunho, que são muito questionadas mundo afora, e inclusive pelos profissionais no Brasil.
Primeiro devemos esclarecer a qual violência nos referimos, pois há correntes da psicologia que discorrem que a agressividade não é algo necessariamente negativo, ela também ajudaria as pessoas a se imporem, e terem garra para "lutar " na vida.
Atualmente temos pesquisas e praticas no Brasil que utilizam jogos para fortalecer laços sociais entre jovens em abrigos por exemplo. Até hoje todas as notícias que li sobre o assunto em forúm deixam muito a desejar em profundidade, se vocês querem saber mais, leiam pesquisas completas sobre o tema (artigos cintíficos) que apresentam as questões de forma mais concreta, e não recortes feito por pessoas que não estudam a fundo a questão e querem "informar" os demais dos supostos "resultados". A pesquisa científica leva em conta uma série de questões e existem inumeras formas de se coletar informaçoes e nenhuma delas é neutra, todas afetam os individuos pesquisados de determinadas formas.

Pessoalmente acredito que um jogo não é capaz de te tranformar em um assassino, há outras questões MUITO mais relevantes que influenciariam e afetariam uma pessoa para chegar nesse ponto.

A idéia de que filmes e jogos influenciam a violência geralmente é defendida por orgãos que defendem a censura. Fique esperto!

fbconceicao 21 Fev, 2013 09:22 2

Jogo desde criança e não saou violento, acho que pessoas ja são violentos por natureza depois jogam o culpa nos jogos.

rafathehulk 20 Fev, 2013 19:53 2

Sou gamer desde o Atari, e posso falar melhor agora que sou adulto e sem hipocrisia. O jogo influencia tanto a violência, quanto filmes,tvs,novelas,séries.

Mas eles fazem todas essas mídias para atender uma demanda da sociedade de satisfazer seus desejos "violentos"? Então problema é da mídia ou da sociedade? Dos 2?

Todos dentro de nós temos agressividade, mas o mais importante é cada um saber avaliar se o tal jogo está lhe fazendo mal ou não afinal vivemos em uma democracia.

Sendo utópico quando não conhecermos mais a violência como hoje repudiaremos qualquer mídia violenta, como qualquer pessoa hoje. Ou melhor quando cada um fizer uma reforma espiritual e íntima uhuhuhu to inspirado hoje. Gandhi nunca jogaria Cod.

Dimatter 20 Fev, 2013 19:45 2

Não sei mas acho que tenho que ver isso aí eu já muitas vezes já joguei videogame e acabava ficando isolado nos espaços que frequenta como escola e etc etc... Alguém ae sabe me dizer se videogames atrapalham na sociabilidade? As vezes me frusto com isso é ruim dms

riber_gabriel 20 Fev, 2013 19:39 2

Claro que tem ligacao gente,ontem mesmo eu fui na rua matei um policial bati em uma velinha e metralhei varios na rua,isso e normal faco direto no GTA 4 sou um criminoso solto.

cetaceo_rafael 20 Fev, 2013 18:16 2

Cara, jogo videogame desde que me entendo por gente, e estou longe de ser agressivo, meu sobrinho de 4 anos é louco por jogos de FPS, ele sempre me pede "pou pou tio el" referindo-se a CoD, MoH, Tom Clancys... e é uma criança adorável.

Enimor 20 Fev, 2013 15:45 2

jogos desde os meus 8 anos de idade e já to com 26 e só briguei 1 vez isso por que o cara me provoco muito sendo que conheço uns loco que nem sabe o que e vídeo game e vive falando que vai na balada quebra fulano

Sossap 20 Fev, 2013 15:20 2

Poxa, deve ter sim viu, porque quando leio noticias falando sobre isso me da vontade de espancar.

mateusmsb 20 Fev, 2013 13:57 4

Vão toma no "zóio" jogo vídeo game deis dos meus 5 anos, jogando mortal kombat, depois no ps1 jogando medal of honor, ps2 gta, no pc todos esses que eu citei e mais uns 30......desses 30,29 com cenas de violência e nunca roubei uma bala, falta as vezes é um pai e uma mãe para dar uma chinela,isso não faz mal a ninguém......nada como um bom e velho chinelo pra gurizada começar a respeitar os pais e pra também ver o que é certo e errado

Leandro07 20 Fev, 2013 13:23 2

Há... Isso é pura hipocrisia.
E os filmes "Hole"udianos? Novelas? Séries?
Será que esses também não influenciam?
"Estorinha" para boi dormir... Jogo games dos mais simples aos hardcore e gores sem problemas.

spaizer 20 Fev, 2013 12:17 2

Tem,claro q tem,mas ela é minima,e tem haver apenas com inserir as pessoas a ver como é a violência,mas isso tb pode ser inserido através de filmes,desenhos e outras mídias.

0BL0OD0 20 Fev, 2013 11:44 4

Ahhhh essa polêmica sempre foi e voltou. To cansado disso já.

Notícias