Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Indústria fonográfica brasileira pode acabar com o compartilhamento na rede

Liberdade era para ser um fato, mas como vemos muito por ai, ela é deixada de lado e o que triunfa são os gigantes aglomerados comerciais que dominam o mundo do entretenimento.



Em 2005, no Brasil uma nova ferramenta foi criada utilizando a tecnologia P2P: O K-lite Nitro. Concebido por Luciano Cadari, propôs facilitar a transferência de dados a serem compartilhados, disseminando a informação e cultura.

Em 2008, o K-lite começou a sofrer represálias da indústria fonográfica brasileira. Consequentemente, a mesma entrou com uma ação na justiça, onde Cadari fora acusado de favorecer à pirataria, tirando dos internautas um dos maiores programas de divulgação e compartilhamento de imagens, videos, músicas entre outros que existiam na época.

Não podemos deixar que um programa pioneiro mantenha-se indisponível por "crimes" que a indústria fonográfica alega terem sido cometidos.

A Justiça do Paraná já está julgando o caso e logo deverá manifestar seu parecer, estabelecendo se o uso de programas P2P deve ou não ser considerado crime de favorecimento à pirataria, e é aí que mora o perigo. Essa situação poderá gerar uma reação em cadeia, abrindo margem para toda e qualquer censura decorrente de uma possível decisão favorável aos interesses dessas potências industriais.

Cabe a nós, usuários de uma das ferramentas mais importantes criadas pelo homem, lutarmos pela liberdade. Não somente a de compartilharmos nossos arquivos, mas a de nosso acesso ao conhecimento.

Fonte: K-lite

Comentários

30 Jan, 2013 - 10:16

Comentários

nunash 01 Fev, 2013 16:06 3

Só na sua cabeça que emprestar algo é crime, antes da invençao do dinheiro todo o comercio era feito por meio de troca . O grande problema é que essas empresas querem lucrar e se voce compartilha eles nao vendem . A pirataria consiste em voce vender algo sem autorizaçao de quem produziu .

sdsurfrs 31 Jan, 2013 12:07 4

E se eu comprar um Filme ou ganhar e emprestar p 30 pessoas da minha família ver, eu estou errado? Fica esse pensamento, serve p música tbm, pq me desfiz de todos meus cds originais.

stalkersdl 31 Jan, 2013 11:49 4

Isso é um absurdo, estes infames ganham milhóes com shows e os que promovem e organizam estes shows ganham mais ainda e ainda querem mais.

Esses caras são muito incaltos, eles não entedem que quando eu pego a musica deles e coloco em um gameplay de algum jogo no youtube, eu e eu e eu de novo é que estou fazendo a publicidade tanto do game quanto da musica deles sem fins lucrativos e apenas para entretenimento.

Graças a Deus não curto nenhum estilo de musica brasileira"não tenho precoceito contra quem gosta".

só pra citar alguns exemplos.

FORRO SÓ FALA EM AMBIGUIDADES "DUPLO SENTIDO" PRO LADO DA PROMISQUIDADE

BREGA SÓ FALA EM CABARÉ E CACHAÇA

MUSICA RELIGIOSA OU EVANGELICA É MUITO POBRE DE ARRANJOS "MUSICALMENTE FALANDO

FANK É PROMISQUIDADE E INCITAÇÃO A VIOLÊNCIA PURA, SALVO ALGUMAS

REPITO NÃO TENHO PRECONCEITO CONTRA QUEM OUVE TENHO PRECONCEITO CONTRA A LETRA CANTADA.

Por isso é que so curto eletronica instrumental sem letra nenhuma como

Psyco
progressive house
dnd
dubsteep
tecno

todas sem letra cantada.

E concorde em peso,comprimento,largura,altura e profundidade,t extura, grafico, anti-aliasing, com que o "robertomiranda" digitou não só no Brasil mais no mundo todo.

Freicorps 31 Jan, 2013 07:55 2

porque eles não se precupão um pouco com os politicos que ficao roubando do povo e parao de fica discutindo coisas menos importantes brasil é ****.

mariobroz22 31 Jan, 2013 07:53 2

musica só presta de 2003 para trás para frente é um relaxo cantor bom vive de show caríssimo e vive muito bem cantor fraco tem que trabalhar mesmo !!!

robertomiranda 31 Jan, 2013 02:06 5

Brasil so tem musica podre nessa geração kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

danilorock 31 Jan, 2013 01:40 2

é so eles começarem produzir bandas/cantores de qualidade, pq fã que é fã, compra original. na epoca eu tinha cd pirata e original do nirvana e iron maiden. xD

Saccher 31 Jan, 2013 00:31 4

O fato é que a tecnologia tende a evoluir cada vez mais... Essa coisa de "baixar é ilegal"; "roubar o trabalho dos outros"; compartilhar é ilegal" é balela do passado. Se fosse alguns anos atrás, talvez conseguisse um embasamento consistente, mas hoje em diz virou 'refrão de papagaio'.
O que a indústria precisa fazer é evoluir junto com a tecnologia e lucrar com isso. Steam é uma prova disso, soube fazer dos avanços tecnológicos sua plataforma de renda, por que os outros não seguem o mesmo exemplo? Muitas vezes as coisas demoram a mudar por causa de pensamento retrógrados que a própria indústria produz e 'compartilha' com as pessoas.
Lei não produz desenvolvimento ou evolução... apenas define a fronteira que você não deve passar com o risco de sanções... Se querem uma internet mais justa, Revolução é a palavra certa, e é dela que a internet se alimenta e se desenvolve.
A indústria fonográfica sofre porque é incompetente pra evoluir. Deve ter esquecido que já passamos da primeira década do século 21.

(Não estou falando de anarquia ou que quem segue as leis estão errados, mas que certas coisas precisam mudar, já passou da hora)

Yurydarck 31 Jan, 2013 00:21 5

engraçado pois eles acham q isso ira aumentar a venda de discos qd na verdade ira apenas diminuir a quantidade de pessoas que ouve as musicas e a quantidade de musicas que as pessoas ouve

Erich_ET 30 Jan, 2013 21:59 2

bom e aquela historia, quem abusa da liberdade, acaba perdendo ela,
E querendo vcs acreditar nisso ou nao, quando vc baixa uma musica, video ou programa por meios ilicitos, vc esta roubando o trabalho dos outros!

hollokausto 30 Jan, 2013 17:03 2

A questão não está na idade do programa.
O que está em jogo é o precedente que um julgamento pode abrir para que sejam vetados o uso de outras tecnologias no Brasil

A galera não entende a gravidade do assunto. Estamos prestes a viver uma ditadura virtual, como acontece na China e em Cuba.

Aí vão dizer que sempre vai haver uma brecha para baixar em sites gringos. E eu vou dizer que você está pronto para o regime militar.

wagnerww 30 Jan, 2013 14:52 3

Se tivesse um site estilo steam, eu comprava musica. Ou não.