Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

PC vs Console – Diversão sem comparação!

Ah, velhos tempos…Um sábio certo dia me disse "computador não foi feito pra jogo!". Sábio? Bom, com toda certeza, trata-se de uma ironia, das melhores que eu poderia descrever. Falar de games hoje sem mencionar os PCs como a "fonte das riquezas" seria no mínimo uma heresia, mas vamos voltar alguns anos atrás. Em um tempo muito bom por sinal, a bola da vez era japonesa. O Super Nintendo enchia muitos lares de alegria, inclusive o meu. Vale mencionar que o Nintendinho ja vinha fazendo história há alguns anos!

Imagem

Se você não é dessa época, sinto em lhe informar que perdeu a "golden age" dos games. A sequencia foi de sucesso! Allejo, o maior artilheiro de todos os tempos, fazia gol de todas as formas que você poderia imaginar.Ele era o Ronaldinho dos games, um verdadeiro craque do International Superstar Soccer Deluxe. Nessa mesma época, os games Sonic e Golden Axe faziam outras milhares de pessoas passarem um bom tempo em frente a TV, antes com o Master System e posteriormente com o Mega Drive.Um pouco mais tarde, surgiram novas plataformas e a briga foi começando a esquentar.Se por um lado o N64 cativava com Zelda e Mario Kart, do outro lado tinhamos o primeiro Playstation, com Gran Turismo e Winning Eleven, quem não se lembra? Gran Turismo foi um dos games que marcaram época pra mim!

Depois de mais alguns anos, o caminho estreitou um pouco. O video game deixava de ser o único foco para os games e um novo concorrente entrava no mercado.Seu nome? Computador! Sim, o mesmo que antes só servia para imprimir documentos do word e acessar a internet discada pelo America OnLine(risos), agora se mostrava um concorrente de peso aos consoles. Vamos às origens.Essa imagem vai resumir boa parte do que eu poderia escrever aqui.

Imagem

Quem não se lembra? Se esse logotipo te trouxe uma sensação nostálgica, parabéns, você fez parte de uma revolução. Foi por causa de Half Life que praticamente todos os demais títulos de FPS passaram a existir, pelo menos os melhores. Counter Strike foi um MOD feito encima da engine do Half Life e eu nem preciso mencionar que foi o maior responsável pela imensa lotação de Lan Houses Brasil afora, certo? Nem ouso perguntar aqui quantos de vocês não passaram horas a fio jogando CS 1.6 com os camaradas na LAN e posteriormente, via Steam! Ah, bons tempos! Hoje, temos diversos títulos inspirados no Counter Strike e inclusive, uma versão atualizada do mesmo chamada CS: Global Offensive, mas jaja falamos da atualidade.

Nessa época, a briga estava ficando ainda maior. Tínhamos a Sega com o poderoso DreamCast, que apesar de não ter emplacado, foi um excelente console, tínhamos o GameCube da Nintendo, tinhamos o Playstation 2 e outra empresa entraria na briga, a Microsoft, com seu Xbox, até então um "ilustre desconhecido". Essa época com toda certeza foi a época em que a Sony provavelmente mais apreciou.Apesar de concorrentes de peso, o PS2 foi o videogame mais popular nos lares. Porém, foi nessa mesma época que os PCs ganharam mais destaque. Na verdade, os PCs ja existiam no mundo dos games muito antes. Quem ja teve um K6-2 e uma 3DFX Voodoo vai entender do que estou falando.

Me lembro bem do tanto de CD Expert que haviam em minhas gavetas! Milhares e milhares de jogos demo e completos de todo gênero que se poderia imaginar! Mas talvez os videogames nessa época ainda fossem mais populares, tanto pelo preço quanto pelos títulos e foi justamente na época do Playstation 2 que o cenário começou a ficar bom para os Pc Maniacos. Títulos como Need For Speed: Underground e Winning Eleven começaram a ganhar espaço, com a mesma engine gráfica das versões para console.

Alguns anos depois, mais precisamente em 2006, a Sony lança a terceira versão de seu console, nomeado Playstation 3 e da mesma maneira a Microsoft lança seu até então "um pouco desconhecido", pelo menos no Brasil, Xbox 360. O apelo à nova geração trouxe aos lares de muitos ambos os consoles. Essa é a geração que vivenciamos ainda hoje e estamos prestes a conhecer mais uma. A grande diferença dessa geração para as anteriores é que os PCs se tornaram um concorrente potencial talvez até mais relevantes que os próprios consoles.Vou lembra-los de títulos que fizeram história, alguns deles também nos consoles, mas com certeza foram aderidos primeiramente no mundo do teclado + mouse. Crysis é um bom exemplo de que o forno estava começando a esquentar. Foi (e pra alguns, ainda é), um dos mais belos gráficos ja vistos em um game. O potencial gráfico alcançado por seus produtores virou referência para outros games do gênero que surgiram depois e apesar da programação e dos requisitos do game serem até hoje um pouco controversos no sentido "peso x potência", o game sem dúvidas fez história. Tinhamos também Medal of Honor e Call of Duty: Modern Warfare, que também foi um grande guia para os jogos de guerra; Este inclusive trouxe seu antigo(e conhecido) concorrente, Medal of Honor, às guerras modernas, ja que praticamente todos os títulos de guerra baseavam-se na 2º guerra mundial até então. Hoje os PCs são responsáveis por uma boa parcela de jogadores do mundo gamer e brigam de igual para igual com os consoles.O grande diferencial é a possibilidade de expansão de hardware digamos que sem limites e por esse motivo, muitos desenvolvedores investem pesado em suas versões não destinadas aos consoles, tornando o quesito gráfico mais avançado em relação aos mesmos, como podemos ver abaixo em Far Cry 3

Imagem

O mundo gamer é um mundo vasto. Hoje, não estamos focados apenas em jogar, o mercado esta exigente. A interação online, o quesito gráfico, a jogabilidade, tudo de certa forma é avaliado ao se decidir entre comprar um game ou não. O grande problema que temos enfrentado nessa evolução tecnológica é uma briga que ja deixou de ser saudável ha muitos anos. As pessoas defendem suas plataformas e isso é normal, mas os limites se ultrapassam a cada fórum que leio a respeito de qualquer game ou console; A rivalidade a troco de simplesmente ofender, virou rotina de muitos.

Devemos sempre nos lembrar que o universo gamer é o universo gamer, não existe separação entre universo gamer de "PCistas, Caixistas ou Sonystas"; Quanto mais "istas" existirem, menos diversão os games irão proporcionar e menos sentido farão em existirem. O que vale é compreender que independente da plataforma ou do game, os games precisam cumprir o seu papel, que é simples e unicamente o entretenimento e tornarem essa experiência tão boa quanto foram na "golden age", época em que ninguém discutia se o gráfico de Sonic tinha menos serrilhado que o de Mario!

Aproveitem os recursos que a tecnologia tem nos proporcionado, seja em qual plataforma for.E para os novatos no mundo gamer que estão entrando agora nesse planeta gigantesco, sejam muito bem vindos a um mundo cheio de diversão que ja não se resume em apenas jogar um "joguinho" qualquer.Descubra a peculiaridade de cada momento com todas as possibilidades que temos hoje, mas lembrem-se, rivalidade só é rivalidade quando é saudável. Defender uma ou outra plataforma não te torna um gamer melhor ou pior que o outro, apenas o torna diferente. Apenas cuide-se para que isso não seja negativo!

Divirtam-se sem comparar!

Fonte: Blogx5computadores

Comentários

23 Jan, 2013 - 11:31

Comentários

NaEnio 27 Jan, 2013 02:32 0

Boa matéria, mais antes mesmo do saudoso Half LIFE e seu counter striker "acho que é assim que se escreve" risos, tivemos prince of persa 1 e 2, Quake 1 e 2, duke nuke que eu fiquei doido pois se tinha que ter um bom processador para rodara o desgramido, e ainda tem o que eu acredito ser um dos primeiros jogos de tiro em 3 pessoa o Wolfs tein 3d, e por ai vai.

Aryel2 26 Jan, 2013 16:21 0

Deveriam ter mencionado Doom.

GrexD 26 Jan, 2013 11:22 0

eskeceram de falar do caniggia no futebol emmmm
donkey kong,alex kid,zelda,super mario e chakan meo deus q saudades
=(

rafa82hc 25 Jan, 2013 17:24 3

Bha 286 XT e AT com monitor CGA ( 4 cores ), muitos games joguei.
Um dos games mais **** ( acho que teve origem no PC ) foram os Alone In The Dark, mas um que me viciei muito foi "Day Of The Tentacle".

Beavizinho 25 Jan, 2013 12:04 2

Nossa que matéria ****, o Saudade do meu 586 com 8 de ram e 1.2 giga de hd hauhauhuah e rodava Doom 2 hauhauhuahuha, tinha que sair do win3.11 e acessar pelo Dos huahuahuahuhua =P bons tempos...

rafathehulk 25 Jan, 2013 10:52 2

que bela matéria, muito bem escrita, com nexo , muito positiva... Eu particularmente heehe apesar de ter jogado na caso meu primo no 486 dele, doom,prince of persia.
Começei no pc no p1 75 hz jogando jogos que ja eram famosos como quake,civilization II(parece que o tempo parava qdo jogava ele), tomb raider(sim tinha uma versão de pc), e diablo Xd.

fabiobracinho 24 Jan, 2013 23:55 2

e verdade os pcs aGORA FAZEM PARTE DESTE MERCADO MUITO BOM NOSQ SOMOS VICIADOS EM GAMES SO TEMOSQ AGRADECER POR TERMOS UM VICIO SALDAVEL Q NOS PROPORCIONA BONS MOMENTOS VALEU GALERA

Brynko-dgs 24 Jan, 2013 23:50 0

Alguem tem esse imagem em 1920x1080 ou alguma outra resolução.
http://www.blogx5computadores.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Pc-vs-Console-banner-BLOG-600x300.jpg

vander23 24 Jan, 2013 22:02 2

jogo é jogo parabéns pela matéria

deninrockeiro 24 Jan, 2013 21:34 3

Rapaz não se esqueça do atari, sou dos primeiros, vivi toda essa evolução, acessei a internet discada e quando consegui um pc foi amor a primeira vista, mas com certeza essa idiotice de ficar ofendendo quem joga um ou outro é pra ignorante ver, eu se pudesse com certeza terias todas as plataformas em meu lar, mas como tenho que escolher o que me convém, um pc, mas sou louco pra comprar um x-box, um ps2,ps3, um nintendo wii, eu quero mais é jogar não importa como e em que!!!
Viva os games, bela matéria, uma critica bem construtiva, tomas seus istasss!!!! babaquistas, idioticas que ficam ofendendo um ou outro só por que curti um game diferente, valew!

Bruno Fernando 24 Jan, 2013 21:12 2

Parabéns, pelo menos alguém que entende de games, games é isso mesmo sem separações... sensacional comentário Golden age

junior079 24 Jan, 2013 19:48 2

muito bom esse artigo, sou da epoca dos jogos de Dos, bons tempos eram aqueles, gostava do jogo indianapolis 500 e de videogame tive um mastersystem e um phantom system da nintendo e hoje tenho um ps2 e ainda jogo alguns jogos no PC e pretendo comprar um ps3 pra mim, para mim em um jogo o que importa é a jogabiliade e não os graficos, pois de que adianta jogar um jogo q tenha bons graficos se a jogabilidade for ruim, ai não vale a pena jogar

Notícias