Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Volante Playcontrol F180 - Análise



Utilizar volantes, principalmente em jogos de corrida, já é uma prática comum entre os amantes de velocidade. Sendo assim, o mercado está recheado de ofertas desse tipo e, para competir em meio a tantos produtos é necessário oferecer acessórios que nos dão realmente a sensação de estarmos pilotando um carro de verdade. Será que F180 é capaz disso?

Testamos o volante no Xbox 360 e a príncipio sua instalação é bem simples. Um cabo USB é ligado no console, enquanto um outro cabo de alimentação é conectado à energia. O design é bem ergonômico e o volante traz todas as informações de comando seja para o Xbox 360 ou PS3. Além disso, também traz no quite os pedais de acelerador e freio, e como o nome do produto sugere a rotação do volante permite que o jogador gire o mesmo em 180 graus.

O volante já é pré-configurado para os consoles, não permitindo nenhum tipo de ajuste opcional. Em meu primeiro teste achei que o force-feedback estava muito forte e de certa forma impedia um bom desempenho em qualquer tipo de jogo. Isso me deixou um pouco frustrado no início e não tive nenhuma opção de ajuste, especificamente para o force-feedback.

Mesmo assim fui enfrente, mas o força que o volante exerce é realmente muito forte e fica impossível manter o carro na pista - a trepidação começa logo ao acelerarmos e não cessa mesmo estando em linha reta. Após muitas tentativas descobrimos como desligar o force-feedback do volante - basta apenas desligar o cabo de alimentação.

Depois que o force-feedback foi desligado a condução melhorou, mas perdemos um pouco do que mais procuramos em acessórios desse tipo - um bom realismo. A única sensação que temos é a vibração títpica que sentiríamos se estivéssemos jogando com um controle tradicional, mas não é suficiente.

Imagem

Caso um jogo não permita a opção de troca de marchas ou você opte pelo automático, as borboletas podem exercer a função de acelerador e freio.


O sistema de troca de marchas é sequêncial e pode ser utilizada tanto na manopla como nas borboletas e aqui tudo funciona muito bem, principalmente em jogos de F1. Caso um jogo não permita a opção de troca de marchas ou você opte pelo automático, as borboletas podem exercer a função de acelerador e freio. Os pedais de aceleração e freio também respondem bem. Se o pedal de aceleração for pressionado levemente o carro vai ganhando velocidade da mesma forma.

O acabamento do acessório é todo em plástico, exceto o volante que é todo emborrachado com áreas de aderência para que a mão não escorregue. Ele também possuí três ventosas que fixam bem o aparelho, evitando que ele saia do lugar enquanto joga. Não temos a possibilidade de prender o volante de outra maneira a não ser com as ventosas. Outros tipos de fixação como encaixe, por exemplo, não são encontrados.

Podemos dizer que o volante F180 é mais uma opção para jogos de condução, que peca um pouco no seu sistema de force-feedback, que poderia ter uma opção de calibragem nos consoles para oferecer um melhor desempenho. Traz um belo desing e um acabamento de qualidade. É uma boa opção para quem quer começar a se divertir em jogos de corridas utilizando um volante, mas não vai agradar muito os jogadores profissionais.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


O volante F180 é compatível com PC, PS3 e Xbox 360.

Fonte: Brasilgamer

Comentários

01 Jan, 2013 - 01:42

Comentários