Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Top 10 - Jogos que você provavelmente não vai jogar

Títulos da sétima geração que são exclusivos para o Japão

As diferenças entre o estilo de desenvolvimento ocidental e oriental é gritante. As disparidades não moram somente nos gêneros, como ocorre entre os chamados JRPG e WRPG; existe um abismo cultural entre os públicos, algo que culmina diretamente no resultado de uma localização para outra língua.

Um exemplo que demonstra bem a situação é Project Zero, conhecido por aqui como Fatal Frame. Na versão original produzida pela Tecmo, a protagonista Miku era uma garotinha assustada de 17 anos, de uniforme colegial, em busca de seu irmão Mafuyu. O jogo chegou por aqui apresentando uma Miku com feições claramente ocidentais, sem usar mais o uniforme. Como resultado, ao finalmente encontrar seu irmão, os jogadores não enxergavam os dois como pessoas ligadas por sangue.

Outra diferença bem famosa entre localizações ocorreu em Nier, RPG de ação da Cavia lançado em diferentes versões. O título foi produzido para ter apelo para os dois públicos (ocidental e oriental), então, a estratégia da Square Enix, responsável pela publicação mundial do jogo, foi criar duas edições: em Nier Gestalt, a história segue a linha de um pai que precisa salvar sua filha e, para agradar o público oriental, a companhia criou a versão Replicant, que trazia como protagonista o filho mais velho de Nier, que possui uma aparência mais andrógena.

Hoje em dia, o processo de localização é facilitado, graças à popularização dos videogames e da aceitação maior de ambos os lados da história. Os sprites que eram modificados para disfarçar aspectos femininos não sofrem mais com as alterações e muitos dos títulos que dificilmente dariam as caras por aqui acabam aparecendo, em movimentos arriscados de empresas especializadas em tradução, como a série Atelier, exclusiva para a linha de videogames da Sony.

Mas mesmo durante a sétima geração, alguns títulos acabaram se mantendo exclusivos para a terra do sol nascente. O Top 10 desta semana vai fazer você passar vontade com uma lista que une os jogos mais curiosos e interessantes que são exclusividades para os jogadores japoneses:

Imagem

10 - Boku no Natsuyasumi -Uma espécie de Animal Crossing para o PlayStation 3, em que os jogadores entram na pele de um garotinho que está passando suas férias no interior, na déca de 70. As atividades são bem tranquilas, como caçar insetos e nadar em lagos, mas o jogo possui até uma batalha de besouros, atividade famosa no Japão.

Imagem

9 - Nurarihyon no Mago: Hyakki Ryoran Taisen - Imagine se Smash Bros. fosse desenvolvido pela Arc System, de Guilty Gear. Isto é Nurarihyon no Mago: Hyakki Ryoran Taisen, com praticamente todos os personagens da série até a saga da Hagoromo Kitsune, a principal vilã até então. E o melhor, o mangá começou a ser publicado no Brasil pela Editora JBC.

Imagem

8 - Gundam Extreme VS -Lançado nos arcades japoneses, a versão para o PS3 é praticamente idêntica e cheia de extras. Vale a pena conferir ainda mais se você for fã da série Virtual On, da Sega, já que os combates seguem de perto aquele estilo.

Imagem

7 - Grand Knights Story - Exclusivo para PSP e desenvolvido pela Vanillaware, o jogo nunca foi traduzido por falta de recursos da XSeed, empresa que ficaria responsável pela localização. Os gráficos são típicos da empresa que o desenvolveu, que também foi responsável por Muramasa no Wii.

Imagem

6 - Gachitora! -Exclusivo para PSP, o título traz elementos comuns para quem já assistiu Great Teacher Onizuka: os jogadores assumem o papel de um professor que precisa ajudar seus alunos, em diversas situações. As mecânicas se basem em batalhas mentais, que servem para persuadir os estudantes.

Imagem

5 - Ryu Ga Gotoku Kenzan! -O único jogo da série protagonizada por Kazuma Kiryu que não foi lançado no ocidente, por alguma razão maluca. Talvez porque a série seja inspirada no Japão medieval e não seja do agrado do público ocidental samurais, duelos de espadas e coisas e tal. Até parece!

Imagem

4 - Dangan Ronpa -O jogo é praticamente o encontro de Battle Royale com Ace Attorney. O título segue um padrão clássico dos adventures japoneses e une diversos estudantes classificados como especiais, com habilidades fora do comum. Após uma série de acontecimentos, os colegiais ficam presos dentro de uma escola, onde só um deles pode sair vivo.

Imagem

3 - Initial D: Extreme Stage -Dessa vez sem desculpas para não ficar igual à sua versão dos arcades, Extreme Stage, para PS3 leva para casa os drifts alucinados de Takumi e seu AE-86. Apesar do som dos motores ainda fazer feio perto dos grandes jogos de corrida, vale muito a pena. Tem Eurobeat.

Imagem

2 - Valkyria Chronicles III -A primeira e a segunda interação foram lançadas no ocidente mas a terceira ficou de fora dos planos de localização da Sega. O enredo se passa no mesmo ambiente em que o primeiro título da série e conta a história de exército Galian desprezado durante a invasão imperial de 1935.

Imagem

1 - Final Fantasy Type-0 -O jogo completa a série Fabula Nova Crystallis: Final Fantasy, composta por FF XIII, FF XIII-2, FF XIII-3 e FF Versus XIII. A proposta do título, exclusivo para PSP, é oferecer acesso on-the-go para os jogadores. O enredo apresenta um grupo de estudantes como personagens jogáveis.

Fonte: Playtv

Comentários

24 Nov, 2012 - 11:32

Comentários

Black Knight 27 Nov, 2012 10:39 -2

fabriciorasta | 25/11/2012 (19:23)
na boa ..tudo lixo.. pode ficar no oriente mesmo.... qnto trash.. japas crazys..


vc nem vai jogar para saber se e ruim ou nao ,e sua mente q um lixo kkkk se liga mane

fabriciorasta 25 Nov, 2012 19:23 -3

na boa ..tudo lixo.. pode ficar no oriente mesmo.... qnto trash.. japas crazys..

soliddigao 25 Nov, 2012 14:06 1

O gundam Extreme é muito bom, no mais ja conhecia todos esses games. E quem tem o costume de ler revistas de games tbm deveria conhecer.

bboyandrecris 25 Nov, 2012 01:51 1

axo que so escapa o final fantasy 0 dae.

irwingp 24 Nov, 2012 23:58 2

somente 2 que me interessam na lista que eu queria muito jogar sao initial D e Nurarihyon no Mago

needphael 24 Nov, 2012 23:20 2

Tudo o bosta, o que parece ser mais maneiro é o Initial D

haroldoRM 24 Nov, 2012 22:45 2

desses jogos ai o unico q realmente eu queria a versão americana para eu poder jogar era o final fantasy type-0

mwagner 24 Nov, 2012 21:16 3

Se não me engano esse Ryu Ga Gotoku Kenzan! é cheio de putarias e bizarrices, o unico que eu queria pena que além de ser só no japão é exclusivo de PS3

sephiroth0 24 Nov, 2012 17:23 2

Um antigo que nunca saiu, e tem um dos melhores enredos do SNES, foi Rudra no Hihou (Treasure of the Rudras na versão não oficial que a AGTP lançou).
Alguns sai tradução não oficial, outros ficam na obscuridade no ocidente mesmo.
Ys, da Falcom, é outra série que somente a pouco começou a ganhar versões oficiais para cá, exatamente com a XSeed citada acima.

msanto1 24 Nov, 2012 13:56 1

saudade dos bons jogos japoneses

the_thunder 24 Nov, 2012 13:24 2

Nem queria mesmo, não entendo nada em Japones

kapeite 24 Nov, 2012 13:20 2

gosto muito do Estilo japonês dos jogos...
pena que eles cagam pra gente ...

então eu quero mais é que eles se ****m !