Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Ministério da Justiça adota classificações da ERSB e PEGI para games vendidos digitalmente

O Ministério da Justiça efetuou mudanças para obter a classificação indicativa de games vendidos digitalmente em nosso país. O que a ESRB (Entertainment Software Rating Board) e a PEGI (Pan European Game Information), dos Estados Unidos e Europa decidirem, o Ministério da Justiça assinará embaixo. Mas com algumas ressalvas.

Este processo entrou em vigor no dia 16 de novembro. Na prática, quer dizer que a classificação etária adotada pela ESRB ou pela PEGI para lançamentos digitais também vale por aqui, o que deve minimizar atrasos de lançamentos destes games aqui no Brasil.

Agora que a Steam comercializa seus games em reais, esta pode ser uma boa notícia para deixar a loja antenada em todos os lançamentos, além de favorecer a Nuuvem e outras distribuidoras nacionais de conteúdo digital.

O Ministério da Justiça também anunciou que está desenvolvendo – com o auxílio de órgãos internacionais – um novo sistema de classificação indicativa online que deve ser "rápido, abrangente e voltado para as necessidades do mercado de jogos eletrônicos e de interpretação de personagens e aplicativos digitais".

Vale lembrar que o processo anterior era tão longo e burocrático que muitos games nem se davam ao trabalho de pedir classificação, e por conta disso jamais puderam receber lançamentos nacionais oficiais.

Há também aqueles "espertinhos", como é o caso do Google, que hospeda todos os seus games fora do Brasil para poder manter sua Play Store sempre atualizada e com conteúdo semelhante aos dos EUA em nosso país.

Vamos torcer para que o "novo" sistema de classificação agilize as coisas por aqui!

Vale ressaltar, porém, que games lançados em mídia física para PCs e consoles ainda precisarão da aprovação do Ministério da Justiça para chegar às prateleiras.

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia o Guia Prático de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça.

(Via: UOL, G1)

Fonte: Arkade

Comentários

21 Nov, 2012 - 00:55

Comentários

charlleco 22 Nov, 2012 04:35 1

Eles tem é que fazer uma lei pra baixar os preços abusivos dos jogos digitais isso sim. O jogo nos EUA sai por 39,00 dólares e aqui eles cobram 139,00 reais mesmo sem gastar nada com mídia ou com caixa do jogo isso é um absurdo. São esses Roubos que incentiva a pirataria.

ancestralv 21 Nov, 2012 02:07 3

Um bom passo rumo ao jogos originais no Brasil, se o governo souber atender esse mercado sem roubar tanto, ele pode faturar muito em cima além de nós jogadores desfrutarmos de jogos originais por preço justo. Vamos ver futuramente como isso vai ficar.

Notícias