Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Microsoft Promete Atualizações para o Windows 11 sem Necessidade de Reinicialização do PC

Atualizações de Segurança do Windows 11 Podem Não Exigir Mais Reinicialização

A Microsoft está preparando uma mudança significativa na maneira como as atualizações de segurança são aplicadas no Windows 11, potencialmente eliminando a necessidade de reiniciar o PC após cada atualização mensal. Essa inovação, conhecida como "hot patching", já é utilizada em algumas edições do Windows Server e no Xbox, e agora está sendo testada para implementação em dispositivos que executam o Windows 11.

Como Funciona o Hot Patching?

O hot patching permite que o código em memória de processos em execução seja atualizado sem a necessidade de reiniciar o processo. Isso é realizado através da atualização de segurança "rebootless" (sem reinicialização) em PCs com "Virtualization Based Security" (VBS) habilitado. A build mais recente do Canal Dev do Windows 11 está testando essa funcionalidade, com a string de build atualizada para "ge_release_svc_hotpatch_prod1.240211-0859".

Impacto nas Atualizações Mensais de Segurança

Segundo fontes, a Microsoft planeja utilizar o hot patching no Windows 11 para entregar atualizações de segurança mensais sem exigir que o usuário reinicie o PC. No entanto, isso não significa que reinicializações para atualizações pendentes serão completamente eliminadas. O hot patching depende de uma atualização base que requer reinicialização a cada poucos meses, indicando que, idealmente, apenas quatro atualizações de segurança mensais por ano exigiriam reinicialização, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. As demais atualizações seriam realizadas via hot patching, sem necessidade de reiniciar.

Testes e Implementação Futura

A Microsoft iniciou a distribuição de duas atualizações de serviço para os Insiders no Canal Dev, projetadas para testar o pipeline de serviço para o Windows 11, versão 24H2. A maioria dos Insiders no Canal Dev receberá a Atualização Cumulativa Build 26058.1300 (KB5036082). No entanto, Insiders com VBS ativado receberão a Build 26058.1400 (KB5036080) e podem não precisar reiniciar após a instalação da atualização. Dispositivos ARM64, mesmo com VBS ativado, receberão apenas a Build 26058.1300 (KB5036082).

Disponibilidade do Hot Patching

A Microsoft espera lançar o hot patching ainda este ano, juntamente com o lançamento do Windows 11 versão 24H2 em máquinas x86-64. Dispositivos ARM64 devem receber suporte para hot patching em 2025, caso o cronograma seja mantido. Ainda não está claro se o hot patching estará disponível para todos os usuários do Windows 11 ou se será reservado para edições comerciais do Windows 11, como Enterprise, Education e Windows 365.



Comentários

28 Fev, 2024 - 20:33

Comentários