Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Atualizações constantes não ajudaram a atrair usuários para o Windows 11

Windows 10 ainda domina

Ao longo de 2023, a Microsoft lançou atualizações mensais para o Windows 11, corrigindo problemas de segurança, adicionando novos recursos e, ocasionalmente, causando alguns problemas. No entanto, essas atualizações não foram suficientes para convencer os usuários do Windows 10 a migrarem para a versão mais recente do sistema operacional. O Windows 10 continua sendo o sistema operacional preferido para dois terços dos PCs Windows.

No início de 2023, a participação de mercado global do Windows 11 era de apenas 17%. Embora tenha aumentado para 26% no último trimestre do ano, ainda está muito atrás dos 67% do Windows 10. A aposentadoria oficial do Windows 7 em 2023, cuja participação caiu de 11% para 3,4% em doze meses, pode ter contribuído ligeiramente para o aumento do Windows 11, já que as organizações que migraram do sistema operacional de 14 anos só puderam adquirir licenças empresariais para o sistema mais recente.

ImagemFoto: Divulgação/Statcounter


Requisitos de hardware ainda são um problema para o Windows 11

Os requisitos rigorosos de hardware do Windows 11 foram um grande obstáculo, apesar de poderem ser facilmente contornados, permitindo que PCs mais antigos executassem o sistema operacional sem muitos problemas. A venda de novos PCs não tem sido forte nos últimos anos, o que também afetou a participação de mercado do Windows 11.

Com a expectativa de lançamento do Windows 12 no verão de 2024, há curiosidade sobre como ele será recebido. É provável que ele exija os mesmos aspectos de hardware que o Windows 11, o que pode ser um ponto de descontentamento para muitos proprietários de PCs. O Windows 10 é compatível com uma quantidade maior de hardwares, ele não exige requisitos como o suporte ao TPM 2.0 e ao Secure Boot.

O Windows 10 não desaparecerá rapidamente, já que a Microsoft parou de vender licenças para ele apenas em janeiro passado. O sistema operacional mais antigo continuará recebendo apenas patches críticos de segurança até o fim do suporte oficial em outubro de 2025. Mesmo após essa data, ainda será possível pagar por mais alguns anos de patches.

No mundo dos jogos para PC, grandes revisões do DirectX, a API preferida para a maioria dos jogos, costumavam estar atreladas a novas versões do Windows. No entanto, como não há sinais de um DirectX 13 da Microsoft, não há um grande incentivo para os gamers migrarem para o Windows 11. Isso só acontecerá quando todos os grandes novos jogos usarem todos os recursos do DirectX 12 Ultimate como requisito mínimo de hardware, o que não deve acontecer por muitos anos. Até lá, o Windows 10 já terá sido aposentado.

Apesar da impopularidade do Windows 11, eventualmente chegará um momento em que será necessário mudar para a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, mas isso provavelmente exigirá uma grande atualização de hardware de qualquer maneira, e o Windows 11 provavelmente já terá sido substituído.



Comentários

04 Jan, 2024 - 19:13

Comentários

Notícias