Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Epomaker TH80-X: Um Teclado Mecânico de Destaque com Recursos Premium e Preço Acessível



Há algum tempo, a Epomaker lançou sua linha de teclados mecânicos Theory: mecanismos projetados para trazer recursos de entusiastas a preço acessíveis, o último lançado foi o TH80.

Isso muda hoje com o TH80-X, uma versão atualizada desse teclado que agora apresenta uma tela LCD programável, um botão multifuncional, uma bateria enorme de 8.000 mAh e um conjunto de outras melhorias, como espuma de ajuste de som e teclas doubleshot. Se você conseguir se identificar com sua estética, é um valor excepcional por R$ 600 e oferece uma experiência de digitação que o deixará se perguntando por que os teclados das grandes marcas são muito mais caros.

Especificações

Preço atual: R$600 (AliExpress)

Modelo: Epomaker TH80-X

Número de teclas: 79 teclas + 1 botão

Layout: layout de 75%

Conectividade: sem fio e com fio

Bateria: 8000mAh

Material da placa: ferro

Teclas: material ABS doubleshot, perfil NAE (perfil personalizado)

Material da caixa: ABS

Hot-swappable: sim

Camada inferior: silicone

Camada intermediária: silicone

Comprimento do cabo: cerca de 1,5 m

Conector: Tipo-C

NKRO: sim

Sistema compatível: Win/macOS/Linux/Android/iOS

Dimensão do teclado: 340x138x38mm

Peso do teclado: cerca de 1117g

O Epomaker TH80-X é um teclado de 75% com truques na manga. Como a versão original, inclui uma fila de funções completa e teclas de seta, equilibrando entre jogos compactos e produtividade. O conjunto de teclas é remapeável e pode suportar três camadas diferentes de mapas de teclas para aplicativos e jogos individuais. No entanto, o layout no TH80-X não é exatamente o mesmo, já que a tecla Delete foi movida para a posição F13, deixando as teclas Page Up e Page Down sozinhas.

O espaço acima dessas teclas agora é ocupado por uma tela LCD, que é visualmente elegante e verdadeiramente útil. Por padrão, ela exibe uma tela de informações que mostra a data, hora, nível de carga, tipo e status da conexão, camada e sistema operacional. Mantendo pressionada a tecla FN e pressionando o botão, você pode percorrer menus para o tipo de iluminação, velocidade, brilho, sistema operacional, camada e até mesmo configurá-lo para exibir gráficos personalizados e GIFs animados.

Imagem

A outra grande mudança é o próprio botão. É muito parecido com o botão do TH96, o que será uma escolha de design que você vai amar ou odiar por sua estética. Funcionalmente, ele funciona muito bem, com bastante espaço para aderência e uma superfície de alumínio que parece muito agradável. Ele também é muito tátil, para que você possa sentir cada solavanco de seu movimento.

Como teclado, o TH80-X verifica praticamente todas as caixas. Ele digita como um sonho, oferece conectividade tri-mode com três dispositivos Bluetooth e 2,4GHz para jogos sem fio ultrarrápidos. Ele tem uma vida útil de bateria absolutamente ridícula (com as luzes apagadas). As teclas são estilizadas e de alta qualidade. Os switches são pré-lubrificados, super suaves e tanto o som quanto o toque são excelentes. Muito pensamento foi colocado em seu design e isso se reflete em uma experiência de digitação que o deixará se perguntando por que as marcas famosas não são tão boas, muitas vezes custando mais do que o dobro do preço.

Sua experiência de digitação e jogos é a soma de suas partes, então vamos analisar isso mais detalhadamente. O teclado utiliza uma estrutura de montagem de guarnição, portanto, em vez de ter a placa e a PCB aparafusadas na caixa com pontos de fixação rígidos, ele usa camadas de espuma e silicone para criar uma experiência de digitação amortecida e com som mais suave. Não há muita flexão aqui, mas a estrutura de montagem faz um bom trabalho em suavizar o perfil sonoro, eliminando qualquer agudeza em seu som.

Imagem

As teclas são feitas de ABS doubleshot. Eu tendo a preferir PBT, já que é um plástico mais durável e resistente a óleo, mas o ABS tem a vantagem de ter uma assinatura de som mais leve e vibrante. Como o teclado realmente explora acústica sólida, acho que essa é uma escolha justa aqui. Como as legendas são doubleshot (formadas a partir de uma peça separada de plástico unido), elas nunca vão lascar ou desbotar. O tempo dirá o quão rapidamente elas começarão a brilhar, mas é bom ver que esses são ABS de boa qualidade, em vez do tipo fino e revestido de UV frequentemente encontrado em teclados de jogos.

Eles também têm uma aparência única. Parece que a Epomaker estava buscando uma estética de ficção científica com este teclado. As legendas definitivamente remetem a vibes de Star Trek, e o grande botão de volume cercado de alumínio só acrescenta à estética. Eles são tritom, off-white, cinza e verde-limão, e têm uma boa aparência no geral. O teclado também está disponível em uma variante Azul Rosa, se tons pastéis forem mais do seu gosto.

Sob essas teclas estão os switches. Meu exemplar veio com os switches Flamingo da Epomaker, que são lineares pré-lubrificados, mas você também pode optar pelos Gateron Pro Black e Pro Yellow, ambos também lineares e pré-lubrificados em diferentes pesos. Eles são francamente excelentes, e eu escolheria os Flamingos em relação aos Gaterons tanto em som quanto em toque, mas se você é fã de switches táteis ou clicky, precisará procurar por conta própria. Trocá-los é fácil graças aos switches hot-swappable, mas teria sido bom ver algumas outras opções de switches para escolher.

Imagem

Dentro do teclado, há uma série de escolhas de design de entusiastas que intensificam a experiência de digitação. Existem duas camadas de amortecimento de silicone: uma entre a placa e a placa de circuito e a outra dentro da própria caixa. Também há uma camada de espuma IXPE sob os switches. Juntas, essas camadas isolam os switches do restante da caixa e destacam seu som (é por isso que os Flamingos soam tão bem aqui). A espuma PE adiciona um pouco mais de nitidez ao perfil sonoro sem dominar completamente o som.

O teclado suporta iluminação RGB por tecla, com 18 predefinições diferentes para escolher e algumas cores estáticas para personalizar as animações. Como mencionado anteriormente, o botão e a tela LCD permitem controlar a velocidade e o brilho dos LEDs. Como as teclas não têm iluminação por trás, elas não são tão brilhantes quanto os teclados que possuem legendas translúcidas, então há apenas iluminação inferior. No entanto, os LEDs e os soquetes estão voltados para o sul, portanto, se você decidir adicionar teclas personalizadas em algum momento, não deverá ter problemas de compatibilidade.

Os estabilizadores são montados na placa, o que é a única verdadeira "omissão" em um teclado claramente inspirado na cena de teclados personalizados. No entanto, isso não é um grande inconveniente, já que eles são generosamente pré-lubrificados e não apresentavam ruídos indesejados no meu exemplar. Frequentemente, há pelo menos um estabilizador que ainda faz ruído em teclados de produção (problemas de consistência são muito comuns com peças pré-lubrificadas), mas a Epomaker fez um ótimo trabalho aqui.

A bateria, ou devo dizer duas baterias, são gigantescas. O TH80-X usa duas baterias de 4.000 mAh para oferecer uma das baterias mais robustas que você encontrará em um teclado, seja pelo tamanho ou pelo preço. A Epomaker não fornece uma estimativa exata da vida útil da bateria, mas com as luzes desligadas, você pode esperar que ela funcione por meses e meses antes de precisar recarregar. Com as luzes acesas, como usei, nem mesmo usei metade da bateria em uma semana inteira de uso (cerca de 20 horas durante o período de análise). Com sua capacidade, você pode esperar que seja um dos teclados RGB com maior duração de bateria por aí.

O teclado também é totalmente programável usando o software Epomaker Driver. Ainda está em beta e isso fica claro, mas o software oferece alguns recursos surpreendentes. Vamos falar primeiro das desvantagens: ele leva muito tempo para carregar e, durante esse processo, o teclado ocasionalmente apresenta atrasos e perde pressionamentos de teclas. Depois que ele está funcionando, a interface do usuário parece pouco polida, e você não encontrará opções avançadas de programação de iluminação como as oferecidas pelo Corsair iCUE e Razer Synapse. Em vez disso, você basicamente pode escolher as mesmas opções que o botão e a tela LCD fornecem, usando menus suspensos e controles deslizantes.

Imagem

Do lado positivo, ele permite que você faça a maioria da programação que você deseja e também há alguns aspectos interessantes da comunidade. Gravar e mapear macros é fácil, e também permite que você programe a camada FN em qualquer tecla que ainda não esteja mapeada para um comando padrão. Por exemplo, fiz com que Page Up e Page Down se tornassem Home e End quando pressiono o botão FN. Depois de terminar, você pode salvar seus layouts e compartilhá-los com a comunidade Epomaker, além de baixar os layouts de outras pessoas.

Essa mesma funcionalidade se aplica à personalização da tela LCD. A aba Sketchpad permite que você literalmente desenhe seu próprio design. Ou, de maneira mais interessante, faça upload de seu próprio GIF ou imagem para ser exibido. Em vez de procurar por aí, no entanto, você pode navegar até a aba Share Pictures e escolher entre uma ampla variedade de GIFs que podem ser "baixados" (adicionados à aba My Work - não se preocupe em procurar em seu PC, como eu fiz), e depois fazer o upload para o teclado. É rápido e divertido.

Imagem

Apenas não é muito direto. Você pode descobrir facilmente: eu descobri em cerca de 10 minutos. Mas fica claro que há algumas melhorias a serem feitas aqui. Seria útil informar as pessoas onde encontrar os GIFs baixados, para que você não procure em seu PC e fique sem nada. Também seria bom poder pesquisar uploads da comunidade em vez de clicar em abas intermináveis.

Mas, apesar de suas arestas ásperas, o software faz o trabalho e consegue oferecer mais recursos do que a maioria das outras suítes de software que vi por esse preço de marcas emergentes. E uma vez que suas alterações estão armazenadas, você não precisa manter o software em execução, portanto, ele pode ser utilitário até que a versão final seja lançada.



Conclusão

O Epomaker TH80-X é um teclado muito bom. Se você não quer se preocupar em montar nada sozinho e não quer gastar mais de R$600, ele oferece uma experiência de digitação muito boa que incorpora muitos recursos que geralmente são reservados para teclados mais caros. Gostaria de ver uma versão deste teclado que seja um pouco mais simples em sua estética um visual espacial e um software funcional, embora ainda em desenvolvimento, esta é uma opção muito boa que definitivamente vale a pena considerar.

Comentários

17 Ago, 2023 - 21:36

Comentários

Notícias