Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

As 5 maiores reclamações e arrependimentos que os proprietários do Steam Deck têm com o PC portátil

Como se a Valve não tivesse fãs suficientes graças à sua enorme plataforma de jogos, a Steam, em fevereiro de 2022, ela ganhou ainda mais boa vontade ao lançar o que deve ser um dos consoles de jogos de melhor valor na memória recente. Ao longo do ano desde o seu lançamento, o Steam Deck vendeu mais de um milhão de unidades e não mostra sinais de desaceleração.

É fácil ver por que os jogadores se apaixonaram pelo Steam Deck. O console portátil de preço competitivo da Valve reúne uma quantidade impressionante de potência e versatilidade em um fator de forma muito gerenciável e permite que os jogadores de PC joguem muitos de seus jogos favoritos longe de suas mesas. A APU AMD Zen 2 personalizada com quatro núcleos de CPU, oito threads e oito unidades de computação RDNA 2 atinge um bom equilíbrio entre potência e eficiência, enquanto a grande tela sensível ao toque capacitiva e os controles abundantes e personalizáveis ​​oferecem aos jogadores muita flexibilidade.

Embora pareça que a maioria dos compradores estejam felizes com a compra, nada é perfeito e é provável que haja pessoas que encontraram problemas com o Steam Deck ou simplesmente acharam o dispositivo inadequado para suas necessidades.

Muitos compradores iniciais encontraram problemas com compatibilidade ou software

Imagem

Um dos aspectos mais interessantes do Steam Deck é a experiência do software. Em vez do Windows, a Valve decidiu desenvolver uma distribuição Linux personalizada, chamada SteamOS 3.0, baseada no Arch Linux. A escolha de executar o SteamOS em vez de algo mais convencional, como o Windows, permitiu à Valve muito mais liberdade para personalizar a experiência do usuário e otimizar o software e o hardware para trabalhar em conjunto. Uma área em que essa otimização pode ser vista com força total é o controle de TDP (Potência de Design Térmico) que limita a quantidade de energia que a APU da AMD pode consumir, limitando efetivamente o desempenho, mas estendendo drasticamente a vida útil da bateria. O SteamOS 3.0 também permitiu que a Valve implementasse um modo de área de trabalho bastante capaz para quando você deseja conectar o Deck a um monitor e periféricos.

Embora a experiência personalizada e os potenciais ganhos de desempenho sobre o Windows demonstrados por Linus Tech Tips sejam vantagens sérias para o portátil da Valve, a experiência do software está longe de ser perfeita, graças às limitações dos jogos no Linux. Como um usuário do Reddit, u/212QBW reclamou em um post, ele experimentarou algumas dificuldades preocupantes ao jogar Red Dead Redemption em seu Steam Deck, graças à camada de compatibilidade Proton que a Steam usa para rodar jogos do Windows no Linux. A Steam fez um grande esforço para desenvolver o Proton, mas ele ainda não é perfeito e, muitas vezes, os jogos exigem ajustes significativos para funcionar corretamente. Como é evidenciado pelo ProtonDB, apenas 14% dos 100 melhores jogos da Steam funcionam com o Steam Deck, enquanto 29% não são suportados e 11% são completamente injogáveis, tendo recebido a medalha "Borked" (algo como "ferrado"). O sistema operacional personalizado não apenas gerou reclamações, mas também adiciona pesquisas extras ao processo de compra para verificar se ele funciona.

Colocar o Windows no Steam Deck nem sempre é um assunto livre de bugs

Imagem

Uma razão pela qual o Steam Deck atrai muitos entusiastas de hardware é que é uma plataforma aberta, o que significa que você pode instalar basicamente qualquer sistema operacional nele. Dito isto, o caveat emptor (o risco é do comprador) se aplica quando se trata de configurações não suportadas, e não faltam comportamentos inesperados ou falhas ao usar o Windows 10 ou 11 no Steam Deck.

O caso em questão, u/gibberig, postou no subreddit WindowsOnDeck que se arrependeu de ter comprado o Steam Deck por causa de um problema com o driver do adaptador Wi-Fi que causava picos de ping de 2.000 ms a cada 20 segundos. As soluções foram oferecidas nos comentários, mas geralmente envolviam alguns ajustes. No mesmo tópico, alguns usuários comentaram que seu Deck previsivelmente se desconectaria da rede Wi-Fi a cada hora.

Para o crédito da Valve, todos os problemas mencionados na postagem e no tópico de comentários subsequente tinham soluções, mas cabia aos usuários encontrar e implementar essas soluções. A solução de problemas nunca é divertida, mas, como alguns usuários do Reddit apontaram, o Windows não é o uso pretendido do Deck e lamentar uma compra por causa de algo que você fez com ele é mais do que uma tolice.

Alguns usuários se perdem mexendo no SteamOS em vez de jogar

Em uma postagem no Reddit de u/kanyeshymen21 perguntando se os usuários do Steam Deck se arrependiam de suas compras, alguns usuários tiveram as reclamações usuais sobre incompatibilidade de jogos e problemas estranhos do Windows, mas outros usuários tiveram algumas coisas bastante incomuns a dizer sobre se distrair mexendo no sistema operacional em vez de realmente jogar um jogo. Geralmente, essa é uma área em que os jogos de console superam os jogos de PC, já que um console é basicamente plug-and-play de várias maneiras. Geralmente, você não precisa se preocupar em alterar as configurações gráficas para atingir a taxa de quadros desejada e, geralmente, quando o hardware ou o software é incompatível, simplesmente não funciona.

O Steam Deck, por outro lado, oferece muitas opções de personalização e ajustes para o usuário final, e alguns usuários descobriram que, em vez de jogar no console, eles passavam mais tempo mexendo e trabalhando no sistema operacional e Proton do Steam. Seja buscando taxas de quadros mais altas ou personalizando a área de trabalho do KDE Plasma, algumas pessoas simplesmente não conseguem parar de mexer com o material auxiliar e começam a trabalhar.

Alguns apenas preferem um hardware mais poderoso ou esperavam mais do Steam Deck

Imagem

Embora o Steam Deck seja certamente impressionante, ele não substitui um desktop personalizado com uma Nvidia RTX 3090 ou mesmo um laptop de jogos mais comum. Um usuário da Comunidade Steam afirma que comprou um Steam Deck, mas ficou desapontado com o dispositivo por causa de uma suposta falta de pesquisa e expectativas irrealistas. Os jogos que eles queriam jogar no Deck não eram otimizados para jogar com os controles integrados, e os jogos que se adequam bem ao Deck - principalmente jogos indies e retrôs - estavam entre os jogos menos favoritos do usuário que postou.

Embora o Steam Deck seja capaz de reproduzir até mesmo alguns títulos AAA exigentes, a experiência de jogo nesses títulos está longe de ser de alta fidelidade. Normalmente, rodar jogos exigentes no Steam Deck requer sacrificar a qualidade visual e limitar a taxa de quadros a apenas 40 ou 30 fps, o que simplesmente não é um compromisso que muitos estão dispostos a fazer. Além disso, a execução de jogos mais exigentes exige muito da CPU e da GPU, aumentando o consumo de energia e afetando significativamente a duração da bateria.

Outro comentário no Reddit, do SleepyAviator, menciona que ele só usou o Deck por cinco horas desde que ele chegou, em grande parte devido ao laptop gamer simplesmente ser mais rápido e prático. Isso não é surpreendente, já que o Steam Deck tem um desempenho significativamente pior do que um laptop Nvidia GeForce RTX 3050 Ti, de acordo com a PCMag.

O sistema operacional imutável torna as coisas complicadas

Imagem

Uma coisa que você pode ouvir quando as pessoas falam sobre o Steam Deck é que ele é "apenas um PC" e, embora seja verdade, é um pouco diferente da maioria dos outros PCs que você pode ter usado antes. A diferença em como o SteamOS 3.0 funciona em comparação com o Windows, macOS ou a maioria dos outros sistemas operacionais baseados em Linux se resume ao sistema de arquivos. O SteamOS 3.0 é o que chamamos de sistema operacional imutável. Como explica o TheNewStack, um sistema operacional imutável opera de maneira "somente leitura", o que significa que os usuários não podem alterar os arquivos de sistema, seja manipulando-os diretamente ou instalando aplicativos de terceiros. O SteamOS ainda permite que os usuários instalem aplicativos – mas só permite a instalação de aplicativos via flatpak (instalador de pacotes para Linux). É aqui que o usuário do Reddit u/annoyedforaliving questiona o Steam Deck, afirmando que a imutabilidade do SteamOS impede que o Steam Deck opere como um computador totalmente funcional.

Flatpak é um formato de aplicativo mais seguro em sistemas operacionais baseados em Linux que empacota todas as outras informações necessárias para a execução de um aplicativo e instala aplicativos de maneira isolada, o que significa que os aplicativos flatpak não alteram outros aplicativos ou o sistema operacional quando são instalados. Embora muitos aplicativos estejam disponíveis como flatpaks, há muitos que não estão, então é compreensível que a natureza imutável do SteamOS possa ser frustrante para alguns usuários. Também vale mencionar que você pode desativar o modo somente leitura, mas pode ser reativado na próxima vez que o sistema for atualizado, o que significaria perder todos os aplicativos não flatpak instalados no dispositivo.

Comentários

17 Fev, 2023 - 21:43

Comentários