Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Não há guerra de console porque o Xbox mudou e deixou o PlayStation para trás

Xbox vs PlayStation: As Guerras dos Consoles. Fanboys, analistas da indústria e jornalistas de jogos amam essas guerras. A conversa constante sobre quem está ganhando e perdendo aumenta quando a Sony esta pronta para lançar uma nova geração de console. Este ano não é exceção, o clamor já começou. Exceto que este ano é uma exceção e o ruído que você ouve é o som de uma mão batendo palmas. A indústria de videogames foi além de quem vende mais consoles. A Microsoft seguiu em frente, a Sony não o fez e o PlayStation ficou sem inimigo nesta guerra. . . Nintendo? Ninguém?

A competição na indústria de jogos não é sobre quem vende mais consoles, é sobre quem ganha mais dinheiro. E há muito dinheiro a ser ganho. De acordo com um artigo recente da Protocol, a indústria global de jogos produz mais de US $ 150 bilhões em receita anual. Compare isso com a bilheteria global de 2019 em US $ 42,5 bilhões e o negócio de música gravada em 2018, incluindo US $ 19,1 bilhões. A receita global de jogos está um pouco acima de 240% da receita obtida com filmes e música combinados .

Houve um tempo em que as vendas e a competição entre os fabricantes de console tiveram um papel central na determinação dos principais players no espaço de videogame. Os jogos eram majoritariamente single player, jogados localmente e a propriedade do console levou os compradores ao segmento de mercado do fabricante. Observar as pessoas brincando com os amigos em sofás e festas na LAN.

Isso acabou, é agora. Os jogos mais populares do mundo são multiplayer ou possuem fortes componentes multiplayer. Eles são jogados na nuvem. Você pode jogar com amigos que moram em qualquer lugar. Dezenas de milhões assistem a conteúdo relacionado a jogos no Twitch, Mixer e YouTube todos os dias. A verdadeira concorrência na indústria de videogames não está ocorrendo na arena dos consoles, está acontecendo na nuvem.

A Microsoft entende isso. Phil Spencer se apresentou a protocol e disse:

Quando você fala sobre Nintendo e Sony, temos muito respeito por eles, mas vemos a Amazon e o Google como os principais concorrentes no futuro. Isso não é desrespeitar a Nintendo e a Sony, mas as empresas de jogos tradicionais estão um pouco fora de posição. Eu acho que eles poderiam tentar se recriar, nos investimos dezenas de bilhões de dólares em nuvem ao longo dos anos.

Não quero brigar por guerras de formato com esses caras, enquanto a Amazon e o Google estão se concentrando em como levar os jogos para 7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Em última análise, esse é o objetivo.


Essa declaração pode ser um choque para aqueles que ainda investem em guerras de console, mas os comentários de Spencer refletem com precisão o estado atual da indústria de videogames. As plataformas de hardware e os jogos exclusivos eram o barômetro de sucesso de ontem, hoje é a hospedagem na nuvem. E Microsoft, Amazon e Google são os únicos com infraestrutura para levar jogos baseados em nuvem para o mundo inteiro.

Imagem

O Xbox tem se concentrado na nuvem, não no console, durante grande parte da geração atual de console. Satya Nadella assumiu o cargo de CEO e começou a levar a Microsoft para a nuvem menos de um ano após o desastre do Xbox One na E3 2013. Um mês depois que ele assumiu o cargo, ele colocou Spencer no comando da Xbox. Em 2017, Spencer foi nomeado para a Equipe de Liderança Sênior se reportando diretamente a Nadella. Spencer tem subestimado a competição de consoles e promovido jogos para jogadores onde quer que seja, desde que ele seja o chefe da Microsoft. Muitos entendiam isso como tentar colocar a melhor face do domínio do PS5 nas vendas de consoles. Na verdade, era uma indicação que a Xbox entendeu que as vendas de console não são o futuro, nem o presente.

Para entender por que a hospedagem na nuvem, e não as vendas de console, é a chave para o sucesso na indústria de jogos, tudo o que você precisa fazer é seguir o dinheiro. Jogos multiplayer, jogos para celular, Twitch, Mixer e YouTube são todos mega fabricantes de dinheiro e todos dependem de hospedagem na nuvem. Somente esse trio faz da nuvem a fonte mais atraente de receita de jogos atualmente.

Agora adicione streaming de jogos à essa mistura. Stadia estreou em novembro, o GeForce Now saiu da versão beta, o xCloud está na versão beta. Redes 5G estão sendo construídas. Atualmente, o streaming baseado em assinatura não é um recurso importante no cenário dos jogos, mas está a caminho e tornará a hospedagem em nuvem ainda mais valiosa do que é hoje. As empresas não precisam de seu próprio console para obter sucesso neste mundo, precisam de infraestrutura de ponta com data centers poderosos em todo o mundo.

Imagem

Microsoft, Amazon e Google têm os data centers, a Sony não. A Sony ainda é levada a vender consoles porque não pode competir na nuvem. A surpreendente revelação do PS5 na Wired permitiu à Sony concentrar a discussão de última geração no console, que se encaixava perfeitamente com a percepção equivocada de que as vendas do console ainda são o critério de sucesso. A tática forte da Sony de usar exclusivos PS5 para coagir os jogadores a comprar o novo console, as notícias de que os preços do PS5 podem depender do preço do Xbox Series X e a resistência bem documentada da PlayStation à reprodução em plataformas cruzadas são todos sinais de que a PlayStation está ainda se sustenta da vendas de consoles enquanto a indústria de jogos segue em frente.

As vendas de console foram críticas quando a geração atual foi lançada em 2013 e a PlayStation venceu essa guerra decisivamente. Mas o campo de batalha mudou nos anos seguintes. O dinheiro está na nuvem agora e a Sony não tem infraestrutura de nuvem para competir. A placa estava na parede quando a Sony e a Microsoft anunciaram uma parceria em maio passado, permitindo que a Sony usasse o serviço de nuvem Azure da Microsoft para streaming de jogos. A placa dizia "Game over". Você ouvirá muito sobre a guerra de console entre o PS5 e a Série X nos próximos meses, mas é muito barulho por nada. A guerra de verdade agora é nas nuvens.

Fonte: Forbes

Comentários

09 Fev, 2020 - 16:42

Comentários