Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

La Casa de Papel: Parte 3 é o maior 'clickbait' da TV em 2019

Antes de mais nada, dois alertas: 1) o texto abaixo contém spoilers de La Casa de Papel: Parte 3 Sim, nós sabemos o significado de clickbait.

Ainda assim, vale um resumão: o termo em inglês, popularizado graças à internet, nada mais é do que uma atrativa isca cujo intuito é aumentar o tráfego em portais online. Apesar de La Casa de Papel ser um produto televisivo (mesmo que transmitido e distribuído pelo serviço de streaming online Netflix), a reviravolta surpreendente da Parte 3 faz uso desse macete "malandro", que pode deixar muitos espectadores irritados -- ou curiosos e famintos para mais.

Imagem

"À Deriva", oitavo episódio da terceira parte de La Casa de Papel, termina de maneira desastrosa para os atracadores espanhóis -- sem esquecer do argentino Palermo, claro. Lisboa é capturada pela polícia sob liderança de Suárez e se recusa a entregar o paradeiro do Professor. Ao ouvir dois disparos supostamente direcionados à sua amada, o líder da turma de vermelho autoriza uma medida desesperadora e dá a permissão para ativar o plano Defcon 2.

"Isso não é mais um roubo. Nem um desafio ao sistema. Isso é uma guerra. Aja de acordo", diz o Professor, com um olhar vazio e raivoso. O Defcon 2 é o chute no balde, a última medida possível a ser tomada. Juntos, Tóquio e Rio, embalados por uma empolgada trilha sonora e um leve slow-motion, pegam duas bazucas e disparam antes de serem atacados.

Imagem

Imagem

​Ao atirar primeiro, os protagonistas "perdem a razão", o que certamente diminuirá a opinião pública a favor deles. As imagens que se seguem são dramáticas -- "é teste para cardíaco, amigo!", já diria Galvão Bueno. Ninguém acredita no que acaba de acontecer. Nairóbi, após cair em armadilha envolvendo seu filho, está gravemente ferida em consequência de ser baleada por um franco-atirador. Os guardas estão em chamas, enquanto os protestantes se entreolham, com interrogações estampadas nos rostos.

Imagem

Antes dos créditos finais, um pequeno plot-twist: Raquel Murillo, a Lisboa, está viva e anuncia: "O Professor caiu na própria armadilha". Começa a tocar "Bella Ciao", música icônica das temporadas anteriores, em uma versão a capella. A falsa-execução da ex-agente da polícia fez o Professor, considerado o calculista mais frio e meticuloso, perder a cabeça e começar uma guerra. Fim de temporada. Ótimo cliffhanger -- aquele acontecimento chocante no fim dos episódios que te força a ver o próximo imediatamente, como tão bem fazia a série Batman dos anos 1960.

Agora, sabe-se lá quando terá um desfecho para toda essa confusão. A Parte 4 de La Casa de Papel ainda não foi oficializada pela Netflix, embora o criador Álex Pina já tenha garantido novos episódios. Até lá, diversas pontas permanecerão soltas. A série terá mesmo a coragem de matar uma das personagens mais bem construídas e queridas pelos fãs? Por um lado, dar fim a ela é uma decisão duvidosa; por outro, caso sobreviva, exigimos uma boa explicação, pois o estado da líder do matriarcado é crítico.

Dado o histórico da série, a segunda opção é mais provável, e é exatamente por isso que La Casa de Papel: Parte 3 é o maior clickbait da televisão em 2019. No fim, tal qual o Pica-Pau, seremos tapeados pelas nossas expectativas uma vez mais.

Imagem

Imagem

​Bom, desde o começo La Casa de Papel esbanjou exageros, cliffhangers -- ou, até mesmo, clickbaits. Na verdade, foi justamente por esse espetáculo de absurdos que a série espanhola conquistou tantos fãs mascarados de Salvador Dalí. Fato é que a situação ficou feia para o Professor e seus aprendizes, que foram colocados em xeque pela Inspetora Sierra. Sair ileso dessa será a mais hercúlea das tarefas, mas isso fica pro próximo clickbait -- digo, para a nova temporada, ainda a ser oficializada.

Fonte: Br/Ign

Comentários

24 Jul, 2019 - 10:06

Comentários