Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os Games Mais Controvérsios de todos os tempos - Parte 1

A lista é grande, por isso tem muitos games que você não conhece ou nunca ouviu falar.

Dos mais antigos aos mais novos, pretendo mostrar nesse conjunto de artigos uma lista com alguns dos games mais controvérsios de todas as épocas, que claro não posso deixar de falar foram banidos ou regionalmente censurados.

Vamos começar pelos mais clássicos desde os primórdios dos videogames.

Gotcha - 1973

Controverso devido aos controles serem percebidos como bojos de borracha rosa que foram feitos para representar seios e serem espremidos para controlar uma ação.

Ele era um jogo feito para máquinas de fliperama, pra quem ficou curioso sobre a plataforma do jogo.

Imagem

Plataforma: Arcade

Feito pela Atari

Death Race - 1976

Imagem

O objetivo do jogo é atropelar "Gremlis" stickman (Esses desenhos simples que representam seres humanos).

O que acontece no game é que esses pequenos humaninhos representados gritam quando são atropelados e depois se transformam em lápides. Isso para a época era representado como extrema violência.

Plataforma: Arcade

Feito pela Exidy

Custer's Revenge - 1982

Imagem

O jogo retrata um general Americano de uma Guerra Civil e caçador de Índios grosseiramente representado se esquivando de flechas para alcançar uma mulher nativa americana amarrada a um cacto.

Lembre-se na época em que o game foi lançado o racismo nos Estados Unidos não era considerado crime então podia-se criar qualquer tipo de conteúdo de entretenimento sem nenhuma preocupação em dramatizar ou inferiorizar outra raça de pessoas como índios ou negros.

Até aqui você pode dizer que o game não tinha nada demais, MAS para sobreviver no jogo, seu personagem tinha a permissão de fazer sexo com a nativa representada e ainda receber pontos por isso. Óbvio que isso rapidamente se transformou em contróversias sobre se o personagem que você joga está estruprando o NPC ou se tudo aconteceu de boa vontade.

É amigos sempre deve-se ter em conta sobre a liberdade que um jogador deve ter dentro de um jogo comparado com a vida real.

Imagem

Imagem

Plataforma: Atari 2600

Feito pela Mystique

Punch-Out!! - 1984-2009

Imagem

Esse aqui é uma série de games lançados durante as décadas para inúmeras plataformas.

O que acontece nesses jogos é que há numerosos exemplos de esteriótipos de categorias de pessoas. Nesse caso pugilistas adversários que o jogador luta.

Parece que fazer piada disso não era legal.

Plataforma(s): Arcades, NES, SNES, Wii

Feito pela Nintendo e Next Level Games (2009)

International Karate - 1985

Imagem

A Data East USA processou a Epyx, editora desse jogo nos Estados Unidos (sob o nome de World Karate Championship) devido a semelhanças entre o jogo International Karate e Data East's Karate Champ. Embora o processo tenha sido indeferido, a Data East obteve uma liminar para impedir novas vendas do World Karate Championship, que foi posteriormente apelado e revogado.

Imagem

Plataforma(s): Amstrad CPC, Apple II, Atari 8-bit, Atari ST, Commodore 64, Commodore 16, MS-DOS, MSX, ZX Spectrum

Feito pela System 3

Chiller - 1986

Imagem

Esse é mais um que muitos poderiam gostar não é mesmo? Há gosto pra tudo.

Mas a vitimização sangrenta e sem sentido de vítimas inocentes que acontecia no game levou os donos de fliperama a rejeitá-lo amplamente.

Imagem

Plataforma(s): Arcade, NES

Feito pela Exidy

177 - 1986

Imagem

Esse aqui é um game bishoujo que gira em torno de estupro, provocou um agitação intensa ao público até chamar a atenção da National Diet of Japan.

Games Bishoujo: É um tipo de game japonês centrado em interações com garotas atraentes.

Até tive que pegar um dicionário pra entender o significado disso, porquê nunca vi um game desse tipo vendendo na steam (ou nunca me dei o trabalho de encontrar kkkkk).

Imagem

Plataforma: NEC PC-8801

Feito pela dB-soft

Barbarian: The Ultimate Warrior - 1987

Imagem

A arte da capa desse jogo, conta com Maria Whittaker, uma modelo que foi então associada às sessões de fotos em topless do tablóide de The Sun (um jornal publicado no Reino Unido e na República da Irlanda na época), Michael Van Wijk um fisiculturista e esportista profissional, aparece também e só usava uma tanga, o que provocou indignação no Reino Unido. A Revista Electron User recebeu cartas de leitores e entidades religiosas,

que chamou a imagem de "ofensiva e particularmente insultante para as mulheres" e uma "propaganda pornográfica feia". O conteúdo violento de Barbarian: The Ultimate Warrior também foi controverso e foi banido na Alemanha pelo Federal Department for Media Harmful to Young Persons por causa disso.

Imagem

Plataforma(s): Acorn Electron, Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Atari ST, BBC Micro, Commodore 64, MS-DOS, ZX Spectrum

Feito pela Palace Software

Super Monaco GP - 1987

Imagem

Phillip Morris (Divisão de uma grande corporação de tabacos dos Estados Unidos) processou a Sega (e algumas outras empresas de videogames, incluindo a Namco e a Atari Games em nome de seu game Final Lap) porque a versão arcade do jogo contém propagandas que lembram as dos cigarros Marlboro.

O game por isso não sobreviveu, mas essa empresa de cigarros sim, que continua firme e forte vendendo seu câncer em forma de cilindro 34 anos depois.

Imagem

Plataforma(s): Arcade, Sega Genesis, Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Game Gear, Sega Master System, ZX Spectrum

Feito pela Sega

Leisure Suit Larry series - 1987–presente

Imagem

AH! Esse sim, fica pra os saudosistas e amantes de games bizarros de plantão.

Esse game aqui é controverso por suas obscenidades e humor adulto. Leisure Suit Larry: Magna Cum Laude foi lançado no PC e censurado e sem censura nos Estados Unidos mas foi banido na Austrália.

Bem eu já vi cinéfilos amantes de filmes bizarros como a centopéia humana e 120 dias de sodoma, mas gamers ainda não. Então vamos deixar os rótulos que as pessoas colocam em quem gosta de games de lado e chegarmos a concordar um com o outro que os games mostrados aqui não mereceriam ser jogados nem por 1 minuto de nosso tempo!

Mas todo o tipo de entretenimento seja filmes, séries, games e até livros pode ter histórias verdadeiras sobre a sua construção e um grau de influência na vida das pessoas, seja boa ou ruim.

Imagem

Plataforma(s): PC, PS2, Xbox, PS3, Xbox 360, Mobile phones, Android, iOS, PS4, Nintendo Switch

Feito pela Sierra Entertainment

Splatterhouse series - 1988–2010

Imagem

Sangue e muito mais sangue, violência e alguns inimigos questionáveis. Os críticos descreveram o jogo como uma "decepção colossal" e "desordeiro, violento e excessivamente sangrento". Se exageraram tanto na crítica negativa é porque tem um fundo de verdade.

Imagem

Plataforma(s): Arcade, Famicom, TurboGrafx-16, Sega Genesis, Xbox 360, PlayStation 3, Wii, iOS, Nintendo Switch

Feito pela Namco

J.B. Harold Murder Club - 1991

Imagem

Esse contêm o de sempre e trata de temas sexuais, incluindo até uma referência a um estupro não solucionado.

Imagem

Plataforma: TurboGrafx-16

Feito pela NEC

Wolfenstein 3D - 1992

Imagem

Violência, sangue, simbolismo nazista e a inclusão de Adolf Hitler como chefe final. Todos os ingredientes para que um game seja banido. Mas o game ainda fez sucesso e continuou lançando outros jogos de mesmo nome, mas por outra desenvolvedora e com histórias mais aceitáveis pelo público e pela crítica podemos assim dizer.

Imagem

Plataforma(s): DOS, SNES, 3DO, Atari Jaguar

Feito pela id Software

Night Trap - 1992

Imagem

Contêm violência, abuso infantil e temas sexuais. Eu ainda não consigo entender o que esses caras tem na cabeça pra querer criar esse tipo de jogo.

https://i.ytimg.com/vi/EaCWphCrXTw/hqdefault.jpg

Plataforma: Sega CD

Feito pela Digital Pictures

Mortal Kombat series - 1992–presente

Imagem

Esses jogos aqui eu coloco a minha mão no fogo e sei que não vou me queimar, digo isso de forma literal até porque é só minha opinião. Não poderia deixar de falar dessa série que sobrevive até hoje e conquistou uma legião de fãs. Eu posso comprar na steam ou nas lojas americanas em versões físicas tanto para PS4 como XBOX One na maior tranquilidade e sem peso na consciência, não podemos esquecer como é incrivel joga-lo com os amigos, AH! Essa sensação não tem preço.

Mas infelizmente esse jogo está nessa lista e SIM! É um game controvérsio não podemos mudar isso.

Nele há Sangue, violência e gore. O primeiro lutador pode introduzir "Fatalities" para acabar com os adversários. Quando lançado para formatos de console de mesa se tornou o primeiro jogo de "grande orçamento" a levantar a questão da violência nesse meio. Possível catalisador para a implementação de um sistema de classificação. Isso mesmo você não entendeu errado, graças a esse jogo a indústria de games começou a implementa usado para classificação de videojogos e definir os grupos mais adequados para determinados tipos de jogos de acordo com a idade.

Você pode saber mais sobre isso aqui: https://www.digitaltrends.com/gaming/how-mortal-kombats-gruesome-fatalities-led-to-video-game-ratings/

Plataforma(s): Arcade, PC e outros tipos de Consoles da antiga e nova Geração incluindo dispositivos móveis.

Feito pela Midway (depois Warner Bros. Interactive)

Imagem

Eu acabo essa postagem por aqui e em breve terá uma parte 2 abordando sobre outros games.

Eu sei, eu sei. Você deve estar pensando. Pra que saber a existência de tantos games desinteressantes? E ainda mais alguns que abordam temas que nós com certeza não queremos que faça parte de nossas vidas?

Bem fica a título de curiosidade, quem gosta de games com certeza vai querer saber um pouco sobre os diferentes tipos de game, como são desenvolvidos e como podem impactar na vida das pessoas e até na sociedade, porque sabemos que a mídia e muitos sites de notícias falam informações sobre algo que não conhecem e criam assim um preconceito com quem se denomina gamer.

Vamos continuar jogando! Mas os jogos que VALEM a pena.

Até a próxima pessoal.

Comentários

21 Jul, 2019 - 01:59

3874 Views

Comentários