Um exemplo de como pode ser o grafismo 'next-gen'?
A Cry Engine, da Crytek, é capaz de gerar grafismo de alta qualidade, mas se a isso juntarem técnicas de fotogrametria, o resultado pode ser ainda mais impressionante. Foi o que fez Matthias Lindemann, cujas fotos foram compartilhadas pelo DSOGaming, e o resultado é impressionante.Estas imagens foram retiradas de uma sequência a correr em tempo real, num computador topo de gama, mas é preciso esclarecer o seguinte: embora esteja a correr em tempo real, a sequência foi feita num mapa muito curto, e está a apenas a gerar grafismo. A isso seria preciso acrescentar um mapa consideravelmente maior, cálculos de física, inteligência artificial, modelos de personagens, e tudo o resto necessário para formar um jogo.
Ainda assim, o resultado é impressionante, e não nos importaríamos que fosse um sinal do que a próxima geração pode fazer. Se quiserem ver a galeria completa, cliquem aqui.
Já que o tema é grafismo de próxima geração, vale a pena lembrar a demo do Unreal Engine que a Epic liberou em março passado, com a participação de Andy Serkis. Também isto pode ser um exemplo do que será possível na próxima geração.