Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Brasil inaugura primeira etapa de novo acelerador de elétrons

Projeto é considerado um dos maiores empreendimentos da ciência no Brasil

O presidente Michel Temer inaugurou nesta quarta-feira (14) a primeira etapa da construção do Sirius, novo acelerador de elétrons que é considerado um dos maiores empreendimentos da ciência no Brasil.

O acelerador é localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, e teve suas obras civis e o prédio que abriga a infraestrutura de pesquisa concluídas. Dois dos três aceleradores de elétrons também estão concluídos.

Os equipamentos são capazes de gerar a luz síncrotron para revelar estruturas de materiais orgânicos e inorgânicos, incluindo proteínas, vírus, rochas, plantas, ligas metálicas, em alta resolução. Segundo Temer, o projeto contou apenas com fornecedores brasileiros.

"Será um laboratório aberto à comunidade científica internacional porque sabemos bem que as grandes descobertas são obras de grandes parcerias", afirmou, destacando também a atração da estrutura para o setor industrial (via Agência Brasil).

A próxima etapa do projeta tem conclusão prevista para o segundo semestre do ano que vem, com a abertura de seis estações de pesquisa. O projeto deverá entrar em operação até 2021.

No total, o Sirius ocupará um espaço de 68 mil metros quadrados. O projeto foi orçado em R$ 1,8 bilhão e é financiado pelo Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações. Um total de R$ 1,12 bilhão já foram repassados.

Fonte: Theenemy

Comentários

15 Nov, 2018 - 23:20

Comentários

Notícias