Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O que esperar das novas gerações de consoles

Fonte da imagem: Pixabay.com


Durante a recente E3 2018, a Microsoft abriu a discussão sobre o que os gamers podem esperar sobre a nova geração de consoles, embora sem mencionar nenhuma data de lançamento. Sendo o primeiro expoente dos produtores de hardware na conferência de duas horas de duração, o chefe do Xbox, Phil Spencer, começou sua apresentação referindo-se ao trabalho da equipe da Microsoft no desenvolvimento da próxima geração de Xbox, enquanto o foco de sua palestra estava em streaming de videogames com qualidade de console, em qualquer dispositivo. Esta referência abre a possibilidade de utilizar smartphones, computadores e consoles, para jogar com uma única conta de usuário, e ter a oportunidade de acesso a todos os recursos da mesma, como créditos de jogo e dinheiro para a compra de videogames, usando apenas uma conta de usuário. Esse conceito apontado por Microsoft é chamado de cross-platform (plataforma cruzada), e tem a ideia de focar o desenvolvimento de plataformas para torná-las acessíveis a partir de vários dispositivos, representa uma mudança muito importante na forma como a indústria de videogames foi realizada desde a sua criação.

ImagemFonte da imagem: Pixabay.com


Seguindo a moda da interatividade

Outra tendência que está ganhando mais força é a de streaming de vídeo interativo, já que a inclusão de acesso à plataformas como o Twitch, a partir de consoles de videogame, desencadeou a popularidade do streaming interativo.

O Twitch é um site onde os jogadores podem aprender estratégias para melhorar suas habilidades de jogo, através da experiência obtida assistindo outros jogadores, e participando ativamente através do compartilhamento de dicas e truques ao vivo dentro de um fórum de chat e com a interação com os espectadores, através de vídeo ao vivo.

Esse método de aprendizado interativo tornou-se muito popular, e, atualmente, é um dos recursos mais apreciados em diferentes aspectos. Um exemplo disso é a Betway Casino, que oferece seu conteúdo ao vivo, para dar uma experiência imersiva com croupiers que distribuem cartas em tempo real em jogos de blackjack ou poker.

Nesse aspecto da interatividade, estão aparecendo mais e mais videogames que apostam nesta tendência, como no recente caso de Fortnite: Battle Royale, que é um Shooter onde até 100 jogadores podem participar no mesmo jogo ao vivo, e se tornou num dos jogos mais populares na atualidade, com torneios que oferecem prêmios que chegam a R$31 milhões, conforme relatado pelo site TechTudo, e são também transmitidos ao vivo por streaming em sites como Twitch, e YouTube, além de oferecer a facilidade de ser cross-platform entre computadores, consoles e smartphones de diversos produtores.




Videogames no console vs. streaming de videogames

Desde a origem da indústria de videogames, o modelo de negócios tem sido a venda de consoles para usuários, e a licença para desenvolvedores de videogames, para que suas criações sejam adaptadas e distribuídas nesses consoles. No entanto, com o desenvolvimento de várias tecnologias de streaming, como Netflix, Spotify, ou Amazon Prime Video, o salto para o streaming de videogames está mais próximo do que nunca, com o serviço de streaming Steam.tv, estando já disponível.

Um exemplo a considerar é que o Brasil é o quarto país com maior número de usuários de smartphones, atingindo 42% da população total do país em 2018, segundo a agência de estatísticas Newzoo. Ao comparar a facilidade de acesso e a portabilidade de um smartphone, em comparação com o alto custo de um console de videogame, o chamado Cloud Gaming é mostrado como o próximo passo na indústria de videogames.

As versões mais recentes de hardware da Microsoft e da Sony: Xbox One X e PlayStation 4 Pro, respectivamente, concentraram sua infraestrutura em oferecer o hardware mais avançado a seus usuários, além de levar a conectividade online como padrão. Porém, devido a grande quantidade de renda que a venda de hardware gera para essas empresas, a próxima geração de consoles buscará melhorar a inclusão e o uso de novas tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada.

O headset de realidade virtual da Sony, PlayStation VR, já vendeu mais de 3 milhões de dispositivos, e a concorrência nesse sentido, disparou em 2018, com o surgimento de uma versão mais barata do headset Oculus Go, de uma das empresas de Mark Zuckerberg, e o anúncio do Magic Leap One, a ser lançado a venda no final de 2018.



A próxima geração de consoles poderia ser anunciada em 2019 e ter uma data de lançamento para 2020, no entanto, os desenvolvedores de hardware e software já têm muito espaço para cobrir, buscando melhorar sua oferta atual e atender às necessidades dos gamers, incluindo portabilidade, interação ao vivo, e o uso de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual.

Comentários

03 Set, 2018 - 09:51

Comentários