Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Nova versão da Steam Play traz Proton para rodar jogos do Windows em Linux

A Valve disponibilizou uma nova versão da Steam Play que incorpora sua nova ferramenta pra rodar jogos do Windows em Linux, a Proton. Agora que a informação não é mais um rumor, a empresa confirmou que tem trabalhado com a CodeWeaver para fazer uma distribuição modificada do Wine (como muitos usuários chegaram a especular) a fim de tirar dos desenvolvedores o ônus de otimizar os jogos para ainda mais uma plataforma.

A versão modificada pela Valve do Wine, chamada Proton, traz algumas melhorias específicas voltadas para games, como performance de multi-thread otimizada, suporte melhor para tela cheia, suporte melhorado a controles e disponibilidade para bibliotecas Steamworks e OpenVR.

Apesar de já ter sido disponibilizada para os usuários finais através da nova atualização da Steam Play, a nova ferramente ainda está em desenvolvimento e, no momento, a Steam só garante os seguintes jogos:

Imagem

  1. Beat Saber
  2. Bejeweled 2 Deluxe
  3. Doki Doki Literature Club!
  4. DOOM
  5. DOOM II: Hell on Earth
  6. DOOM VFR
  7. Fallout Shelter
  8. FATE
  9. FINAL FANTASY VI
  10. Geometry Dash
  11. Google Earth VR
  12. Into The Breach
  13. Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2012
  14. Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2013
  15. Mount & Blade
  16. Mount & Blade: With Fire & Sword
  17. NieR: Automata
  18. PAYDAY: The Heist
  19. QUAKE
  20. S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl
  21. Star Wars: Battlefront 2
  22. Tekken 7
  23. The Last Remnant
  24. Tropico 4
  25. Ultimate Doom
  26. Warhammer® 40,000: Dawn of War® - Dark Crusade
  27. Warhammer® 40,000: Dawn of War® - Soulstorm


Os jogos que rodam no Linux pelo Steam Play ainda não vão aparecer na loja como sendo compatíveis com Linux, já que o suporte não é nativo, então eles não são oferecidos para compra diretamente no sistema operacional, tendo que ser adicionados à sua biblioteca por outros meios.

Os usuários podem, por sua conta e risco, rodar qualquer jogo da sua biblioteca Steam em Linux indo nas configurações da Steam Play e marcando a opção "Enable Steam Play for all titles" (disponibilizar a Steam Play para todos os títulos). Neste caso você vai poder tentar rodar qualquer jogo com o Proton, mas a Valve não garante mais que não vai ter bugs, especialmente com jogos que fazem uso pesado de DRM e soluções contra cheats.

Imagem

Enquanto isso a empresa segue testando mais jogos e garantindo seu funcionamento correto no Steam Play. A lista de prioridades de jogos a serem testados é definida pela Lista de Desejos dos usuários. Os jogos mais populares serão testados primeiro.

Para mais informações a respeito do Proton, incluindo o link do seu código (já que é open-source), confira a página da comunidade da Steam, em inglês.

Fonte: Adrenaline

Comentários

22 Ago, 2018 - 11:54

Comentários