Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Fim da ZTE e Huawei nos EUA pode fazer Chineses criar um Novo SO

Há muitos fãs para o Android e para o iOS, é verdade. Mas todos sabemos que concorrência é sempre algo saudável e que costuma trazer benefícios ao consumidor. Há muito tempo esperamos uma alternativa a esses dois SOs, e graças a acontecimentos políticos isso pode acontecer em breve.

ZTE cessa suas operações

Se você acompanha um pouco de notícias internacionais, deve saber que Estados Unidos e China estão em um embate político, econômico e estratégico. Uma das acusações dos Estados Unidos é que a ZTE, empresa chinesa e quarta maior vendedora de aparelhos nos EUA, revende tecnologia americana para o Irã e para a Coreia do Norte. Sim, nesse nível.

A ZTE assumiu a culpa, pagou multa e disse que iria tomar providências. Porém, o governo norte-americano afirmou recentemente que nada foi feito dentro da empresa, e tomou a medida drástica de proibir a Qualcomm e a Google de fornecer hardware e software para a empresa.

Imagem

Sabemos que o Android é open source, mas a Google controla os aplicativos principais, incluindo aí a Play Store, e é muito difícil vender Android fora da China sem a essencial loja de apps. Sendo também que a companhia tem 25% de suas peças vindas dos norte-americanos, fica insustentável para a empresa redesenhar seus produtos do zero.

Assim, a ZTE emitiu ontem um comunicado dizendo que praticamente encerrou suas operações globais, e que espera uma reconsideração dos EUA para o caso. É muito difícil o governo norte-americano voltar atrás, então podemos considerar esse o fim da ZTE.

Huawei com um pé atrás

Um acontecimento como esse obviamente deixa a Huawei de sobreaviso. Há um mês, a empresa também parou de vender aparelhos nos Estados Unidos após todos os grandes varejos cederem à pressão do governo, que acredita que aparelhos chineses podem estar com a privacidade dos usuários comprometida. E, depois da ZTE, ela voltou a ser ameaçada por Donald Trump.

Imagem

Já não é fácil ficar sem vender nos Estados Unidos, mas se as mesmas sanções aplicadas à ZTE chegarem na Huawei, essa também pode ter problemas. É verdade que ela já está preparada quanto ao hardware, e produz seus próprios chipsets Kirin, mas ela depende fortemente da Google para o uso do Android completo em seus smartphones.

O concorrente do Android e do iOS pode vir da Huawei

Como você pode acompanhar na matéria abaixo, muitas iniciativas de sistemas operacionais já surgiram e morreram enquanto o Android e o iOS seguem firme. Nem mesmo a toda poderosa Microsoft conseguiu desenvolver algo bom o bastante para bater de frente conta o robô e a maçã.

Porém, pode ser chegada a hora, Já fazem uns anos desde que a China deixou de ser o país da cópia e passou a ser uma potência na tecnologia. Empresas como a Xiaomi, Huawei e outras já mostraram que são capazes de projetar seus próprios produtos ótimos, incluindo aí hardware interno. Então por que não software também?

Utilizando a parte open source do Android, é possível que as grandes fabricantes chinesas comecem a trabalhar (se é que já não estão trabalhando) em um novo sistema operacional, controlado pelo país asiático e livre de sanções norte-americanas.

Imagem

E os rumores mais fortes apontam para a Huawei. Já com seu Kirin, a empresa chinesa já trabalha em uma alternativa ao Android desde 2012, embora não saibamos em qual velocidade. Os planos do fundador da empresa, Ren Zhengfei, mostram que dois anos atrás a Huawei estava discutindo um sistema operacional chamado "KirinOS", e desde então não houvera, mais novidades sobre isso.

Há grandes riscos para a Huawei, pois até hoje todo mundo pensa muito bem antes de se colocar como concorrente do Google, mas alguém precisa apostar nisso um dia. Não é uma coisa para acontecer já, mas a empresa não pode ignorar os perigos após ver o que aconteceu com a ZTE.

Essa notícia é boa, sim!

O potencial das empresas chinesas para desenvolverem seu próprio SO é enorme, uma vez que seu hardware já está bem maduro. Livres do Google, elas poderiam desenvolver suas próprias plataformas de venda de conteúdo, gerando muito dinheiro, algo essencial para que um projeto ousado desses continue.

Além disso, poderiam surgir novas funções, novos atrativos, e o desenvolvimento do mercado móvel como um todo poderia andar mais rápido. O Google surfa tranquilo na onda de seu sucesso, e um concorrente chinês faria a empresa de Mountain View correr mais com problemas como duração de bateria e fragmentação.

E você? O que acha dessa ideia?



Fonte: Androidpit

Comentários

11 Mai, 2018 - 10:55

Comentários