Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os 10 melhores games beat 'em up da era 16-bit

A época mais marcante dos jogos de porrada

Os chamados beat 'em up são aqueles games em que o jogador tem a simples missão de andar pra frente e dar porrada em tudo que existe no cenário -- sejam os alvos inimigos ou objetos inanimados que podem conter alguns itens.

É importante ressaltar que, neste caso, os combates travados ao longo da jornada precisam ser necessariamente corpo-a-corpo. Nós não consideramos, por exemplo, shooters, como Contra, ou jogos de plataforma em que é possível prosseguir sem eliminar todos os inimigos na tela -- quase todos são assim.

Ao longo das gerações, foram lançados inúmeros títulos que se encaixam nesta descrição. O auge do gênero foi a era 16-bit, que compreende o período no qual Mega Drive e Super Nintendo eram os principais consoles do mercado.

Depois de muito esforço e de tomar a difícil decisão de cortar alguns títulos desta lista, escolhemos os nossos dez beat 'em up favoritos. Você tem todo o direito de criar a própria lista na seção de comentários em seguida.

Confira abaixo:

Golden Axe

Desenvolvido e distribuído pela Sega, o primeiro Golden Axe foi lançado em 1989 primeiro para os arcades e depois adaptado para o Mega Drive. No game, o jogador pode controlar Ax Battler, um bárbaro, Tyris Flare, uma amazona, e Gilius Thunderhead, um anão. O jogo recebeu diversas continuações com o tempo e, hoje em dia, está disponível também para Android e iOS via Sega Forever. Durante o gameplay, além de executar golpes físicos, como dar espadadas ou voadoras, era possível utilizar magias que variavam de personagem para personagem. A mais marcante delas, sem dúvida, era o dragão que Tyris evocava após coletar o máximo de magia possível.



Final Fight

Na cidade fictícia de Metro City, a mesma de Captain Commando, Mike Haggar, um ex-wrestler que se tornou prefeito, promete que vai acabar com a criminalidade. Após ter a filha raptada, ele se une a Cody Travers, seu genro, e Guy, um ninja em treinamento, para que, juntos, os três possam resgatá-la. O game foi lançado originalmente para arcades em 1989, mas adaptado para Super Nintendo em 1991.



Streets of Rage

Também em 1991 foi lançado o primeiro Streets of Rage. No game, uma cidade que até então era muito pacífica acabou sendo dominada por um "sindicato do crime". Atos de violência passaram a se tornar cada vez mais comuns e a corrupção se tornou regra. Em meio ao caos, os policiais Adam Hunter, Axel Stone e Blaze Fielding são a única esperança da população. Embora não utilizem armas de fogo, os heróis contam com a ajuda de um policial que está sempre fortemente armado esperando o contato do jogador para chegar em cena e atirar com uma bazuca ou uma metralhadora em todos os inimigos. No entanto, ele só pode ser evocado uma vez por fase a menos que você morra ou colete uma miniatura do carro da polícia.



Captain Commando

Captain Commando foi lançado em 1991 para os arcades e em 1995 para o Super Nintendo. No game, que se passa em 2026, o jogador pode escolher qualquer membro do grupo de super-heróis liderado pelo Capitão Comando -- que conta com Ginzu, um ninja, Cabeça de Bebê, um bebê montado em um robô, e Mack, uma múmia alienígena. Ao contrário de outros jogos do gênero, neste os jogadores não conseguiam atingir um ao outro, portanto, enfrentar hordas de inimigos acabava sendo mais fácil -- não era necessário se preocupar com com tirar saúde de seus aliados por acidente.



Cadillacs and Dinosaurs

Embora não tenha sido lançado para consoles, Cadillacs and Dinosaurs, de 1993, merece estar nesta lista. Não apenas por ser extremamente divertido, mas por apresentar um mundo completamente bizarro que mistura gangues, dinossauros e heróis porradeiros -- além de carros. A bagunça é grande, mas torna a experiência singular. Os oito cenários pelos quais o jogador passa são todos memoráveis e os inimigos sendo atingidos pelos dinossauros traz uma certa satisfação.



Battletoads & Double Dragon

O primeiro Double Dragon, de 1987, é um dos primeiros games beat 'em up e estabeleceu o modelo tradicional do gênero com personagens especializados em artes marciais. Battletoads surgiu em 1991 para competir com os jogos das Tartarugas Ninja, cujo sucesso crescia cada vez mais, apresentando um estilo de combate completamente diferente, já que o protagonista era um sapo. Apesar de ambos os universos serem extremamente distintos, o crossover entre as duas franquias rendeu um dos mais divertidos beat 'em up de todos os tempos.



Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time

Lançado para os arcades em 1991 e adaptados para Super Nintendo em 1992, este é um dos games mais marcantes das Tartarugas Ninja. Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo estão em uma aventura na qual precisam resgatar a estátua da liberdade das mãos do Destruidor, seu principal vilão, que os mandou de volta no tempo logo no início do jogo. Embora na versão arcade fosse possível jogar em até quatro pessoa, no SNES havia o limite de dois controle, portanto, só dois personagens podiam estar em tela simultaneamente.



Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

O Homem-Aranha foi um dos primeiros super-heróis na história a aparecer em um videogame -- no caso, o Atari, em 1982. Desde então, o aracnídeo continuou protagonizando diversos jogos e receberá mais um no ano que vem. Em 1994, foi lançado Spider-Man and Venom: Maximum Carnage para Super Nintendo e Mega Drive. No título, o herói da Marvel precisa se unir a um de seus principais inimigos para que eles possam enfrentar uma ameaça muito maior -- Carnage, um dos vilões mais poderosos já enfrentados por Peter Parker. Entre as fases, nas quais o jogador podia utilizar qualquer um dos personagens, havia uma série de capítulos de histórias em quadrinhos que narravam o que estava acontecendo no jogo e ajudavam a construir algo que ia além de socar os inimigos.



Batman Returns

Em 1992 foi lançado o filme Batman Returns, dirigido por Tim Burton. Além de ter feito muito sucesso com o público, o longa foi indicado ao óscar em duas categorias. A obra acabou recebendo uma adaptação para os consoles lançada em 1993. No jogo, a posição da câmera chama atenção, pois faz com que Batman pareça um personagem muito mais alto e muito mais forte do que outros heróis do mesmo gênero. A qualidade gráfica dos cenários também impressionava para a época.



Marvel Super Heroes In War of the Gems

Os Vingadores estão entre os heróis mais populares do mundo hoje em dia, mas nem sempre foi assim. Em meados dos anos 1990, a menos que você fosse apaixonado por quadrinhos, dificilmente conheceria as histórias dos personagens e as hoje tão conhecidas jóias do infinito. No entanto, mesmo sem toda a popularidade posteriormente conquistada, Os Vingadores já brilhavam nos consoles e nos arcades. Em 1996 foi lançado Marvel Super Heroes In War of the Gems para Super Nintendo. Como o nome sugere, seu objetivo no game é impedir que as jóias caiam nas mãos erradas. Qualquer semelhança com Guerra Infinita não se trata de mera coincidência.



Fonte: Br/Ign

Comentários

03 Dez, 2017 - 11:02

Comentários