Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 Filmes que começam pelo final!

Muitos filmes começam mostrando as consequências de ações antes de exibirem o que as desencadeou. É como se o filme abrisse com um personagem morrendo, e então voltasse para os dias em que ele estava vivo, até que você, o telespectador, entenda as circunstâncias que levaram até sua morte.

É um artifício narrativo que pode nos investir mais em um filme, ou nos tirar dele, já que sabemos o que o futuro reserva para o personagem. Algumas vezes existem uma sacadas que nos fazem ver aquelas cenas através de uma nova luz, acrescentando toda uma nova dimensão narrativa.

Enfim, conheça 10 filmes que começam pelo final! Ah, spoilers pela frente, para todos eles.

Imagem

Pulp Fiction

O reverenciado filme de Quentin Tarantino tem início com um casal resolvendo assaltar uma lanchonete.

Sentados ali, eles decidem assaltar o estabelecimento. No entanto, isso não ocorre até a última cena do filme, quando o casal tenta roubar a maleta de Jules Winnfield e Vincent Vega.

Um ponto curioso, embora o filme comece e termine na mesma cena, na cronologia geral dos eventos ela está localizada mais ou menos no meio da narrativa de Pulp Fiction.

Imagem

O Labirinto do Fauno

A cena que abre O Labirinto da Fauno mostra a protagonista do filme, Ofelia, uma garota de 11 anos, morrendo. Então somos levados ao seu passado, na guerra civil Espanhola, onde Ofelia conhece um elusivo Fauno que lhe concede tarefas a serem cumpridas para provar à criatura que ela é digna de reinar em seu mundo mágico.

Ao fim do filme, Ofelia, segurando sua irmã recém-nascida, foge de seu padrasto armado para o centro do labirinto. Ao alcançar seu destino, o Fauno pede nada menos do que o sague de um inocente para que ela entre no reino, dando a entender que Ofelia deve matar sua irmãzinha.

A protagonista se recusa, e acaba morrendo baleada, com seu sangue abrindo as portas do reino. No final vemos Ofelia como rainha, sugerindo que a última tarefa do Fauno era sobre sua integridade, onde ela se sacrifica para impedir uma morte inocente.

Imagem

Mãe!

Mãe! é um filme carregado de simbolismos religiosos, com uma trama que vai escalando sua dimensão até atingir um ponto extremo, onde a narrativa do filme se destrói para começar novamente em um processo cíclico.

É no desfecho de Mãe! que entendemos suas primeiras cenas, ainda que elas provavelmente representassem o final de outro ciclo (após vermos a personagem de Jennifer Lawrence queimar, outra mulher acorda ao lado do poeta), ambas as cenas são extremamente similares.

Imagem

Amnésia

Christopher Nolan gosta de brincar com a estrutura narrativa de seus roteiros, e talvez seu maior experimento até agora tenha sido Amnésia, um filme que, falando grosseiramente, acontece de trás pra frente.

o filme inicia com uma cena em reverso, onde o protagonista Leonard mostra uma foto de um cadáver, um tiro volta pra dentro de uma arma, um assasinato de trás pra frente, e podemos ver de relance a vítima, Teddy.

No desfecho do longa, Teddy explica que está tentando ajudar Leonard com seu caso de perda de memória, porém quanto mais Leonard investiga, mais suspeito o personagem parece.

Imagem

Beleza Americana

O filme começa com um vídeo da filha do protagonista, Lester, e seu namorado, quando a personagem verbaliza seus desejos de que seu pai fosse morto. O namorado não perde tempo em se oferecer para tornar isso real.

Lester então começa a narrar o filme, e já deixa claro que faz isso na além-vida, spoilando o telespectador sobre sua morte, que realmente se concretiza no desfecho do longa.

Imagem

Forrest Gump

Forrest Gump inicia com uma pena caindo dos céus e encontrando um homem sentado em um banco, Forrest, que narra histórias de sua vida para diferentes pessoas que param no mesmo ponto de ônibus.

No final do filme, Forrest reencontra Jenny, personagem de boa parte de suas histórias, descobrindo que possui filho e que ela está doente. Após a morte da personagem, depois de um casamento entre ela e Forrest, a mesma pena aparece, dessa vez indo pra cima, em direção às nuvens.

Imagem

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

O filme começa com um casal se conhecendo, desenvolvendo conversas de uma maneira solta, quase como se fossem destinados a isso.

No final, descobrimos que aquele não era o primeiro encontro de ambos, que já passaram por dois relacionamentos e optaram por apagar suas memórias relacionadas um ao outro através de uma nova tecnologia. A narrativa do filme não é linear, e seu final desponta no mesmo lugar onde o filme inicia.

Imagem

Cidadão Kane

O filme começa com a morte de um empresário titã das notícias, Charles Foster Kane, que viveu seus últimos dias recluso. No filme, um repórter tenta traçar a trajetória de Kane para descobrir o enigma por trás de sua última palavra: "Rosebud". Conforme ele avança, vemos trechos da vida de Kane, até que o fim do filme alcança seu início, e Kane morre.

Imagem

O Grande Truque

Mais um de Christopher Nolan na lista, esse filme começa com a morte de Danton (Hugh Jackman), um mágico que não consegue escapar em tempo de um de seus truques, morrendo no processo. É aí que outro mágico, o professor Alfred Borden (Christian Bale) é acusado pela morte de Danton. O filme então trabalha sua narrativa em cima de flashbacks para explicar como as coisas chegaram naquele ponto, com algumas surpresas na manga para o espectador.

Imagem

Clube da Luta

Clube da luta tem início quando o protagonista sem nome do filme (Edward Norton) se vê refém de Tyler Durden (Brad Pitt) prestes a executar seu plano explosivo.

O filme então volta a fita para explorar o relacionamento entre os dois personagens, como ele começou passando por...bom, segundo a primeira regra do filme, eu já falei demais.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

28 Out, 2017 - 13:40

Comentários

Notícias