Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Projetos brasileiros tentam abordar a importância cultural do videogame e Youtubers famosos se sentem incomodados

Não é de hoje que o público reclama da página inicial do Youtube brasileiro. O site parece fazer questão de divulgar conteúdo raso que não agrega muito à educação das pessoas. Em meio a uma explosão de vídeos de amoebas e polêmicas baratas, alguns projetos nacionais surgiram com o intuito de mudar a forma como a cultura (incluindo o videogame) é explorada na internet.

Apesar do conteúdo bem pesquisado e editado, esses projetos têm encontrado 2 problemas:

1. A falta de apoio da mídia, que prefere destacar nomes já famosos do que apoiar iniciativas com maior profundidade.

2. O boicote de Youtubers famosos, que se dizem incomodados pela disputa de espaço.

O grande diferencial dessas iniciativas é que cada vídeo leva de 40h a 80h para ser editado, enriquecendo bastante a experiência do público. Abaixo, uma lista com alguns dos projetos.

___________________

Ludoviajante (foco: videogame, cinema e cultura)

Com grande ênfase na apresentação e estética dos vídeos, o projeto Ludoviajante procura destacar o valor cultural do videogame, analisando elementos de game design que comprovam a relevância dos jogos eletrônicos. O vídeo abaixo, por exemplo, foi apresentado ao governo na tentativa de argumentar a favor da redução dos impostos dos consoles no Brasil.



O projeto também analisa a composição de jogos específicos, explorando as emoções que cada título evoca nos jogadores. Filosofia e literatura estão sempre presentes.



Existem ainda homenagens a grandes obras do cinema, não necessariamente relacionadas ao universo dos games.



___________________

Nautilus (foco: videogames e jogos indies)

Fundado por vários profissionais da área (redatores, produtores, etc.), o projeto Nautilus nasceu da ideia de se aprofundar no game design de títulos que marcaram época. As produções costumam relacionar o universo dos games com literatura, história e cinema.



Além dos vídeos reflexivos, o projeto também trabalha com análises completas de jogos indies.



___________________

Outras menções honrosas são os projetos Quadro em Branco e EntrePanos, que não abordam o videogame diretamente, mas tratam de outras áreas como música e cinema, utilizando um estilo semelhante ao dos projetos já citados.

Em nota, youtubers como David Santos, Felipe Dias e Xperia Gamer afirmaram desaprovar projetos que focam em vídeos mais aprofundados, porque, segundo eles, isso vai contra "o fluxo do site".

Projetos assim são legais na teoria, mas atrapalham quem posta vídeos todo dia porque isso mexe com o algoritmo do site. Não é querendo censurar ninguém, entende? É só que eles deveriam procurar outra plataforma se querem tanto ficar trabalhando um mês num único vídeo [...] Youtube é pra formatos mais fáceis de se consumir, tipo vlogs e gameplays.

Fonte: Supernovo

Comentários

27 Set, 2017 - 18:22

Comentários

Notícias