Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Dia do Surto: como um fungo mutante devastou os EUA em The Last of Us

Hoje é 26 de setembro, data em que, no game "The Last of Us", um surto de mutações provocadas pelo fungo Cordyceps atingiu massa crítica e devastou os Estados Unidos. A data, chamada de Dia do Surto pela produtora Naughty Dog, é a mesma em que começa, de forma trágica, a aventura de Joel, personagem que o jogador controla durante boa parte do game lançado para PlayStation 3 em 2013.

No game, o surto de zumbis mutantes aconteceu quatro anos atrás, em 2013, e o terror que tomou conta das cidades norte-americanas é visto pelo jogador em primeira mão no prólogo, que faz às vezes de tutorial ao mesmo tempo em que dá uma dimensão humana para Joel. Se tivéssemos conhecido apenas o contrabandista insensível e egoísta em 2033, seria difícil entender tão bem a relação dos protagonistas de "The Last of Us". Antes disso, porém, conhecemos Joel, o pai - e isso fez toda a diferença na história contada pela Naughty Dog.

Imagem

A pandemia do fungo Cordyceps pegou de surpresa Joel, um pai solteiro de Austin, Texas, na noite do aniversário de Sarah, sua filha de 12 anos. Os fungos atacavam o cérebro das vítimas, transformando pessoas normais em zumbis enlouquecidos que atacavam tudo e todos - as criaturas surgiam aos montes nas ruas, ainda com aparência relativamente humana.

A praga se espalhou pelos EUA e em Austin isso resultou em pânico nas ruas, conforme as pessoas, desorientadas, tentavam fugir pelas ruas, fugindo da horda de zumbis mutantes que aumentava a cada vítima. Tão perdido quanto os outros civis na noite do surto, Joel levou Sarah em meio ao caos, incapaz de fazer qualquer coisa além de fugir junto com a filha.

Imagem

Eles contam com a ajuda de Tommy, o irmão de Joel, mas acabam se separando dele quando Tommy fica para trás para segurar a horda de infectados. Joel e Sarah continuam fugindo e encontram um soldado solitário. O militar tinha ordens para atirar nos dois civis - as Forças Armadas temiam que pessoas infectadas saíssem pelo interior e espalhassem a infecção por todos os EUA.

O soldado disparou e acabou separando Joel e Sarah enquanto eles subiam a colina para escapar da cidade, caindo a poucos metros um do outro. Quando o soldado estava para executar Joel, Tommy reapareceu e acertou o militar com um tiro certeiro na cabeça. Joel sobreviveu, com apenas alguns machucados. Sarah, porém, foi ferida mortalmente e morreu nos braços do pai.

Imagem

Daí em diante

Nos 20 anos que se seguiram ao Dia do Surto, 60% da população mundial foi infectada pelo fungo Cordyceps - muitos morreram, mas outros tantos se tornaram zumbis mutantes, selvagens e deformados, que em pouco lembram os humanos que foram um dia.

A Organização Mundial de Saúde procura uma vacina para a infecção provocada pelo fungo e o governo dos EUA se torna extremamente autoritário, um verdadeiro regime policial que controla as cidades com muros, arame farpado, tropas na rua, racionamentos e lei marcial para quem é pego roubando ou andando em zonas restritas sem autorização.

Os sobreviventes da pandemia foram enviados para zonas de quarentena, onde ficarão separados dos infectados que vagam pelas ruínas das metrópoles e pelos campos e estradas da América.

Nem todos concordam com o regime autoritário e, em algum ponto nessas duas décadas, um grupo rebelde surgiu, adotando o nome de Vaga-Lumes. O objetivo desses dissidentes é restaurar o governo democrático e as liberdades civis nos EUA, além de encontrar e produzir uma vacina para o fungo. Eles ganharam reputação ao enfrentar os militares em várias ocasiões e agentes dos Vaga-Lumes atuam nas zonas de quarentena, incentivando levantes da população contra a autoridade estabelecida.

Joel e Ellie

Joel sobreviveu ao surto do fungo Cordyceps e se estabeleceu na zona de quarentena de Boston, bem longe de Austin. Amargurado pela morte de Sarah, Joel se tornou um contrabandista e se envolvendo em atividades criminosas no mundo pós-pandemia. O protagonista de "The Last of Us" é um homem bem diferente do pai de Sarah visto no começo do jogo, com quase nenhum vínculo social e nenhuma bússola moral.

Tudo muda quando a líder dos Vaga-Lumes, Marlene, procura Joel com um pedido: levar Ellie, uma jovem de 14 anos, em uma viajem através da América devastada - uma terra que é um pesadelo para Joel e o único mundo que Ellie conhece.

Imagem

Os dois personagens, tão diferentes no começo, atravessarão o que sobrou dos EUA, enfrentando mutantes, bandidos e psicopatas em uma jornada que deixará marcas em ambos - assim como deixou em todos os jogadores que embarcaram na aventura de "The Last of Us".

Dublado em português, "The Last of Us" está disponível para PlayStation 3 e em uma versão remasterizada para PlayStation 4.

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

26 Set, 2017 - 19:00

1100 Views

Comentários

Notícias