Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 filmes influenciados por Blade Runner!

A obra atemporal de Ridley Scott ecoa até hoje na cultura pop, inspirando games, animações e filmes. Que tal conferir um pouco do alcance dessa influência?

Blade Runner foi um fracasso de bilheteria e crítica em sua estreia, sendo agraciado anos depois como um titã da ficção científica, atualmente é tido por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos. Um dos principais argumentos para a justificativa do destino desse longa é que era uma obra à frente de seu tempo.

Diversos cineastas encontraram na atmosfera sombria e soturna, salpicada de luzes neon de Blade Runner inspiração para seus projetos. Nessa lista, citamos 10 filmes influenciados pela obra de Ridley Scott baseada no livro de Philip K. Dick.

Imagem

Ghost in The Shell

Muitos animes de ficção descendem da veia criativa de Blade Runner. Entre eles, um dos destaques é Ghost In The Shell, recentemente adaptado para live-action, a mistura de elementos noir com o visual futurista do mangá/anime exalam Blade Runner através de aventura de Major.

Vale apontar também a semelhança narrativa, em que uma mercenária deve destruir robôs em nossa sociedade, similar à função de Deckard no clássico de Ridley Scott.

Imagem

Gattaca

Em Gattaca, temos a ficção científica servindo como um meio de reflexão existencial. É o mesmo exercício proposto pro Blade Runner. Se no filme do caçador de androides, humanos vivem enquanto Replicantes são caçados, em Gattaca, os Válidos são a classe dominante, pessoas concebidas artificialmente e superioras. Os inválidos são humanos concebidos naturalmente, e integram a parte baixa da sociedade.

Ambos os filmes tratam da clonagem, a ética por trás dela e os perigos que podem trazer.

Imagem

Cidade das Sombras

A paisagem urbana opressiva e carregada de Blade Runner é visivelmente umas das maiores influências estéticas de Dark City.

A arquitetura e visuais de Blade Runner causaram um choque tão único nos sentidos, que diversos filmes beberam dessa fonte em termo de "estilo". **Dark City talvez seja um dos maiores exemplos disso.

A história é ambientada em uma cidade onde a noite é eterna. John Murdoch está sendo perseguido, mas ele não lembra exatamente do que fez enquanto é caçado.

Imagem

Star Wars: A Ameaça Fantasma & Ataque dos Clones

Vai dizer que você não sente uma vibe Blade Runner ecoando em Coruscant? A cidade, que é um planeta inteiro, possui um clima sombrio e soturno e as semelhanças com o clássico de 1982 são só reforçadas conforme Obi-Wan e Anakin se aventuram mais a fundo no planeta, enfrentando assassinos de aluguel enquanto procuram por respostas.

Imagem

Estranhos Prazeres

O filme ambientado em 1999 conta a história de Lenny Nero, um ex-policial que vende discos de dados contendo emoções e memórias. As coisas sujam pro lado dele quando Nero recebe um disco contendo um assassino matando uma prostituta. O clima noir da cidade e a ficção científica usada como plano de fundo para tecer comentários negativos sobre a tecnologia são alguns dos pontos que Estranhos Prazeres possui em paralelo com Blade Runner.

Imagem

O Soldado do Futuro

Escrito por David Webb, co-roteirista de Blade Runner, Soldado do Futuro é um filme que, segundo Webb, serve como um sucessor espiritual do clássico de ficção científica.

O co-roteirista vai além, explicando que Soldado do Futuro, em sua concepção, se passa de fato no universo de Blade Runner, ao ponto de que se o protagonista resolver ir até a terra, ele pode encontrar o Deckard de Harrison Ford por lá.

Imagem

Matrix

Matrix é um filme que bebe bastante de Ghost In The Shell, este que possui sua estética diretamente influenciada por Blade Runner. No sci-fi filosófico dos Wachowski, a trama também usa a tecnologia e o fantástico para questionar a existência e o que é ser humano, acertando muitas das mesmas notas expostas pelo filme de Ridley Scott.

Imagem

A.I. Inteligência Artificial

Esse filme de Steven Spielberg adaptado do projeto de Stanley Kubrick traz, novamente, uma história existencial embalada pela ficção científica. Caminhando em territórios semelhantes à Blade Runner em termos estéticos quando se trata de suas paisagens urbanas, A.I também lida com temas de clonagem e inteligência artificial, e a delicadeza dessa prática para a sociedade.

Imagem

Cowboy Bebop - Knocking on Heaven's Door

Blade Runner é uma influência escancarada desse clássico anime dos anos 90, sendo reconhecido por parte de seus próprios autores. Nada mais justo que incluir o filme de 2001 na lista. Entre suas paisagens urbanas sombrias, interiores analógicos de naves e luzes de neon piscando na escuridão do espaço, muito da estética (e até mesmo a temática de alguns episódios, além do filme) circundam questões mais filosóficas que usam da ficção científica como um pátio para a reflexão.

Imagem

Looper

O diretor do vindouro Star Wars: Os Últimos Jedi teve problemas na hora de conseguir os fundos para sua ficção-científica sobre a máfia e viagem no tempo, Looper, de 2012. O diretor montou uma apresentação que explicava que o filme beberia da atmosfera sombria noir de Blade Runner e Seven junto com um tom mais aventureiro, como o de Star Trek de J.J Abrams.

Além disso, a influência do clássico de Ridley Scott é palpável através da estética em Looper, sejam em sua representação urbana ou nos tons mais noir do filme.

Fonte: Legiaodosherois/Uol

Comentários

09 Jul, 2017 - 20:55

Comentários

Notícias