Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A Microsoft acompanha os seus passos; saiba como se proteger

O Windows 10 é um dos melhores sistemas operacionais no mercado e isso é inegável. A Microsoft, após balançar um pouco com versões anteriores, finalmente acertou a mão e encontrou um caminho. Contudo, o Windows 10 também torna a sua vida um álbum exposto: a Microsoft, sem dificuldade, consegue acompanhar os seus passos e receber detalhes privados.

O Windows 10 tem a capacidade de perfilar a maneira que você navega e usa o seu PC


Por causa disso, a Microsoft se junta ao hall de companhias que costumam rastrear os passos de usuários, como Google e Apple. O Windows 10, caso não saiba, tem a capacidade de perfilar a maneira que você navega, saber a sua localização e até usar a sua internet por razões próprias, por exemplo.

Sim, muitos de vocês podem pensar: "Eu uso Linux e não terei esses problemas — ou qualquer outro sistema operacional open-source". Contudo, é preciso lembrar que a maioria da população não tem esse conhecimento, além disso, a utilização do Windows já é algo praticamente inato por sua instintividade.

Se você quiser ir mais a fundo na questão da vigilância de massa, nós preparamos uma reportagem chamada "Até onde estamos sendo espionados?". Nela, comentamos sobre os problemas de privacidade, vigilância e apresentamos alguns softwares e aplicativos para você navegar de maneira segura.

No mais, caso você queira ficar antenado nas notícias de última hora sobre segurança, basta acompanhar a nossa página dedicada sobre o tema. Agora, veja abaixo alguns passos mostrando como, facilmente, você pode bloquear um pouco mais os olhos da Microsoft.

Primeiro, você precisa acessar as configurações do Windows 10. Assim que você abrir essa área, verá a seguinte página

ImagemAcesse as Configurações (o símbolo é uma engrenagem) pelo botão Iniciar


Escolha "Privacidade". Por lá, em "Geral", você vai desativar todas as funções que estão azuis, ou seja ativadas

ImagemClique nos botões que ficam na parte da direita


No menu esquerdo, escolha "Localização" e siga o mesmo processo. Você pode selecionar apps que utilizam o GPS. 

ImagemLocalização


Desça mais um tópico no menu esquerdo e desativa a permissão de câmera — o interessante é ativar apenas quando for necessário

ImagemCâmera


Para o microfone, siga o mesmo processo de antes, na câmera

ImagemMicrofone


Navegador e assistente virtual

Infelizmente, se você quiser fugir de mais algumas amarras da Microsoft, você terá que parar de usar o navegador Edge e a assistente virtual Cortana. Isso porque ambos os produtos, para funcionarem ao máximo, precisam receber atualizações com os seus dados e modo de navegação. Então, para receber essas atualizações, eles acompanham os seus passos dentro do sistema operacional. 

Por isso, dentro do Windows 10, enquanto a Microsoft não deixar mais claro como ela usa os seus dados e quais são as informações que ela acompanha, talvez seja melhor navegar com o Tor, Firefox, Chrome e até o Internet Explorer.

ImagemVigilância sobre dados


Mais dicas

Além de tudo que comentamos anteriormente, existem alguns pontos que você sempre precisa ficar ligado com o Windows 10. São maneiras de prevenção para você não sofrer com trojans, malwares e até ransomwares — como o WannaCry, que infectou mais de 250 mil computadores em 150 países.

Acompanhe a lista:

  1. Mantenha o Windows sempre atualizado pelo Windows Update
  2. Tenha um bom antivírus, que tenha a database de assinaturas atualizada
  3. Evite clicar em sites e links desconhecidos, levante suspeitas, tenha uma navegação segura
  4. Sempre faça download de softwares executáveis
  5. Use a autenticação de segundo fator (verificação em dois passos) em tudo que for possível: sistema, acesso, redes sociais e aplicativos


Fonte: Tecmundo

Comentários

23 Mai, 2017 - 16:55

Comentários

Notícias