Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Físicos do CERN descobrem o bóson de Higgs

Hoje de manhã, em uma reunião na CERN, cientistas apresentaram os resultados mais recentes da busca pelo tão procurado bóson de Higgs. Depois de 30 anos de pesquisa e US$9 bilhões em investimento, eles mudaram a física para sempre.

O bóson de Higgs é uma partícula elementar hipotética e com massa, que deveria existir de acordo com o Modelo Padrão da física de partículas. Em teoria, esta partícula está por todo canto, permeando toda substância – mas até então, não havia sido descoberta. Ela é tão importante que foi apelidada pela mídia de "partícula de Deus": dá para traçar um paralelo entre o campo de Higgs – que contém a tal partícula – ao Gênesis da Bíblia.

Por que isto é importante?

O CERN tem uma seção de FAQ para explicar a importância do bóson de Higgs, onde eles respondem: por que ele se esforçaram tanto para encontrar a partícula de Higgs?

Porque ela pode ser a resposta à pergunta: como a natureza decide se dará ou não massa às partículas?

E ao descobrir o bóson de Higgs, qual o impacto na física e na ciência em geral?

O bóson de Higgs vai completar nossa descrição da matéria visível no Universo, e dos processos fundamentais que governam o Big Bang desde que ele tinha apenas um trilionésimo de segundo de idade. O bóson de Higgs pode ter exercido um papel em gerar a matéria do Universo, e pode estar ligado à matéria escura. Ele pode até dar uma pista sobre como o Universo se expandiu até seu tamanho atual.

Por outro lado, o bóson de Higgs é uma partícula bastante diferente das outras que conhecemos, e coloca quase tantas perguntas quanto responde. Por exemplo, o que determina a massa do bóson de Higgs e a densidade da energia escura? De acordo com ideias convencionais, ambos deveriam ser muito maiores que seus valores observados. A jornada continua.


A descoberta

Fabiola Gianotti, do experimento ATLAS, explica a descoberta:

Em nossos dados, nós observamos sinais claros de uma nova partícula, ao nível 5 sigma, com massa ao redor de 126 GeV. O notável desempenho do LHC e ATLAS e os enormes esforços de muitas pessoas nos trouxeram a esta empolgante fase, mas ainda precisamos de um pouco mais de tempo para preparar os resultados para publicação.

O que isto significa? A medida 5 sigma significa que os cientistas podem estar 99,9999% certos de que seus dados resultam da partícula em questão. No entanto, eles querem checar outros detalhes antes de publicar os dados formalmente em um periódico científico.

Ontem, vazou um vídeo do CERN com Joe Incandela, dos experimentos CMS, dizendo que o bóson de Higgs foi encontrado. Hoje, confirmada a descoberta, Joe está confiante, mas com cautela:

Os resultados são preliminares, mas o sinal 5 sigma a cerca de 125 GeV que estamos vendo é dramático. Isto é de fato uma nova partícula. Sabemos que deve ser um bóson e este é o bóson mais pesado já encontrado. As implicações são bem significativas, e é precisamente por este motivo que precisamos ser extremamente diligentes em todos os nossos estudos e verificações cruzadas.

Basicamente, os dois experimentos do LHC – o CMS e o ATLAS – descobriram um novo bóson, e ele se comporta como o previsto no Modelo Padrão, teoria quântica que descreve as forças e partículas do universo. Claro, a descoberta empolgou até mesmo Peter Higgs, físico britânico do qual o bóson recebeu seu nome:

Eu estou impressionado pela velocidade incrível na qual surgiram estes resultados. Eles são uma prova da expertise dos pesquisadores e das avançadas tecnologias sendo usadas… Eu nunca esperei que isto aconteceria enquanto eu estivesse vivo, e vou pedir para minha família colocar um champanhe para gelar.

Na verdade, durante os slides finais da apresentação, Peter até chorou um pouco. É tudo muito emocionante. O diretor da CERN, Rolf Heuer, resumiu tudo no final da apresentação, dizendo simplesmente: "Eu acho que o temos." Eles estão dispostos a dizer que, sim, físicos descobriram o bóson de Higgs, a partícula invisível que dá massa a tudo e, portanto, mantém unido o universo.

Boa parte da física teórica é construída no pressuposto de que o bóson de Higgs existe, daí a importância de sua descoberta. Mas sua existência também vai exigir que físicos repensem muitos dos teoremas existentes. E, claro, também há muitos estudos ainda a serem feitos para entender o novo bóson em detalhe. O futuro da física acaba de ficar mais interessante.

Fontes: Instituto Max Planck e The Guardian

Fonte: Gizmodo

Comentários

05 Jul, 2012 - 20:58

Comentários

witchzero 06 Jul, 2012 20:09 1

E falando em materia escura, ta ai recente:



http://www.tecmundo.com.br/astronomia/26314-cientistas-descobrem-grande-filamento-de-materia-escura-entre-dois-aglomerados-de-galaxias.htm

witchzero 06 Jul, 2012 18:01 0

# Taelesym


Interessante em que momento eu falei de religião ?


Faz um favor, leia o que eu escrevi, releia, leia mais umas vinte vezes, depois lei outras 4000.


Onde que falei de religião ?


Hora eu só usei o que os próprios ciêntistas já falaram entre teorias e suposições.


Não é interessante que se juntar as varias teorias da ciencia elas acabam entrando em comflito ?



Só vou repetir um trecho:


"Tudo tem principio, tudo tem começo. Então como esse bóson de Higgs começou a surgir no universo "vázio", pois a materia sempre existiu ?

Hora se eles defenderem que a materia sempre existiu, sem ter um inicio, vai ir contra o que eles sempre defenderam: Tudo tem inicio.

Mas agora se eles defenderem que bóson de Higgs e a materia surgiu do nada, como passe de mágica, vai ir totalmente contra o que eles sempre defenderam, pois tudo tem principio e do nada não surge nada, pois até a matéria escura, mesmo ainda eles não conseguindo provar a sua existência, como diz é materia.
"



Isso em nenhum momento esta escrito na biblia, quem disse isso foram os cientistas, apenas fiz um resumo juntando suas teorias.




E antes de mais nada sou agnóstico teista, acredito sim em um ser supremo, mas não sigo religião nenhuma, mas como falei:


EM NENHUM MOMENTO EU USEI ALGO RELIGIOSO APENAS AS PRÓPRIAS TEORIAS DOS CIÊNTISTAS CONTRA ELES MESMOS.



E outra coisa que percebi é que você não sabe o significado de fé, mas vou dar uma forcinha:


Fé:


-Confiança em alguém ou em alguma coisa
-Fé é uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo é verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.


Pela net tem outros significados.



Fé não esta restrito à religião, a partir do momento que um cientista fala algo, mesmo VOCÊ não tendo como comprovar o que ele esta falando, se vc acredita nas palavras dele, vc tem fé, ou seja, vc acredita nas palavras dele, simples assim.



Hora um exemplo sobre a materia escura, até hoje nenhum ciêntista provou a existencia dela, mas dei uma olhada nas informações que disponibilizam pela net, e de fato além da gravidade tem outra força que esta no universo.


Ou seja tenho fé, usando outras palavras, acredito que exista essa materia escura.




E tem um detalhe muito importante:


"Vamos fazer o seguinte então eu espero pela duvida cientifica em relação a necrose do perna de um hemofilico enquanto outros usam fé para esperar que deus cure e vamos ver quem se sai melhor se a duvida vai manter o cara vivo ou se a fé vai trazer o pé dele de volta.
"




Faz um favor, vai nos hospitais, esta cheio de equipamentos ciêntificos, remédios, etc, e la tem bastante doentes....





......no dia que todos os doentes que estiverem no hospital e NÃO MORRER, só usando o que a ciência criou, ai nesse dia eu acreditarei piamente na ciência, mas..... enquanto esse dia não chegar......



E outra você pegou um problema muito simples: necrose do perna de um hemofilico,



eu quero que você pegue um paciente de cancer terminal, nos hospitais com tratamento de cancer em São Paulo, acompanhe esse paciente por uns 3 anos ( claro se ele aguentar ).......


E VEJA SE A SUA CIÊNCIA VAI SALVAR ELE, ou se ele vai acabar morrendo.

Taelesym 06 Jul, 2012 15:59 0

#witchzero discordo completamente de voce , pois está usando teorias como causa concreta de suas afirmações , em vez disso pq vc não usa as leis , pois queria saber qual sua duvida em relação a gravidade? Ou a gripe espanhola ? Tens duvidas sobre transplates de coração , rins ou corneas ? Acrdito que vc tenha duvidas de qua a Terra é redonda ou de como surgiu a energia elétrica ? Remédios então surgiram do divino a cura de varias doenças como o fim da poliomelite , bocio entre outras em que parte voce tem que ter fé para acreditar nisso tudo ? Vamos fazer o seguinte então eu espero pela duvida cientifica em relação a necrose do perna de um hemofilico enquanto outros usam fé para esperar que deus cure e vamos ver quem se sai melhor se a duvida vai manter o cara vivo ou se a fé vai trazer o pé dele de volta.

hocuspocus 06 Jul, 2012 14:46 1

amigos, entendam uma coisa, há muitas poucas verdades universais. O que temos em nossas mãos e dispor é na verdade uma grande quantidade de evidências e é nisso que a ciência se apoia.

EX: ver q os barcos sumiam no horizonte foi uma evidencia que comprovou que a terra é "redonda". Assim como ver que uma maçã caia da arvore foi uma evidência que existia uma gravidade sobre a terra.

entendam que cientistas não formulam coisas do nada, a teoria do big bang tem um punhado de evidências para se embazar, e a evolução tem tantas, mas TANTAS, que nem se chama mais de teoria.

Raykkonen 06 Jul, 2012 14:32 1

De onde viemos? Como o universo surgiu? Essas são algumas das respostas que nunca saberemos. É impossível saber. São questões que nem a religião, e nem a ciência sabem explicar.

rnt250 06 Jul, 2012 09:00 1

como tem gente besta, nao importa oque aconteça sempre vao ficar colocando o nome desse deus no meio de coisas realmente importates

witchzero 06 Jul, 2012 00:54 1

# Henry Master

Concordo, e tem mais um porem:



Para os cientistas: Tudo tem explicação, não é ? Tudo tem um começo, não é ?



Beleza, agora vem as perguntas:


Como surgiu bóson de Higgs ?

Ele apareceu do nada no universo ?

Ele sempre existiu, ou apareceu do "acaso" ?




Antes de mais nada, não vou misturar religião aqui, mas sim apenas fisica / quimica ?



Volto a repetir, para os cientistas:


Tudo tem principio, tudo tem começo. Então como esse bóson de Higgs começou a surgir no universo "vázio", pois a materia sempre existiu ?

Hora se eles defenderem que a materia sempre existiu, sem ter um inicio, vai ir contra o que eles sempre defenderam: Tudo tem inicio.

Mas agora se eles defenderem que bóson de Higgs e a materia surgiu do nada, como passe de mágica, vai ir totalmente contra o que eles sempre defenderam, pois tudo tem principio e do nada não surge nada, pois até a matéria escura, mesmo ainda eles não conseguindo provar a sua existência, como diz é materia.




Cada vez mais os cientistas avançam a tecnologia, beleza, mas a cada avanço, as perguntas aumentam e eles tem menos explicação para nos dar, querendo nos enfiar a guela abaixo.


Um exemplo:


A origem da vida, nenhum conseguiu explicar como a vida surgiu de fato aqui, o que eles defendem hoje ?

A vida veio do espaço, em um cometa ou meteorito.

Que vida resistente, pois aguentou radiação intença de raios X e gama, frio ( o espaço tem temperaturas negativas ), e o atrito com a atmosfera da Terra.


Essa vida que "veio do espaço" não deixou nenhuma herança dessa sua "resistência", pois qualquer ser vivo ( fungo, bactéria, multi celular, etc ) que ficar exposto a radiação além de sofrer altas mutações em sua constituição ( talvez aqui possa ter ajudado a ter grandes variedades de espécie, meio absurdo mas quem sabe ? ) vai acabar morrendo, a menos que o cometa / asteróide tenha gastado um milésimo de segundo para chegar aqui para não " sofrer " tanto no espaço.





De fato para acreditar em tudo que ciêntista fala, tem que ter muita, mas muita fé.

Henry Master 05 Jul, 2012 22:39 1

na boa!! eu não acredito que o homem foi a lua, pois hoje(seculo 21) ele não consegue, imagina ha 60 anos atrás, e muito menos em macroevolução(que viemos de uma ameba até aqui, argh, boato!) precisa-se de muita fé pra acreditar nisso.

Raian 05 Jul, 2012 22:00 1

Agora sim! A próxima descoberta da humanidade devera ser vidas fora do sistema solar. E fica a pergunta, como chegar lá???

Menino_baleia 05 Jul, 2012 21:34 1

Queria saber com esta informação, o que virá pela frente em evolução, como diria sheldon cooper "fascinated"

Notícias