Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Governo norte-americano ordena que publisher de games revele conteúdo patrocinado de youtubers

A Comissão Federal do Comércio (Federal Trade Comission, ou FTC) dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira (12) que entrou em um acordo com a Warner Bros. Home Entertainment a respeito de acusações feitas em 2014 e relacionadas ao game Terra-média: Sombras de Mordor.

De acordo com o FTC, a publisher "pagou milhares de dólares" para YouTubers e formadores de opinião para publicarem vídeos positivos do game, sem notificar claramente aos espectadores que se tratava de um conteúdo patrocinado.

O relatório do órgão aponta que a Warner ofereceu acesso antecipado ao jogo e pedia para os youtubers não mencionarem bugs ou outros problemas. O acordo entre a publisher e os canais foram realizados por meio da agência de publicidade Plaid Social Labs, contratada pela Warner, e gerou cerca de 5,5 milhões de visualizações nos vídeos envolvidos.

"Sob a ordem da FTC feita hoje, a Warner Bros. está impedida de não fazer tais divulgações no futuro e não pode deturpar o conteúdo patrocinado, incluindo vídeos de gameplay, que são o objetivo principal, e opiniões independentes de entusiastas ou influenciadores de games", diz o comunicado oficial do FTC. Segundo a comissão, a Warner "falhou em exigir que os influenciadores pagos divulgassem adequadamente" em seus canais o fato de a mídia ser patrocinada pela publisher.

"Os consumidores tem o direito se saber se os críticos estão oferecendo suas opiniões ou estão sendo pagos por isso", declarou Jessica Rich, diretora da divisão de Proteção do Consumidor do FTC. "Empresas como a Warner Bros. precisam ser diretos com eles em suas campanhas online."

Fonte: Br/Ign

Comentários

12 Jul, 2016 - 16:12

Comentários

Notícias