Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como superar um término de namoro em 9 jogos

Calma, vai ficar tudo bem


Neste domingo (12), o Brasil comemora o Dia dos Namorados. A data que celebra o amor e faz com que os shoppings e as redes sociais fiquem insuportáveis -- cheias de corações, declarações e aquela coisa melosa que ninguém aguenta mais. Se até quem está em um relacionamento já está enjoado de ver a mesma decoração cafona e os mesmos presentes sem criatividade, imagine quem teve seu coração partido recentemente.

Então enquanto o país inteiro está comemorando o dia de pombinhos apaixonados, selecionamos jogos especialmente para você, pessoa que terminou um relacionamento nos últimos dias e está com tempo livre para superar aquela pessoa que um dia foi tão especial.


To The Moon


Imagem

Existem vários tipos de relacionamentos e de términos de namoro também. Enquanto alguns já sabem que o fim se aproxima, por conta de mudanças de personalidade do casal ou até mesmo de uma das pessoas envolvidas, outros nem imaginam que tem algo errado. E aí, do nada, acaba. Em ambos os casos, algumas pessoas tendem a entrar em estado de negação, sem acreditar que de fato aquele foi o fim de tantos momentos bons ao lado da pessoa amada. Nessas horas, o jogo To The Moon pode ajudar.

O game da Freebird Games conta a história de dois cientistas que conseguem recuperar memórias perdidas de seus pacientes e mostra como uma pessoa às vezes demora para entender que não é possível mudar o que fizemos no passado -- mas podemos aprender com isso e nos tornarmos pessoas melhores.


Catherine

Imagem

A primeira reação que temos após um término de namoro -- principalmente se fomos nós os "terminados" -- é o ódio. Apagar a conta da ex-namorada das redes sociais e dos contatos do telefone não parecer suficientes, e você faz questão de dizer para todo mundo que quer que ela exploda. Catherine pode lidar muito bem com esse sentimento. Apesar de parecer um jogo adorável, mostrando o relacionamento de Vincent e Catherine, o game começa a caminhar para lados macabros e revelam a complexidade de um relacionamento que alterna entre amor, ódio e traição.

Além de ter um medidor de moralidade, o game também mostra que as escolhas que o jogador faz podem afetar o rumo da história -- afinal, cada escolha muda a personalidade do protagonista --, o que é essencial para mostrar que, apesar de estar com raiva por toda a situação, também está perdido por conta do término.


Doom


Imagem

Dom também é um título que precisa ser jogado para quem ainda estiver com raiva pelo término do relacionamento -- mas mais pela ideia de jogar com um personagem que está muito bravo com uma situação e poder descontar todo o seu ódio em um jogo de tiros em primeira pessoa que ainda tenha uma boa história.

Sabemos que alguns relacionamentos terminam de forma conturbada e não vamos fazer parte daquele grupo de pessoas que acha que você não tem o direito de ter raiva pelo fim. Cada um lida com o término de namoro de uma forma diferente, e você tem todo o direito de querer queimar todas as suas fotos com a pessoa e não querer vê-la por perto por um tempo -- desde que você continue respeitando a pessoa, obviamente. Nós não estamos incentivando nenhum tipo de violência nesta lista, ok?


Braid


Imagem

Braid é um jogo com um enredo simples e complexo ao mesmo tempo, que mostra um homem chamado Tim tentando resgatar uma princesa. Poderia ser Super Mario, certo? A diferença é que o protagonista do game tem a habilidade de controlar o tempo, podendo se arrepender e mudar suas ações no game. E sabemos que, muitas vezes, esse desejo de voltar no tempo pode acontecer após o término de um relacionamento.

Em um certo momento, ficamos voltando mentalmente no momento em que tudo terminou, ou "rebobinando o nosso cérebro", e nos perguntando o que poderíamos ter feito para que as coisas tivessem dado certo.


The Legend of Zelda: Majora's Mask


Imagem

Em Majora's Mask, Link está amargurado e não consegue aceitar a ideia de não ser mais o herói do tempo. O protagonista volta no tempo várias vezes por não conseguir lidar com a rejeição de seu papel na história de The Legend of Zelda, e mostra de forma macabra a ideia de ficar se perguntando o que você poderia ter feito para manter o seu relacionamento.

A jornada de Link nos mostra que ficar pensando eternamente "e se eu tivesse me esforçado mais" ou "e se eu tivesse feito as coisas de outra maneira", não adianta em nada, mas que muitas vezes é necessário para poder seguir em frente.


Life is Strange


Imagem

Life Is Strange traz aquele amor adolescente ideal, que todas as pessoas sonhadoras imaginam para a vida. Aquele relacionamento cheio de momentos inesquecíveis, que move montanhas, as músicas fazem sentido e cada dia longa da pessoa é uma tortura. Mas, ao mesmo tempo, o game também mostra o sacrifício que é você amar uma pessoa mais do que você ama a si mesmo e como isso pode ser prejudicial.

O jogo é essencial na vida de quem está passando por um término porque mostra como nós nunca sabemos o que esperar da vida. Como às vezes sofremos por ansiedade em vez de viver momentos maravilhosos ao lado da pessoa, e como no fim, temos que pensar no que sobrou daquele namoro: nós mesmos.


Heavy Rain


Imagem

Heavy Rain não é um jogo que trata apenas de amor, e sim do processo de desenvolvimento e cura de uma depressão. Sabemos que muitas pessoas entram em um estado de tristeza profunda com o fim de um relacionamento -- é necessário passar por isso. Abrace esse momento de luto, chore tudo o que você precisar chorar e feche seu coração para poder curá-lo. É nesse momento que Heavy Rain vai te ajudar.

O jogo conta a história de Ethan, um arquiteto que passa por situações muito trágicas -- e que infelizmente, muitas vezes, fazem parte da vida. E o game de drama mostra como uma pessoa se recupera após perder alguém que você ama, que não precisa ser necessariamente seu marido ou sua esposa.


Firewatch


Imagem

Firewatch é um jogo que mostra todos os estágios que uma pessoa pode viver após o término de um relacionamento. O jogo mostra o começo, que é sempre feliz e simples, como as coisas podem se complicar, como podem terminar e como você pode voltar a viver após o fim. Você experiencia um período de extrema solidão e vê que depois de um amor, pode vir o outro.

E é só por isso que o game não é perfeito e pode ser citado unicamente como um título para superar o fim de um relacionamento: você não precisa de uma pessoa para esquecer outra. Você só precisa reaprender a viver sozinho e deixar o tempo fazer sua magia no processo de amadurecimento.


Journey


Imagem

Journey é um dos jogos mais bonitos já lançados entre 2005 e 2014 -- não apenas isso, o game apresenta uma missão muito maior do que apenas desvendar os mistérios desse mundo. Journey não tem falas ou instruções: você começa sem entender o que está acontecendo e é tudo extremamente intuitivo.

O jogo não é apenas uma metáfora para a própria vida, como também é uma enorme ajuda para quem acha que está perdido e precisa se encontrar. No decorrer da jornada, é necessário aceitar que o importante não é a ideia de "final feliz", e sim como você pode encontrar momentos inesquecíveis ao longo do relacionamento. Journey mostra que sim, você está sozinho, mas ao mesmo tempo, você divide experiências únicas ao lado das pessoas.

E é isso o que devemos guardar com o fim de um relacionamento: pode ter um fim, mas isso não impede você de aproveitar a jornada.


Comentários

12 Jun, 2016 - 12:45

Comentários

Notícias